Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A máscara do diabo

1
Acácio Vale · São Luís, MA
6/6/2008 · 103 · 16
 

Não sei ao certo quantas doses ele bebeu naquele dia. Só sei que foram muitas, estava completamente bêbado. Tagarelava loucuras de todos os tipos, se exibia, cantava todas as meninas. Estava alucinado. A mim, que dividia a mesa com ele, tecia elogios, me abraçava. Em seguida me chamava de "porco nazista", "conservador aloprado", "bebe... bebe mais uma... safado"
A situação estava tensa, as pessoas já olhavam de forma estranha em direção a nós. Pedi a ele que se acalmasse: "porra nenhuma... eu nem comecei a beber ainda", dizia em tom desafiador. Éramos amigos há séculos e já conhecia essas extaravagâncias dele que só terminariam depois de um bom sono.
Como era de costume depois de proferir todos os desatinos possíveis, pegou o velho violão: "escuta essa cara..." e cantou desafinado as canções que costumávamos tocar no início de nossa amizade.
Já era tarde... as pessoas começavam a deixar o boteco e, mas uma vez, ele teve uma mudança brusca de atitude e começou os xigamentos: "ei velha mercenária bota mais uma aqui... quero beber". Tentei acalmá-lo, me ameaçou jogar o violão. A senhora abandonou o balcão, tomou nas mãos uma faca e partiu em direção ao local que estávamos.
Levantei-me, no mesmo momento em que levantou outro cara de uma mesa vizinha e criamos uma espécie de barreira entre ele e a senhora. Trocaram todos os tipos de desaforos possíveis. Ele gaguejou algumas ofensas e partiu.
Paguei a conta e fui atrás dele. O horário alto e a escuridão das ruas podia não trazer consequências muito boas. ao sair do boteco vi seu vulto cambaleante dobrando a esquina rapidamente. Apressei o passo e, quando cheguei até a esquina, ele já ia um pouco longe.
Foi aí que algo estranho aconteceu. Ele cruzou um beco que entrecortava a rua. Um carinha nanico e vestido de policial saiu do beco e começou a seguí-lo. Senti um frio na espinha. Aquele carinha era muito estranho, carregava nas mãos um cassetete reluzente que chegava a cegar-me. Acabei buscando apoio em um poste.
Dali pude ver, em flashes, o assombro dele ao virar-se para o desgraçado nanico. sua feição chegou a causar-me pena. Parecia ter visto o próprio demônio. E não é que viu mesmo. O carinha de relance olhou para trás e pude ver que estava mascarado, uma máscara de diabo.
Meu amigo tentou correr para fugir da criatura quando, de repente, o desgraçado o acompanhou e o acertou em cheio a nuca. O infeliz caiu ali mesmo. O diabinho pegou o violão e sumiu correndo na penumbra.
Cheguei até o local e tentei acordá-lo. Estava totalmente desfalecido. De tanto tentar em vão cansei-me e acabei dormindo ali ao seu lado. Só senti depois alguém me acordando: "ei amigo acorda! já é manhã" Acordei com o sol a pino me ardendo o rosto. "obrigado" disse ao homem que me despertou.
Acordei meu parceiro em seguida e fomos para o ponto de ônibus. "diabos! diabos!" ele exclamava. "o que aconteceu?" perguntava endoidecido. Respondi que não tinha acontecido nada. Lembrei-me do nanico desgraçado... senti um frio na espinha.

compartilhe



informações

Autoria
Acácio Vale
Downloads
168 downloads

comentários feed

+ comentar
Cristiano Melo
 

Nossa. Imagina a ressaca dos diabos depois...risos. Parabéns e aguardo a votação...E o lance do cassetete neon? Olha o que a cachaça não faz...risos2. abços.

Cristiano Melo · Brasília, DF 3/6/2008 01:21
sua opinião: subir
Ailuj
 

Nossa,arrepiei,,,rs

Ailuj · Niterói, RJ 4/6/2008 16:00
sua opinião: subir
Sônia Brandão
 

Cara, esse é mesmo de arrepiar.
Parabéns e um abraço.

Sônia Brandão · Bauru, SP 4/6/2008 23:46
sua opinião: subir
Ailuj
 

VO[L]TANDO

Ailuj · Niterói, RJ 4/6/2008 23:52
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

vo(l)tado

Cristiano Melo · Brasília, DF 5/6/2008 07:31
sua opinião: subir
Raiblue
 

Querido,Acácio,meu lindo amigo...Que aventura,diabólica...rsrsrs..gostei do mistério no finalzinho...inusitado....adorei!
Parabéns!
Votadíssimo!

Beijinhos azuis....

Raiblue · Salvador, BA 5/6/2008 11:29
sua opinião: subir
Tita Coelho
 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito legal Acácio!
abraços

Tita Coelho · Porto Alegre, RS 5/6/2008 12:48
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Até eu senti o tal frio. Abraço e voto.

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 5/6/2008 17:27
sua opinião: subir
Acácio Vale
 

caro cristiano essa cachaçada foi da boa rsss ,com direito a cassetete de neon e tudo rsss,
abração
acácio

Acácio Vale · São Luís, MA 5/6/2008 20:20
sua opinião: subir
Acácio Vale
 

Ailuj e Sônia obrigado, também me arrepio quando lembro rss
um abraço,
acácio

Acácio Vale · São Luís, MA 5/6/2008 20:22
sua opinião: subir
Acácio Vale
 

Raiblue querida obrigado pela presença, que bom que gostou
abraço,
acácio

Acácio Vale · São Luís, MA 5/6/2008 20:24
sua opinião: subir
Acácio Vale
 

Tita obrigado querida
abraço
acácio

Acácio Vale · São Luís, MA 5/6/2008 20:24
sua opinião: subir
Acácio Vale
 

falcão obrigado!
um abraço
acácio

Acácio Vale · São Luís, MA 5/6/2008 20:25
sua opinião: subir
j.alves
 

Belo texto. abraço

j.alves · São Paulo, SP 5/6/2008 21:26
sua opinião: subir
clara arruda
 

Publicado.!stou com o tempo curto hoje,mas aqui compareri para os votos.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 6/6/2008 07:23
sua opinião: subir
Acácio Vale
 

j. alves e clara obrigado!
um abraço,
acácio

Acácio Vale · São Luís, MA 6/6/2008 20:14
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados