Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A violência é a manifestação cultural mais genuína da fome

1
Felipe Leal · Rio de Janeiro, RJ
22/11/2006 · 46 · 3
 

Filme de 1964, Deus e o diabo na terra do sol, foi um dos pontos da máxima artística de Glauber Rocha, juntamente com Terra em transe (1967) e A idade da terra (1981). Foi em Deus e o diabo que seu lado revolucionário e intransigente com as mazelas sociais de um mundo imperialista se manifestou. Numa conjuntura onde a divisão desigual da terra corrói o sistema e promove ao sertanejo a exclusão social e a fome.

Fome esta que é o principal resultado desta má distribuição, onde o vaqueiro/sertanejo não tem o quê comer da terra sofrida e se torna à mercê do poder econômico do senhor e dos donos dos meios de produção. Tomás Gutiérrez “Titón” Alea, diretor cubano e amigo de Glauber na empreitada travada para a criação de um pensamento crítico do terceiro mundo contrário ás pressões unilaterais dominadoras, disse em seu filme Memórias Del subdesarollo, de 1962, que “O poder corrompe a justiça, e nem sempre estes caminham juntos.” A noção de justiça portanto, é um ato falho, em virtude do momento histórico e das relações estabelecidas, que a mitificam e a afastam do coletivo. O povo não come e isto é negligenciado, seja por conformismo ou pelo simples fato de que é tudo mais fácil assim, ao menos para quem tem dinheiro e poder.

compartilhe



informações

Autoria
Felipe Leal
Ficha técnica
Algumas observações sobre o expoente máximo do Cinema brasileiro
Downloads
745 downloads

comentários feed

+ comentar
Alê Barreto
 

A divisão desigual da terra como fator que gera exclusão social retratada no audiovisual do Glauber fornece um rico material artístico e de pesquisa para os apreciadores da cultura brasileira, está vista de uma forma ampla.

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 21/11/2006 12:18
sua opinião: subir
Sebastião Firmiano
 

Há tempos eu não lia uma crítica social tão ferrenha.
É bom que não se perca a indignação com as injustiças.
Nem a capacidade de gritar contra elas

Sebastião Firmiano · São Paulo, SP 21/11/2006 17:33
sua opinião: subir
Sebastião Firmiano
 

Glauber era genio da raça, como tal inquieto , visionário
Subversivo e perspicáz.Morreu incompreendido por muitos.
Más era gênio.

Sebastião Firmiano · São Paulo, SP 21/11/2006 17:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados