AS DIMENSÕES DA PESSOA

1
Agnaldo Tavares · Barra do Choça, BA
8/5/2013 · 0 · 0
 



Estudando um pouco sobre Antropologia, disciplina sugerida pela Universidade, eu percebo a composição extraordinária da pessoa humana, olhada a partir de suas estruturas sobrepostas parcialmente, que são as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual. Não que eu desconhecesse a grandeza da pessoa humana, mas que tomo mais clareza na organização das ideias, no modo apresentado no material de estudo. E são estas características, tipicamente humanas, que nos conduzem à totalidade do ser pessoa.

É deste modo que se deve olhar o ser em si, valorizando-o em sua totalidade e unidade ao mesmo tempo. E não por objeto de uso e desuso, uma espécie de coisa como uma válvula que faz mover as máquinas da economia de um país, o que é de costume por uma sociedade egocêntrica, individualizada em si mesma.

O como viver o corpo no emaranhado mundo contemporâneo, que cobra das pessoas uma espécie de estética corporal padronizada? Quais as influências que trazemos do meio que vivemos com nossos familiares e amigos? O que escolher dos sins e nãos que o mundo nos traz diariamente? São perguntas inquietantes, mas que precisão de respostas imediatas quando nossa meta é a autorrealização.

Mergulhado na leitura sugestiva, deixei meu espírito contemplar por instante as três verdades fundamentais propostas a nossa boa vivência com a gente, com o outro e com o mundo, que são ditas a síntese da vida humana: a consciência, o amor e a liberdade; as quais só são contemplativas quando sobrepostas parcialmente, pois as vivendo separadas torna a vida humana, certamente, um caos. Portanto, não há e nem pode haver amor sem liberdade e consciência.

compartilhe



informações

Autoria
Agnaldo Tavares
Downloads
256 downloads

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados