BRIGA DE GALOS

1
Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG
6/3/2009 · 140 · 27
 

Amostra do texto

Conan conhecia aquele provérbio que ensinava que no terreiro do vizinho, galo canta de galinha.
...
- Vai ter briga!
O tal galo vermelhão, meio legorne, a crista imponente como um elmo, rodeado de seu harém, chegou perto do Conan, tendo como favas contadas que o recém-chegado haveria de abaixar a crista. Todo empavonado, ou melhor, todo engalanado, cacarejou uns desaforos, levantou a perna mostrando a espora afiada, esticou e encurtou o pescoço, arrepiando as penas. Balançou a majestosa cabeça, fechando os olhinhos e virou-se para as suas galinhas, como afirmando:
- Este ai, já, já, vai cantar noutro terreiro.
Para seu espanto, ao abrir os olhos, Conan permanecia ali, indiferente, ciscando o chão. O outro se enfureceu e atacou com a espora. Conan desviou-se com uma ginga de corpo.

Sobre a obra

Coitado da Amarildo, o filho do Pedro Ponte! Uma vez comprou um galo duns ciganos, um galo cantor. Não era muito grande, mas bonito: duas penas coloridas no arco do rabo. Porém, o danado estava com as gonorréia de galo, lá naqueles lugares que eles usam pra fazer as coisas. Morreu o galo, um mês depois, deixando um punhado de galinhas enxertadas da doença

compartilhe



informações

Autoria
Onivaldo Paiva
Ficha técnica
As mudanças de costumes e o desaparecimento das tradições que o progresso e os novos tempos, provocaram na zona rural.
Downloads
2343 downloads

comentários feed

+ comentar
Onivaldo Paiva
 

MATUTANDO...
Uai, será que este povo aqui do overmundo é tão educado que não entra se não for convidado?
Uai...
Parece que ninguém gosta de Briga de Galos...

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 3/3/2009 22:19
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

Uai...
Meu caro, vc se esqueceu de uma coisa que, na roça, todo mundo sabe:
Havia que tratar bem a bicharada, jogar milho pras galinhas, e não ficar aí, quieto num canto, sorumbático e pensativo, coçando o dedão do pé, e resmungando que ninguém aparece neste seu quintal...

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 3/3/2009 22:25
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

É... já se passaram quase 24 horas e ninguém entrou... Bão, é começo de mês, uma terça feira, pode ser que os compadres e as comadres foram pra cidade fazer compras. Início de mês... alguns vão receber a aposentadoria e num tem tempo de aparecer aqui na sua varanda pra tomar seu café mineiro.

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 3/3/2009 22:29
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

Rapaiz, vou ter que comprar uma botina nova! Este costume meu de andar por aí descalço vai ter que acabar...me apareceu este bicho-de-pé no dedão, ai, ai, ui, ui, ui, como coça o danado...
Acho que vou lá pra cidade comprar esta botina,! Depois passo na venda do compadre é Florindo, proseio com o pessoal, tomo uma pinga e pego da minha eguinha e me vou embora..

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 3/3/2009 22:34
sua opinião: subir
Agenor
 

Olá Onivaldo,
Felicíssimo em abrir os comentários (depois de você é claro) sobre a briga de galos no teu quintal (ou não foi no teu quintal?...) Mas o mais prudente é sermos como o galo Conan. Mantermos indiferentes às provocações dos outros galos que às vezes querem ciscar no nosso terreno e se formos atacados, elegantemente, dar a volta por cima, mostrando quem é que manda no nosso terreno.
Abraços

Agenor · Aquidauana, MS 3/3/2009 23:29
sua opinião: subir
ayruman
 

Olá conterrâneo das Altaneiras. Descendo la do alto da serra chego aqui pruns proseamento. Pena amigo que não consigui abrir seu texto, porque eu não sei.
Mas fica assim combinado, de quando em vez agente proseia por aí nas colinas das Gerais. Ou então aqui nos paredões da Chapada.
Abraço fraterno. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 4/3/2009 00:56
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

Bão demais ôce ter aparecido aqui no meu quintal, Agenor. Bão demais!
Já estava eu para tirar meus galos do terreiro. Tava cá eu, chocando espera, deitado na rede, na varanda, e matutando cá com meus segredos... Nenhum amigo, nenhuma amiga, nada e ninguém, vinha tomar do meu café! Café mineiro rude, de pouca açúcar e muita brasa. Daí que eu já estava para recolher o Conan, a Sura, a Branquela e o Frango, quando você me aparece. E pensei cá comigo: “Amigo é assim: “Tarda mas chega!â€

Senta aí, Agenor, fica à vontade, e vamo trocar um dedo de prosa... Bão demais ocê ter vindo!

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 4/3/2009 01:13
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

Pois é, meu caro jbconrado, pois cerveja...ops, desculpe-me, é que com este calor cuiabano que faz aqui em Minas, fiquei com a idéia fixa em tomar um chopis mais tarde.
Bão que desceu da serra vindo cá prosear, ayruman! Como eu ia dizendo, pois você veja só: eu estou aqui no meu quintal, cuidando das minhas galinhas e tentando evitar briga dos galos... e fico pensando... só me apareceram aqui o compadre Agenor, lá de Aquidauana, que é meio que vizinho seu, gente pedra noventa!, E você, e mesmo sendo os dois, cabeceira das cabeceiras, visitantes dos mais ilustres, o resto da tropa, ops, quero dizer, o resto dos overmanos num vieram!

Será que este povo, acostumado a morar na cidade, tem medo de chegar aqui na roça? Será que tem medo de sujar os pés no barro? Deve de ser... os homi já não se sentem mais à vontade na roça! Esses homis executivos vivem numa correria danada pra escalar a escadaria do sucesso, (e quando estão quase chegando lá em cima, têm que parar uns tempos por causa do enfarto!) e não mais arrumam um tempinho pra vir cá.
E as muiés com aquelas sandálias de salto (que deixam os pés delas tão lindos que até me pego a pensar se não viro um pedófilo! Epa! Compadre, me ajuda aqui:Cume que é o nome do quem gosta de beijar os pés da amada?) nunca mesmo que chegam nem perto do meu curral.
Pelo jeito, meus compadres, esta Briga de Galos vai daqui da edição de volta pro limbo.

Te nada não... Voltem mais tarde prum dedo de prosa e um cafezinho..


Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 4/3/2009 16:44
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

- Vamos, vamos, bicharada! Todo mundo pro poleiro! Já está na hora da gente sair daqui.

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 5/3/2009 00:42
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

mais um pouquinho e teriamos um belo "causo" de fazenda... de raizes... de cotidiano simples... envolvento a sofrida saga dos sertanejos e a beleza da cultara que eles tem... em possibilidade de livro.

é...dá um livro........

muito bem escrito.

bjssssssssssss;)

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 5/3/2009 01:18
sua opinião: subir
Mari Tiscate
 

Óia... tem briga de galos aqui!
Votei, hein... risos

Mari Tiscate · Rio de Janeiro, RJ 5/3/2009 13:03
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Onivaldo
não sei se ri mais do seu texto original ou dos seus comentários...
sabido esse Conan, não? " No terreiro de vizinho, galo canta de galinha"
bjs e votos

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 5/3/2009 13:11
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

Uai, até que enfim as moças apareceram cá no meu quintal! Tiraram as sandálias? Aqui na roça tem muito barro: está chovendo.
Me dêem só um minuto que vou arranjar uns banquinhos para as senhoras se sentarem.

DORONI, se você riu, já terá valido a pena eu ter vindo com esta briga de galos.
Ai, meus comentários! Preciso deixar esta mania de pensar em voz alta!

CLÃUDIA: "causo" de fazenda, sim, andei uns tempos na labutas roceiras, só não peguei na enxada porque eu tinha alergia das brabas! E só ia aos quintais escolher uma galinha para fazer molho, nos tempos em que eu ainda era carnívoro. Hoje só como carne de... de soja e peixe! Estou quase a me tornar vegetariano! Obrigado pela visita, e não esqueça de calçar a sandália ao sair.
Ah, daria um romance? Mas e a minha preguiça macunaimistica?

MARI bom você ter vindo aqui trazendo seu riso e seus tentáculos

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 5/3/2009 16:19
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

O tal galo vermelhão, meio legorne, a crista imponente como um elmo, rodeado de seu harém, chegou perto do Conan, tendo como favas contadas que o recém-chegado haveria de abaixar a crista.

bonito demais amigo gostei muito do seu texto, parabéns.
votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 6/3/2009 10:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
wancisco franco
 

Nhônivardo! Mas que conversera é essa que o cê apronta sô! Esse seu quintal tá armano é muito barulho, pra quem qué dormi no sossgego carmo aqui do alto do meu espigão na avéianida Paulista. Daqui a pouco chega uma viola, um num sei quê..., e logo tá oceis tudo cantano prosa pras muié que é dia delas na sequência. Ara! Vô deixa aqui votos de boa publicação desse proseamento, e vê se acabam logo esse sarau que na Paulista os faróis já vão abrir...

wancisco franco · São Paulo, SP 6/3/2009 10:56
sua opinião: subir
roquemedeiros
 

Votado!

roquemedeiros · Nazaré, BA 6/3/2009 11:45
sua opinião: subir
Agenor
 

Votado com prazer
Abraços

Agenor · Aquidauana, MS 6/3/2009 23:27
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Cigano é karma puro. Comprar coisas de cigano é rabo de foquete! Meu voto e meu abraço!

raphaelreys · Montes Claros, MG 7/3/2009 04:59
sua opinião: subir
IVETE DE OLIVEIRA
 

Você "briga de galo" muito bem, poeta. Parabéns pelo texto simples e encantador como um bom caipira.
Beijos.

IVETE DE OLIVEIRA · Campina Grande, PB 7/3/2009 20:51
sua opinião: subir
Raiblue
 

OI,MEU QUERIDO ONIVALDO!

Eu já havia comentado este seu conto,querido...acho que não devia estar logada aí não entrou,mas tudo bem..olha eu aqui de novo...rs
Adorei a narrativa bem regionalista,linguagem simples e de fácil entendimento, com um enredo monstrando como o progresso modifica a vida e os costumes de um lugar.
Gostei muito mesmo!

Parabéns,meu querido!
bluebeijinhos
Blue

Raiblue · Salvador, BA 8/3/2009 11:33
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

Raiblue,
sim, vc já havia comentado, mas seu comentário, que reproduzo abaixo, por ser igualmente brilhante, como todos os seus, acabou ficando, o comentário anterior, em "OUTRA" Briga de Galos!!
.................
Onivaldo,querido,adorei seu conto!!!Narrativa boa de se ler, muito emocional...e gostei muito da descrição das personagens,tbém!
A convivência em grupo é difícil para qualquer ser ..sempre há os conflitos, um querendo dominar o outro.
E o progresso que chega e vai mudando a vida dos habitantes do lugar,inclusive dos galos,galinhas e frangos,coitadinhos...hehhe

Parabéns,gostei muito!!

Bluebeijinhos
Blue
Raiblue · Salvador (BA) · 7/3/2009 09:04

Enfim agradeço de uma só vez as duas visitas que me honraram.

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 8/3/2009 12:20
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Onivaldo,

Muito bom!

Votado!

Abs

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 8/3/2009 23:54
sua opinião: subir
  Gorete
 

Menino!
Nao estou entendendo mais nada!!
Onde foi parar meu comentario?
sera que estou vendo, (ou deixando de ver) as coisas?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bjoss..votadissimo!!!

Gorete · Ipatinga, MG 9/3/2009 00:25
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

Gorete, não é vc que está deixando de ver as coisas.rsrs... Seu comentário está lá em "OUTRA" Briga de Galos que eu nem sabia que existia....kkkk. Foi o meu primeiro postado aqui no overmundo e nem passou pela edição... snif...
Então insisti, botei minha briga de galos aqui de novo, e vamo qui vamo, com a ajuda docêis, uai...
Mas vou lá buscar o seu comentário e trazer pra cá.

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 9/3/2009 01:51
sua opinião: subir
Onivaldo Paiva
 

Gorete, menina, ainda bem que vc me alertou. Aí eu fui lá, no outro terreiro, e trouxe os comentários seus e de outros visitantes:
o simpático JUSCELINO disse:
É, véio, né moleza não... é madeira de dar em doido...rs
Juscelino Mendes · Campinas (SP) · 6/3/2009 23:42
A lindinha RAIBLUE disse:
"Onivaldo,querido,adorei seu conto!!!Narrativa boa de se ler, muito emocional...e gostei muito da descrição das personagens,tbém!
A convivência em grupo é difícil para qualquer ser ..sempre há os conflitos, um querendo dominar o outro.
E o progresso que chega e vai mudando a vida dos habitantes do lugar,inclusive dos galos,galinhas e frangos,coitadinhos...hehhe
Parabéns,gostei muito!!
Bluebeijinhos
Blue
Raiblue · Salvador (BA) · 7/3/2009 09:04
E você,GORETE disse:
Oi Onivaldo!!!
Gostei muito do seu conto; parabens!!
Deixo meus votos e abracos tbmmm!!!
Gorete · Ipatinga (MG) · 8/3/2009 23:21

De modos que aproveito e agradeço as duplas visitas de vocês.
E fico tão satisfeito com a vinda de vocês que até estou pensando em matar um galo e fazer umas coxinhas para lhes oferecer. kkkkkkkkkkk

Onivaldo Paiva · Uberlândia, MG 9/3/2009 01:56
sua opinião: subir
  Gorete
 

Oba!!
Ja aceitei o convite; adoro galo com arroz, mas as coxinhas tbm sao bem vindas, e se quiser, posso ate ajudar a faze-las! rsrsrr
Quem sabe a gente faz um delicioso ARROZ DOCE feito a moda mineira como sobremesa , o que alias e a minha especialidade!
Mas se puder esperar ate dia 12/04 ficarei feliz.
Estou viajando e so retorno ao Brasil nesta data!
Bjossss daqui!!

Gorete · Ipatinga, MG 9/3/2009 15:21
sua opinião: subir
Daniele Boechat
 

Sensacional!! A reprodução do cotidiano na "roça", como diria minha mãe criada na "roça" tb. Eu, confesso que nunca tive muita proximidade com ambientes assim rústicos. Sou mulher que anda de sandália alta, que atola no barro, mal sabe andar à cavalo. Mas minhas frsecuras à parte, fico encantada com esse tipo de relato da rica e simples vida da "roça". Por fim, absolutamente viciada em café em caneca de ágata que queima a boaca de tão quente e broa de milho. Ai, ai, deu água na boca... hahaha Bjs.

Daniele Boechat · Rio de Janeiro, RJ 24/3/2009 20:09
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 40 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados