A Percussionista Do Agreste

1
nina araújo · Rio de Janeiro, RJ
29/8/2008 · 129 · 33
 

A Percussionista Do Agreste



Tia Aracy com y, era uma pessoa que mandava na minha alegria.
Ela possuía uma gargalhada muito distinta das outras, tão forte que das esquinas se ouvia, e quando cismava de contar suas histórias do sertão, o mundo todo ia abaixo, porque também fazia uma interpretação precisa, imitando gestos, falas e a sonoplastia.
Ora era Lampião confabulando com Maria Bonita, ou era Antonio Silvino dando ordens aos jagunços, o fato é que, apesar dos momentos de medo mesmo,o que se via no fim, era pura graça e um tanto de gente aplaudindo não raro de pé.
Cismou também um dia de me ensinar a tocar com duas colheres, a tirar ritmo de prato, de frigideira, de balde, não precisava de triângulo, zabumba,oito baixo... nada disso apetecia, era uma espécie de Hermeto Paschoal de saias, sem sequer saber disso.
Acabei tomando valiosas aulas por conta de sua percussão sofisticada e nata. Assobiar, sabia como ninguém, pois treinara com as aves lá do seu agreste paraibano. Certo dia -me falou- seu trinado estava tão parecido com um trovão que a criançada corria anunciando a dádiva divina, o padre Rosário chegou a tocar o sino da igreja. Imaginem como é isso para uma gente que vive esperando a chuva todo momento...
Ela era porém, uma mulher desgostosa nas questões do amor, pois havia tentado três casamentos e nenhum deles vingou,-será por que?- vivia se perguntando por entre os dias. Mas logo depois se acalmava e aquela senhora musical e divertida por natureza, voltava ao comando.
É preciso dizer que sua fama começou na feira de Gado Bravo, onde sua mãe Zefinha era a principal atração com as comidinhas e o famoso café. Lá, ela ajuntava uma roda de gente boa para ouvi-la cantar um coco arretado, sempre acompanhada de suas colheres e com a ajuda do coro que aparecia faceiro de última hora, por conta dela e da qualidade da comida, é certo; os negócios iam de vento em popa.
Um dia apareceu na casa de dona Zefinha, um senhor viúvo, sem filhos, ar muito sério de poucos amigos, querendo namorar a tia Aracy e todos ficaram contentes por ela, que finalmente teria a possibilidade de ser feliz. Conversaram muito e resolveram engatar namoro, foi uma gozação com a criançada, os moços de casa faziam troça com ela, mas o tal havia conquistado também a dona Zefinha que fazia gosto num casório.
Desse modo foi que ficamos todos sem aquela Tia Aracy luminosa, porque acabou se tornando mesmo uma dona de casa muito prendada, quase babá -dizíamos- do seu Tulú, como era chamado aquele que ao desposar minha tia , levou a cantora da casa, a única que entoava um coco ligeiro como o vento, e que agora só queria saber das vontades do marido ciumento
Assim se foi minha adorada maestrina dos pratos, mas não sem antes me ensinar a tirar som das peneiras, das bacias e do coração...



Nina Araújo

Sobre a obra

Assobiar, sabia como ninguém, pois treinara com as aves lá do seu agreste paraibano. Certo dia -me falou- seu trinado estava tão parecido com um trovão que a criançada corria anunciando a dádiva divina, o padre Rosário chegou a tocar o sino da igreja . Imaginem como é isso para uma gente que vive esperando a chuva todo momento...

compartilhe



informações

Autoria
Nina Araújo
Ficha técnica
A parábola da raposa no livro O Pequeno Principe, fala da importância de cativar. O que aprendi com minha tia Aracy, é que quando a gente se afasta de uma pessoa cativante, (tal a raposa fala) o sofrimento é maior porque o lastro do brilho daquela pessoa é tão forte que nada e ninguém preencherá.
Downloads
323 downloads

comentários feed

+ comentar
Marcos Pontes
 

Que delícia de leitura. Diz o ditado popular que a necessidade ensina o sapo a pular. Entre nós, reles humanos, isto é comprovado nos lugares mais miseráveis. Crianças fazem bonecos com palitos de fósforos, fazem gado e fazenda com tocos de pau; mulheres fazem vassouras com palha de coco ou cacho de pupunha; hoens criam suas espingardas de caça com pedaços de canos e madeira cortada a facão... E artistas tiram versos da poeira e músicos tiram sons de qualquer coisa.

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 26/8/2008 18:42
sua opinião: subir
azuirfilho
 

nina araújo · Rio de Janeiro (RJ) ·
A Percussionista Do Agreste

Um texto admirável.
Verdadeira Escritora Consagrada,
História Linda da Tia Aracy que merece toda louvação pela maravilhosa mulher que é.

