Eu sempre amei caleidoscópios e construo muitos deles. Toda vez que me deparo com um momento de pouca ou nenhuma criatividade, pego um caleidoscópio e brinco com ele. Começo a girá-lo para um lado e para o outro. Observo a metamorfose das imagens. Com cada giro, eu crio algo novo com o que já estava lá. É uma grande ferramenta para ensinar a pensar criativamente.
Na vida, as coisas nem sempre são o que parecem ser, e se olharmos de diferentes ângulos, poderemos enxergar algo novo. Nós podemos também tomar pedaços e partes de várias coisas e juntá-las para construir algo original. Se pensarmos na vida como um caleidoscópio, poderemos ver a possibilidade das mudanças ao nosso redor.
Na próxima vez em que você estiver emperrado em alguma coisa e não conseguir ver a solução, ou sentir falta de criatividade, imagine que você está olhando para um grande caleidoscópio. Comece a girar as idéias, olhando para o problema de diferentes ângulos. Traga novos conceitos e veja como eles se combinam. Continue girando as imagens mentais até encontrar um padrão de que goste e então trabalhe com ele.
O pensamento caleidoscópico tem a ver com olhar para as coisas de diferentes perspectivas, juntando o velho com o novo, disposto a mudar tudo se a possibilidade se apresenta.
Com o pensamento caleidoscópico, podemos nos desvencilhar de como as coisas deveriam ser, para expandir-nos em novas realidades. Mas é importante que nesse processo você não busque uma imagem pré-definida como resultado. Abandonar o controle é o exercÃcio.
Você pode, em sua vida, assim como girar um caleidoscópio, estar preparado para ver e aceitar qualquer nova imagem que surja, a partir das combinações dos elementos que já estavam lá - como as partÃculas coloridas dentro do brinquedo. Esse é o princÃpio do pensamento caleidoscópico. Para exercitá-lo, é necessário que você se desprenda, libere os atuais conceitos cristalizados, as convicções, para encontrar uma nova resposta.
Um texto pra meditar sobre a beleza e as qualidades incrÃveis do "brinquedo filosófico". Inventado em 1816 pelo fÃsico escocês David Brewster, causou tanto impacto que prÃncipes árabes mandavam construÃ-lo com pedras preciosas. Talvez por esse motivo ele tenha ficado restrito a uma elite. Em 1970, a colecionadora Cozy Baker, em Maryland, EEUU, resolveu espalhar unidades do brinquedo em hospitais, creches, asilos e entidades assitenciais. Esse o meu desejo, como construtora de caleidoscópios que sou, de fazer o mesmo em Porto Alegre. RS? Brasil? Oxalá haja ventos favoráveis, estou navegando desde o ano 2000 - quando aprendi a construÃ-los. Em tempos de cuidado com os recursos da Terra, direciono a criação com reaproveitamento de materiais, com ênfase na Educação Ambiental. Cozy também criou a sociedade internacional do caleidoscópio, a Brewster Society, da qual sou membro artista, e cujo sÃtio na web é www.brewstersociety.com.
Interessante o texto, Elen.
Um convite ao poeta de sair do seu próprio eixo, a fim de iluminar o incompreensÃvel . Este domÃnio do caleidoscópio com sabedoria pode nos levar à percepção do que consiste a realidade. Não é isso ?
tipo o que parece ser, não é. Certo ?
É, qto tempo economizarÃamos em nossas angustias nessa técnica. rsrs
Quantos abismos, pra não dizer inferno, evitariamos.
Ver tudo ao reverso, sobre um novo prisma, né ?
Onde vc estava antes, que não chegou a tempo de me salvar, heim ?
Olha, parabens, espero que mtos leiam e assimilem seu texto.
bjssssss e obrigada.
Dias destes recebi, via email, alguns desenhos do gênero.
Todos muito bem bolados,
abraço
andre
Caleidoscopio e` o perfeito poema! A perfeicao admirada ha duzentos anos que atravessa o tempo sendo sempre admirado porque seus desenhos dificilmente repetem!
Parabens
Benny, obrigada!
Cláudia..o caleidoscópio é isso mesmo...é olhar de maneira diferente para as mesmas coisas que estão ali, ao nosso alcance, e construir uma nova realidade. Brincando! Pois deixando o racional um pouco à deriva, encontramos nas cores psicodélicas e na perfeição das imagens a nossa própria perfeição. Super beijO!
André lembra das mandalas tibetanas, que eles constroem e depois desfazem? É mais ou menos igual, pois as imagens mudam o tempo todo....
Valeu Victor!
Elen,
O caleidoscópio me faz pensar na vida, sempre girando de modos e cores diferentes conforme a nossa visão, nossa interpretação e nossa criatividade. Quer dizer, vemos, interpretamos e se não esta de acordo, podemos mudar. Mas nem todos o fazem.
Bjs
Elen, já havia visto e me deliciado com o vÃdeo em seu blog. Lembrei-me que muitos anos atrás, um cliente queria uma cartela de cores para inspirar seu departamento de criação. Tivemos a idéia de fotografar através de um caleidoscópio. Conseguimos um emprestado e fotografávamos páginas coloridas de revistas ou flores em jardins e o resultado foi fantástico mesmo porque além das cores, sugeria também formas e desenhos aleatórios. Por acaso descobri que um antigo plug-in que possuo instalado junto ao Photoshop, possui um caleidoscópio virtual. Vou testá-lo assim que tiver tempo e depois te falo.
bjs.
coisa linda de se ler, e as imagens são ótimas, parabéns.
depois eu volto.
Oi Ellen, seu convite para ler o texto me chegou na hora exata: estou precisando muito de uma visão caleidoscópica da vida! às vezes a gente se fixa numa determinada meta um num determinado aspecto de um problema e não consegue olhar para outras possibilidades. Obrigada pelo toque!
bjos
Elen.
Vamos exercitar o olhar, para suas diversas possibilidades de compreensão das coisas e do mundo.
Brava!
Beijos
Elen querida, gostei muito do texto, da proposta e apesar de nunca ter experimentado enxergar os situações por este prisma, considero muito interessante. Eu estou sempre disposta para investir no novo sem desprezar as minhas bases. Acho que o difÃcil é mergulhar se desligando dos preconceitos. Isso em si tratando de análise da vida. Também se fosse tão fácil não existiriam analistas.
Parabéns por ter postado não só o texto mas a ideia,
Vou dentro do possÃvel visitar seu site.
Bjs, Mirtes Carvalho
visãO CaLeidOscÓpiCa da viDa
Elen de Oliveira · Porto Alegre (RS)
Um Texto muito bom pra meditar e refletir sempre.
Para incorporar no dia a dia como uma forma de ginãstica.
Toddos os dias temos de exercitar a mente e o corpo.
Igual a fazeralongamentos, o espÃrito tamb~em precisa de atividade.
...O pensamento caleidoscópico tem a ver com olhar para as coisas de diferentes perspectivas, juntando o velho com o novo, disposto a mudar tudo se a possibilidade se apresenta...
Parabéns.
Abração Amigo
Elen, adoro esta palavra: Caleidoscópio. Nunca vi um pessoalmente, mas já vi por fotos e em escritos de Clarice. Sou fascinado por esse instrumento. Vou tentar fazer um. Abreijos e amei o teu texto!!!
Dayvson Fabiano "ImorrÃvel" · Recife, PE 28/3/2009 14:28Belo texto. Quanto ao caleidoscópio, vou construir um logo.
Airtton · Pouso Alegre, MG 28/3/2009 14:41Bom texto, diria que a forma perfeita para vermos o mundo e as suas nuances pela ótptica e o prisma do caleidoscópio. Gostei e volto para o voto. parabéns nobre overmana.
José Cycero · Aurora, CE 28/3/2009 15:22Sugestões do Lauro serão sempre bem-vindas. Abraço caleidoscópico...rsrs...Grauninha
graça grauna · Recife, PE 28/3/2009 15:38
OverqueridOs!
É relaxante poder dispor de pessoas e comentários como os de vocês, ricOs. De tudo. De sensibilidade principalmente.
Pedro. Myrtes, Azuir FiLhO, Dayvson, Airton e Cycero: muito obrigada de coração, e me sinto muito honrada de ter sido canal para levar as idéias caleidoscópicas até vocês.
Como Cozy Baker, meu desejo é espalhar caleidoscópios pelo RS, Oxalá também pelo Brasil, junto com tantos artistas caleidoscópicos que existem aqui.
Pelo carinho de vocês, me estimulei ainda mais, e sem demora vou realizar um antigo projeto, de postar no blog www.tripcaleidoscopica.blogspot.com o passO-a-passO para a construção do brinquedo (viu Airton?). É minucioso, mas fácil. Confesso que para mim, que construo desde o ano 2000, é meu processo de disciplina interna. Ele me ensinou muito sobre planejar, atenção, aguardar o momento certo de agir. E me faz muito feliz com as cores e formas! Certa feita, ao olhar pela primeira vez um recém terminado, vi imagens tão belas que tive o que chamo de experiência psicodélico-sensorial. Aconteceu que uma poderosa energia de alegria tomou conta de mim...Imaginem que eu ri muito por uns três minutos, enquanto meu olho acompanhava as mudanças de tons e formas. E não, eu não havia tomado nada...rsrsrs POr isso recomendO!
Super beijo aOs qUeridOs overamigOs. Estava com saudade.
As mandalas assim como os fractais são mágicos! É o lado vibrátil da manifestaçãoi vida! Parabéns pelo texto!
raphaelreys · Montes Claros, MG 28/3/2009 16:32
"Se pensarmos na vida como um caleidoscópio, poderemos ver a possibilidade das mudanças ao nosso redor. "
Legaaaaaaaaaaaaaaaaaaal!!! aplausos de pé, é claro!!!
Rafael, é isso aÃ..fractais!!
Quem puder digita fractal no you tube,pra ver o que vai aparecer...VaLe a penaaaaa
ha...elen como bricava com o caleidoscópico quando menino aida tenho um enveitando o meu atelie muito bom
arnaldo cavalle · Jaboatão dos Guararapes, PE 28/3/2009 19:08
Gostei, bastante interessante o texto.
aprender a ver as coisas de forma diferente com a possibilidade de novas descobertas naquilo que julgávamosjá estratificado em nossa mente.
Muito bom...
Voltarei pra votar
Abraços
muito legal teu trabalho, voltarei para votar!
Luiz Cabelo · Porto Alegre, RS 29/3/2009 01:38Elen amiga, estou abrindo a votação. Sucesso Bjs Mirtes Carvalho
Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 30/3/2009 02:50
Eles são fantásticos mesmo..um universo a parte, cada um !
bj
Votei com muita satisfação.
Muito importante essa dica de como olharmos a vida pela ótica de um caleidoscópio.
Reflexivo, simples e oportuno.
Bjs
Já "brinquei" com um.......e tardiamente o apliquei na vida, rs
bjsssss;)
Elen de Oliveira · Porto Alegre (RS)
A visãO CaLeidOscÓpiCa da viDa
Com muita consideração e estima votando no seu trabalho de todo merecimento e de indescutÃvel talento.
Você tanto é Amiga como é Mestra na Escrita e na Inspiração.
Só Alegria.
parabéns.
Abração Amigo
Elen, Votado!
Falando em fractais, te mando alguma coisa depois.
bjs
FracTais, mandaLas...cada um de vOcês OveramigOs é um pedacinhO dos fractais do amOr.
Super beijO a todos, e meu muitO Obrigada!
Um enorme e inusitado prazer completar!
raphaelreys · Montes Claros, MG 30/3/2009 15:44
Um caminho espiralmente reflexivo.
Votado.
Mais um abraço caleidoscópico...rsrsrs....Votado, bjos.
graça grauna · Recife, PE 30/3/2009 17:46
votado e ....
aaaaaaaaaaaaaaaaaaplausos de pé!!!
Caledoscópicamente falando , ficou d+ seu texto e as imagens hiper legais , parabéns . Beijosss ...
delen · Cotia, SP 30/3/2009 20:16
E agora, depois deste texto, meus conceitos-pedra se transformam em areia, sopra então o vento caleidoscópico e cada grão pequeno me diz o que vê e me revela coisas novas que por incrÃvel que pareça sempre estavam diante de mim! Acho uma ótima idéia... pensamento caleidoscópico. Assim a vida fica mais legal... hehehehe
Beijão, Elen! Ótimo texto... continue assim!
E, realmente calendoscópios poden nos dar uma direção diferente de pensamentos...eu nunca tinha pensado nisso... no meu caso a simples imaginação não serve como uma orientação pragmática mas vou tentar...
Abraços fraternos.
Poetisa Elen.
Delicia de texto
Com é bom ver estas imagens fractais sendo criadas em infinitas composições
Concordo com Você, quando afirma na possibilidade dos fractais caleidoscópicos inspirarem à criatividade
Parabéns pelo texto
abraço.
Querida, muito prazer em te conhecer.
Amo caleidoscópios e suas virtualidades fascinantes. Como seu texto...
Beijo.
legal, gostei... nunca tive intimidade com caleidoscópio mais com pensamentos eu tenho.um grande abraço
O poeta oculto · Teresina, PI 4/4/2009 14:00
Um olhar pelas perspectivas,
um olhar pelas diversidades,
um olhar que não para,
um olhar que não se para...
Muito sensÃvel o ensaio. Fiquei fascinado,
Com carinho,
Sander
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!