Esse porta-objetos de higiene está na sala da casa do artesão Vantuil dos Santos, em Fátima, distrito de Jaguaré, no norte do estado.
A tarde do sábado, dia 21 de julho, eu passei na minúscula salinha da casa de Vantuil, vendo seus trabalhos absolutamente originais feitos com garrafas pet e ouvindo, para além do som da sua voz, a sua paixão imensa pelo trabalho que realiza.
Vantuil mora numa casinha de três cômodos com a mãe, o irmão de criação deficiente mental e dezenas de bichinhos, flores e objetos que cria e espalha pela casa. Ganha a vida fazendo flores e bichos que recorta e molda de garrafas pet de refrigerante. Um trabalho de criação que Vantuil adora dividir com os outros.
O artesanato, para ele, é mais do que uma forma de expressão: é uma maneira de se colocar no mundo. Graças ao seu trabalho artesanal Vantuil conseguiu um reconhecimento inusitado na sua comunidade. Hoje ele é chamado para falar em escolas, dar entrevista na rádio local e, graças à Casa Brasil, tem até e-mail e um blog na internet. Esse reconhecimento, para ele, é mais importante que o que ganha com o artesanato.
Ouvindo Vantuil, a gente acredita que a felicidade é possível.
Gostei demais.
Gostei da sua ternura expressa na foto e no texto.
beijos
Saramar, o Vantuil é uma pessoa apaixonada pelo que faz. Pessoas assim me despertam pra vida e, mais que ternura, sinto uma enorme gratidão quando conheço uma. Nesse nosso mundinho cheio de tédio e pessoas secas por dentro, conhecer um Vantuil, fonte de água limpa em constante brotar, é um privilégio.
Estou fazendo um texto sobre ele pro overblog.
Abraços!
Oi Ilha, já tinha me interessado por suas andanças, mas como o tempo (sempre ele) é curto nunca tinha deixado recado. Hj, não só deixo recado pra vc, que me deu a conhecer o Vantuil, mas tb pra ele lá no blog (sabe uma coisa que me emocionou lá, foi o "intereçado" assim com ç. Um fio fora do tapete tecido com a escrita que me lembrou as formas artesanais da comunicação tão raras hj.
Um grande abraço
Não sei porque meu recado para o vantuil não ficou registrado lá no blog. Fiquei frustrada
Ize · Rio de Janeiro, RJ 24/7/2007 23:12
Ize, pensei em mandar um e-mail para ele falando do "intereçado". Mas depois achei que não tem nada a ver. Com ç ou sem, ele ama o que faz, e isso é o que mais admiro nele.
Depois, achei tão legal o fato dele estar conectado, ter blog e e-mail (ele tem um orgulho danado disso!) e fazer um artesanato tão primitivo com garrafas pet (a modernidade!): ele é a própria contradição entre o Brasil rural e o Brasil moderno.
Será que o blog do uol só aceita comentários de usuários uol?
Obrigada pela passagem aqui.
Ilha, pra mim o ç é o de menos, quero dizer o demais. O blog é o máximo, mas pena que a gente não consiga deixar recados. Por enqto está vazio. Já tentei de novo e nada. Vou procurar um jeito.
Fiz o teste do recado no blog e realmente não registrou. Apesar de achar o máximo ele ter um blog, aquele dele não expressa bem o seu trabalho. As coisas que ele faz são mais coloridas e mais ricas do que aparecem ali. Acho que a qualidade das fotos não está das melhores e as cores, seu ponto forte, estão meio esmaecidas. Mesmo assim dá pra ter uma idéia do que ele faz. Estou fazendo um texto sobre ele e vou postar outras fotos.
Uma coisa muito legal, que o blog não mostra, é que o Vantuil tem uma certa identificação com o urubu (ele tem vários, em diferentes ações e momentos): para ele, o seu trabalho de reutilizar as garrafas pet tem muito a ver com o trabalho do urubu, que também faz a reciclagem na natureza.
Entendo sua ternura com o ç no blog. Eu também senti isso.
O e-mail do Vantuil é vantuilartesao@bol.com.br
Ilhandarilha · Vitória, ES 25/7/2007 12:17
Oba, vou mandar um e-mail pra ele. É bom, né a gente ter nosso trabalho reconhecido
Acho fantástico quando a arte nos transporta além de nossos domínios. Longe de casa, Vantuil nem sabe que impressiona e emociona outros tantos brasileiros.
Parabéns, Ilha!!!
Muito bom!!!!
Beijos!!!!
Oi Ilha.
Pensou se você faz uma reportagem com ele e traz um aúdio pra gente eu ia votar mais viu, criaria até varios perfis rs...
Bj rs..
Rangel, que bom que ele emociona! e que bom que você entrou aqui e conhceu o Vantuil! Valeu.
Higor, não tenho nenhum audio com ele, mas um amigo dele fez um vídeo e estou tentando conseguir para publicar junto com a matéria que estou preparando pro overblog. Mas estou sem muito tempo essa semana e ainda não consegui contato com o cara que fez o vídeo (em câmera fotográfica, quase tão primitivo quanto o trabalho do Vantuil, mas bem bacana, pq dá pra gente ver quem é o cara e qual o seu envolvimento com o que faz).
Olá Ilha,
Os primitivos, naifs & Cia te fascinam há tempos....
Lembrei do Seu Malaquias, que antes de rodar em tantas exposições por aí, e até virar nome de galeria, já foi teu personagem há anos, lembra? Isso no tempo do "áudio-visual" :))))
Aquele abraço!
Bons tempos...! Legal vc lembrar seu Malaquias, porque me lembrei dele quando conheci o Vantuil. Eles têm em comum o pavão, que Vantuil faz com escultura em pet, e a paixão pela arte. E ambos são, no fim das contas, En-ventores da arte - no sentido de que criam técnicas muito originais nos seus trabalhos.
Vi uma coisa lá em Jaguaré que você vai se interessar: Manero Pau - conhece? Tem uma aula sobre isso no meu perfil do overmundo, gentileza do overmano Spírito Santo.
Também espero ver aqui alguma coisa sua sobre São Mateus: que tal colocar o porto no guia? O Farol de Santa Luzia tá aqui. Bjos
Para saber mais de seu Malaquias, entre aqui.
Ilhandarilha · Vitória, ES 26/7/2007 13:25
arte salva vidas. alimenta o corpo e o espírito, santo ou não, ehehe
grande abraço!
Salve careca! Faz tempo que não vejo foto sua aqui! Valeu a passagem pela sala do Vantuil! Um abraço!
Ilhandarilha · Vitória, ES 26/7/2007 17:56
Fiquei encantada com o trabalho do Vantuil (no blog).
Belo texto.
Abraços.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!