Parabéns .
Abração Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 26/8/2008 19:03
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

Nina, que lindo! As tias e seu brilho. Seu texto e sua graça.
O trinado chamando chuva. Essa maravilha de mulher que alegra e sem querer confunde as crianças, cahamando chuva.
É uma jóia , essa Nina, que aprendeu. E como aprendeu com sua tia a cativar tão bem as pessoas com sua sensibilidade e talento.
E sua gratidão nesse texto, excelente, mostra a grande escritora e pessoa amorosa e verdadeira que vc é.
Reconhece que Aracy ensinou a tirar o som do coração!
É muito belo. Tudo aqui sempre é muito Nina. Nina!!!
Não me afasto de vc, Nina.
Bravo!!!
Vc merece todo sucesso.
Poeta, música, muito versátil. Vc é genial!!
Parabéns!!
beijos e toda minha admiração.
CD

Compulsão Diária · São Paulo, SP 26/8/2008 20:00
sua opinião: subir
nina araújo
 

Ô Marcos que legal o seu comentário, é sim lembro agora de Carlinhos Brown e suas tampas lá no Candeal,e da criatividade do nosso povo que tem é muita riqueza na alma, né não? Obrigada pela sua leitura.Abraços,Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2008 21:46
sua opinião: subir
nina araújo
 

Azuir, estas histórias simples de nossos queridos, precisam ser partilhadas porque estão carregadinhas de vida, querendo sair por aí...Obrigadíssima pelo seu carinho,viu? Abração.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2008 21:48
sua opinião: subir
nina araújo
 

Nossa,CD,agora voce pegou pesado, menina!! Como eu vou responder isto??? Sei lá, dizendo que voce é uma baita amiga que encontrei aqui, e não me surpreendo porque sempre aguardo uma grande amizade, aliás; peço isso aos céus !! Eles me deram voce como presente, e aqui quem admira sou eu, o seu talento, o seu dom para reunir os amigos,confraternizar em torno de idéias boas da beleza das artes e da poesia que anda lhe dando um grandeeeeeeee abraço. Beijos e minha admiração também!!!Pessoa cativante!!!

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2008 21:54
sua opinião: subir
Dete Reis
 

Oi Nina, querida, estou com saudades dos seus poemas nas minhas páginas do orkut. Vim matar um pouquinho delas no seu texto valoroso, vc é demais. Me surpeendo em não ver nenhum artigo seu nos jornais aqui do Rio, talento de sobra, pra isso vc tem. Se eu fosse dona de um jornal vc seria a minha editora. Isso com toda certeza. rsrs
Mil Beijos.

Dete Reis · São João de Meriti, RJ 26/8/2008 23:04
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Nina,
Que lindo texto!
E que tia que sabia cativar,
sim porque cativar
é diferente de bajular.
E com ela vc teve as primeiras lições
isso é uma coisa que não se esquece.
bjsssssss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 26/8/2008 23:36
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Nina,
seu texto me encheu de alegria com i...
sua bela homenagem traz uma paz ao coração e inspira esperança nos seres humanos que podemos ser...
beijo

Cristiano Melo · Brasília, DF 27/8/2008 09:20
sua opinião: subir
nina araújo
 

Õ Dete, que linda voce é, que maravilha o tamanho do seu carinho! Uau! Eu estou feliz escrevendo minhas coisinhas por aí...mas a gente nunca se separa dos amigos verdadeiros de quem a gente pode confiar e se sente bem convivendo, né não? Eu por exemplo faço questão absoluta de estar perto de voce!! Obrigadíssima.Beijos poéticos,Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 27/8/2008 10:22
sua opinião: subir
nina araújo
 

É verdade Doroni, neste mundo de "amizades utilitaristas" se assim pudermos dizer, o dom de cativar o coração é entendido por poucos, mas é até melhor porque, nessa seleção natural, a amizade e o amor desemborcam numa vida que flui plena...Obrigada pela sua leitura. Beijos daqui,Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 27/8/2008 10:27
sua opinião: subir
nina araújo
 

Ô Cristiano, é verdade que podemos ser sempre melhores sim...e quer saber, tirar som de colheres, pratos...ajuda pra caramba! hehehehe.Um beijo meu amigo! E obrigada pela leitura...

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 27/8/2008 10:29
sua opinião: subir
Gustavo Adonias
 

Nina,

Belíssima história. Sua tia Aracy, com y, decerto era uma pessoa iluminada, pela alegria e musicalidade. Não é pra todo mundo (eu, por exemplo, em questão de musicalidade sou nulo,rs). Devia ser bom demais ouví-la contando seus 'causos' e fazendo música. Pena que o tal viúvo levou-a,rs. Por coincidência, hoje à tarde assisti um belo filme, que traz toda a questão da música como uma energia especial unindo as pessoas (o nome do filme é "O Som do Coração", eu recomendo, se puder assistí-lo).

Parabéns ! Vo(l)tarei.

Bjs poéticos

Gustavo Adonias · Salvador, BA 27/8/2008 18:22
sua opinião: subir
nina araújo
 

Ô Gustavo que boa dica voce está dando vou correndo ver se acho o filme. A tia Aracy, com y, é como muitas almas simples que habitam o nosso mundo de gente luminosa, especial... Ela insiste em contrariar os corações banalizados hehehehehehehe. Eu sou feliz porque acredito que exista outras tias dessas por aí... Obrigadíssima pela sua leitura carinhosa. Beijos,Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 28/8/2008 08:35
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

Esse final... do coração, diz o quanto
foi importante.
Parabéns pelo texto
Um abraço

EdimoGinot · Curitiba, PR 28/8/2008 09:47
sua opinião: subir
nina araújo
 

Obrigada Edimo pela leitura! Esse coração com som a tia Aracy ensinou bem sim... Abraços,Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 28/8/2008 15:11
sua opinião: subir
ayruman
 

E viva tia Aracy. Aliás o mundo seria bem melhor e poético se tivéssemos mais e mais tantas Tias com "tia Aracy". Belo depoimento!
Um grande abraço. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 28/8/2008 17:53
sua opinião: subir
nina araújo
 

Obrigada jbconrado amigo das mensagens de luz e cor! Outro grande abraço,Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 28/8/2008 17:57
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Nina.
voltando
bjssss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 28/8/2008 19:37
sua opinião: subir
Gustavo Adonias
 

Nina,

Cá estou novamente, parabenizando-a pela bela obra e deixando o meu voto.

Bjs poéticos

Gustavo Adonias · Salvador, BA 28/8/2008 19:44
sua opinião: subir
Angélica T. Almstadter
 

Gosto de textos assim, bem escritos, com começo, meio e fim.
parabéns

Angélica T. Almstadter · Campinas, SP 28/8/2008 20:42
sua opinião: subir
nina araújo
 

Doroni e Gustavo queridos que admiro tanto agradeço a leitura e o carinho! Beijos poéticos,Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 28/8/2008 21:31
sua opinião: subir
nina araújo
 

Angélica que legal voce ter feito a leitura e gostado. Obrigada mesmo! Abraços,Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 28/8/2008 21:32
sua opinião: subir
Carlos Mota
 

cheguei até ouvir o assobio
da tia acompanhado das
bacias, .... e do coração
beijo,

Carlos Mota · Goiânia, GO 28/8/2008 22:01
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

bjo

Compulsão Diária · São Paulo, SP 28/8/2008 22:35
sua opinião: subir
Sônia Brandão
 

Nina, muito gostoso ler o seu texto. As doces lembranças dessa tia
que te ensinou a tirar sons do coração.
bjs

Sônia Brandão · Bauru, SP 29/8/2008 00:13
sua opinião: subir
Ecila Yleus
 

Que trabalo impecável que você fez, amei.

Ecila Yleus · Recife, PE 29/8/2008 00:33
sua opinião: subir
delen
 

Lindo trabalho .

Fiz uma ótima leitura , seu texto está perfeito . Publicado, parabéns. Bjs...

delen · Cotia, SP 29/8/2008 01:34
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

EdimoGinot · Curitiba, PR 29/8/2008 09:14
sua opinião: subir
Dete Reis
 

Voltei pra votar com muito carinho, beijão, Nina.

Dete Reis · São João de Meriti, RJ 29/8/2008 17:07
sua opinião: subir
nina araújo
 

Aos amigos queridos,Dete, Edimo,delen, Ecila,Sônia Brandão,CD e Carlos Motta o meu agradecimento e carinho!! Beijos poéticos,Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 30/8/2008 12:50
sua opinião: subir
azuirfilho
 

nina araújo · Rio de Janeiro (RJ)
A Percussionista Do Agreste
Louvor a Tia Aracy e a nossa Autora Poeta pelo Bom Trabalho feito.
Parabéns.
Saudação Amiga

azuirfilho · Campinas, SP 31/8/2008 13:27
sua opinião: subir
nina araújo
 

Obrigada estimado Azuir!! Saudação Amigo.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 31/8/2008 14:48
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados