Antídoto

1
Baiana do Palácio de Cristal · Petrópolis, RJ
13/4/2012 · 1 · 2
 

Antídoto
Há dias, em que nós acordamos e não sei por quê; começamos a rever valores, não vistos entre nós. Em que a fidelidade compra-se e a dignidade rompe-se, construindo através do comprar, a perda absoluta do caráter.
E pelo dinheiro as pessoas, vendem- os seus e à nação: “ Quanto vale? ou É por quilo?” E com isso tornam-se indivíduos interesseiros, cínicos, medíocres, acovardados, (absolutos) e sem persistência de agir, agarrando-se em desculpas.
- Eu sozinho não posso, mas se estou bem que me importam os outros.
Sofro com a falta de caráter de pessoas que acreditava serem dignas e integras e refugio-me nas lembranças do convívio ao lado do meu falecido marido Rubens; éramos perfeitos, independentes, mais íntegros, na transparência, cumplicidade, fidelidade, respeito mútuo e muito amor. Não existiam opressões nem retaliações e sim muito dialogo quando as nossas idéias e atitudes não condiziam.
Mas não é sobre o meu relacionamento conjugal que desejo escrever e sim do nacionalismo de um notável escritor que assim como o Rubens não passou, mas ficaram nas minhas lembranças como um antídoto contra a hipocrisia: Monteiro Lobato, digno e integro, cuja vida foi dedicada aos problemas nacionais, como poucos brasileiros sabem sobre a história não lembrada da atuação deste notável escritor.
Um grande nacionalista que lutou através da escrita argumentada, sobre a importância do Brasil na construção das estradas de ferro e do petróleo e suas perspectivas, fundando através de sua persistência e pioneirismo, a Companhia Petróleo do Brasil, porque ele sabia que a indústria petrolífera, seria uma das principais bases de grandeza da nação. Dando início à Campanha pelo Brasil afora, procurando mostrar à população os problemas do petróleo e os interesses estrangeiros envolvidos no território brasileiro, reunindo um dossiê sobre o assunto, intitulado “O Escândalo do Petróleo”, pois achava impossível, em um país como o Brasil, com um vasto território e com características geológicas petrolíferas, não existirem jazidas de petróleo .
Por fim, Monteiro Lobato ao escrever uma carta ao então presidente Getúlio Vargas, criticando a política petrolífera brasileira é condenado a seis meses de prisão, mas sua expressão clara e lúcida ao escrever sobre os problemas sociais, políticos e econômicos do Brasil. Tornou-se não só um escritor de literatura mas também um escritor de vulto em suas obras referentes à conscientização do leitor em conteúdo alegre, folclórico, geográfico ao abordar sobre o petróleo no Brasil, sobre o homem do interior, pobre, doente e esquecido e a miscigenação.
O ano não importa, mas Deus na terra de Todos os Santos, fez justiça a este incansável guerreiro, fazendo jorrar no subúrbio de Salvador, Bahia, a nossa primeira jazida de Petróleo que em homenagem a este notável escritor simplesmente o nome “Lobato.” O pioneiro, que lutou com coerência e persistência, em defesa da nação.







Sobre a obra

Este artigo já foi escrito por mim no jornal Tribuna de Petrópolis.

compartilhe



informações

Autoria
Maxima Cruz dos Santos
Downloads
152 downloads

comentários feed

+ comentar
Baiana do Palácio de Cristal
 

Mostrar sentimento para mim é escrever e deixar que a palavra sai uma por uma, dentro do meu universo infinito: das atitudes e das palavras não ditas, eu possa escrever agora...

Baiana do Palácio de Cristal · Petrópolis, RJ 13/4/2012 15:36
sua opinião: subir
Baiana do Palácio de Cristal
 

Mostrar sentimento para mim é escrever e deixar que a palavra saia uma por uma, dentro do meu universo infinito: das atitudes e das palavras não ditas, eu possa escrever agora...

Baiana do Palácio de Cristal · Petrópolis, RJ 13/4/2012 15:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 4 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados