Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Big Ben, Londres, o relógio do mundo

http://www.chacomleite.com
1
Roberto Alves · Reino Unido , WW
14/12/2009 · 5 · 2
 

Artigo extraído da site da comunidade dos Brasileiros na Inglaterra.

Big Ben é o apelido do grande sino do relógio na extremidade norte do Palácio de Westminster, em Londres, e é muitas vezes estendido para se referir ao relógio ou a torre do relógio também.

O sino é enorme (pesando 13,5 toneladas) e uma das notas tocadas pelo sino, lembra o som “bbbeeennn”. Por isso surgiu o apelido “Big” (grande) “Ben” (som do sino).

O Big Ben é o terceiro maior e mais alto relógio em formato de torre do mundo. E com certeza o Big Ben é o relógio mais famoso do mundo, ditando as horas nos quatro cantos do planeta. Até mesmo porque o Big Ben ocupa quatro faces em sua torre.

Para quem vai visitar o Big Ben em Londres, vale a dica de que a estação de metro de mais proxima é a de Westminster.

A primeira torre do relógio foi construído em Westminster em 1288, mas teve de ser reformada após o incêndio de 22 de Outubro de 1834 que literalmente destruiu o Palácio de Westminster.

Após o incêndio de 1834, o novo Parlamento foi construído em estilo neo-gótico, segundo o desenho proposto por Charles Barry. Mas o arquiteto responsável pelo desenho do relógio do Big Ben foi Augustus Pugin, que já havia feito outros projetos similares. O projeto foi concluído pouco antes de Pugin ficar louco e morrer.

Apesar de o Big Ben ser uma das atrações turísticas mais famosas de Londres e do mundo, o interior da torre não está aberto ao público em geral, devido a problemas de segurança, embora de vez em quando imprensa e VIPs têm acesso ao interior do Big Ben. A torre não tem elevador, e os visitantes, sejam o quão rico e importantes forem, precisam subir as escadas de pedra de calcário até o topo.

Devido a mudanças nas condições do solo desde a construção inicial da torre do Big Ben (a principal mudança foi a construção dos túneis de metrô para a extensão Linha Jubilee), a torre se inclinou ligeiramente para o noroeste, por aproximadamente 220 milímetros e devido a efeitos térmicos oscila anualmente por alguns milímetros a leste e oeste.

Na base de cada lado do relógio do Big Ben em letras de ouro é possível ler a inscrição latim:

“DOMINE SALVAM FAC REGINAM
NOSTRAM VICTORIAM PRIMAM”

Essas inscrições em latim no relógio do Big Ben significam:

“Ó Deus, mantenha a salvo nossa rainha Victoria, a primeira”

Influência cultural

O relógio tornou-se um símbolo do Reino Unido e Londres, em particular nos meios de comunicação visual. Quando uma televisão ou um cineasta pretende indicar uma localização genérica na Grã-Bretanha, uma maneira popular de fazer isso é para mostrar uma imagem da Torre do Relógio do Big Ben, muitas vezes com um ônibus vermelho de dois andares ou táxi preto no primeiro plano.

O Big Ben é um grande ponto de encontro para as celebrações de Ano Novo no Reino Unido, com rádio e televisão transmitindo ao vivo as badaladas do sino, fogos de artifício são lançados ao lado da torre (de dentro do rio Tâmisa) e milhares de pessoas gritam “Happy New Year” e estouram champganhes ao redor do Big Ben para acolher o início do ano novo. Da mesma forma, no Dia da Lembrança (Remembrance Day) no Reino Unido, as badaladas do Big Ben são transmitidas ao vivo pelos principais canais de comunicação para marcar o 11 horas do dia 11 do mês 11 e início de dois minutos de silêncio em homenagem a vítimas de guerras.

Sobre a obra

Big Ben é o apelido do grande sino do relógio na extremidade norte do Palácio de Westminster, em Londres, e é muitas vezes estendido para se referir ao relógio ou a torre do relógio também.

O sino-relógio é conhecido mundialmente e símbolo de Londres para todos os brasileiros que têm interesse no Reino Unido.

Artigo extraído da site da comunidade dos Brasileiros na Inglaterra

compartilhe



informações

Autoria
Comunidade de Brasileiros no Reino Unido, incluind Inglaterra Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte
Ficha técnica
Leia mais sobre o Bigben em Londres no site dos Brasileiros em Londres
Downloads
438 downloads

comentários feed

+ comentar
Doroni Hilgenberg
 

Legal o artigo

É bom saber que BIG Bem é o cartão de visitas de Londres tanto quanto o teatro Amazonas é a cartão de visitas do Amazonas.
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 14/12/2009 16:28
sua opinião: subir
celina vasques
 

Muito boa a ayula sobre o famosisssssssimo BIG BEN.

Adorei o texto e a imagem linda!

beijos meus poeta
!

celina vasques · Manaus, AM 14/12/2009 20:46
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 5 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados