Brilhantino é um videodocumentário de 15 minutos que mostra o cotidiano de um senhor de 71 anos, João José Brilhantino, que vive em uma caverna no municÃpio de Muqui, sul do EspÃrito Santo.
No vÃdeo, Brilhantino conta sua vida e canta para ilustrar o que diz. E faz da vida lirismo, poesia, reflexão, ironia. Para ele, "a solidão da vida se apaga com a emoção que encontramos nela".
Brilhantino e mais 39 vÃdeos foram produzidos pelo projeto Revelando os Brasis, numa parceria entre o Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul.
Entre para a comunidade do documentário na internet.
Queria poder definir como favorito já agora, enquanto está em edição.
Das melhores contribuições em vÃdeo que conheço no Banco de Cultura.
Abraços e parabéns,
Felipe
Valeu Felipe, obrigado!
É um prazer poder disponibilizar esse vÃdeo, que fala de uma pessoa tão carismática como o Sr. Brilhantino.
Abraços
Ériton, interessante e admirável a história do Brilhantino. Não existe sólidão se a gente viver em comunhão com todos e tudo à nossa volta. Adorei. Volto para votar.
anamineira · Alvinópolis, MG 20/9/2007 08:32
É verdade Ana, adoro essa relação que ele tem com o mundo, mostrando-se desprendido sobre a solidão.
Bjos
Maravilhoso você poder trazer a tona a historia desse jovem senhor aqui! é Mágico! De longe realmente a contribuição mais artÃstica já vista na área de vÃdeo e mais apaixonante do OVERMUNDO!( ao menos das que tive o prazer de colocar os olhos) Parabéns Ériton e equipe..por ter feito esse trabalho. Ériton direção e roteiro maravilhosos!Um lição diferente de vida e desapego.
Patricia Moreira · Vitória da Conquista, BA 21/9/2007 09:16
Oi PatrÃcia,
muito obrigado pelo elogio.
Foi uma experiência maravilhosa fazer esse vÃdeo.
Gostei da expressão "jovem senhor". É exatamente o que ele é.
Abraço
ei..voltei pra votar! Fiquei empolgada e me esqueci..abraços!
Patricia Moreira · Vitória da Conquista, BA 21/9/2007 09:35ériton, enquanto aguardo o arquivo baixar, fico comtemplando a imagem do brilhantino e imaginando no que ele deveria estar pensando. abraços e parabéns!
Candice Gonçalves · Crato, CE 21/9/2007 11:14
Ei,Ériton!
Depois me ensina a postar vÃdeos... quero botar o " A Hora das Almas" aqui também!
Tá votadÃssimo!
abraços
Candice
abraços e tenho certeza de que vai pensar ainda mais no que pensa e diz Brilhantino, rs.
Luiz
Acho q em pouco tempo os outros vÃdeos do Revelando estarão aqui no Overmundo. Mas, melhor do que eu pra te ensinar a postar é a Helena Aragão. Fala com ela do seu interesse em postar "A Hora das Almas". Vai ser ótimo!
Abraços
Higor,
não sei o q houve.
As pessoas têm conseguido abrir...
Se puder, tente de novo.
Abraço
Ériton,
baixei, vi e adorei o Brilhantino, com seu "brilho"
todo especial. Ele e tantos outros excluidos perdidos
por este Brasil a fora me deu uma lição de grandiosidade
e esperança.
Parabéns pelo trabalho tão lindo!
Não Roberta, postei uma vez só.
É que tem o vÃdeo no Banco de Cultura e uma matéria sobre o vÃdeo no Overblog.
Bjos
o contemplando saiu com 'eme', mas saiu de boa-fé.
rs. mostrei o brilhantino à minha mãe, que sorriu muitas vezes e comentou: tem gente que precisa de tão pouco pra ser feliz... ganhei o meu dia. e quis repartir isso com você. obrigada, querido. abraços.
Muito obrigado Candice. Saber q sua mãe disse isso é de me fazer ganhar o dia também.
Beijo pra sua mãe!
Eu já conheci este brasileiro feliz...essa alma limpa na selva de pedra desse Brasil...Votei pelo teu texto brilhante e pela tua capacidade de nos trazer tão belo tópico ao Overmundo...
Bacana!Votei...abçs.
Eu já conhecia este brasileiro feliz...essa alma limpa na selva de pedra desse Brasil...Votei pelo teu texto brilhante e pela tua capacidade de nos trazer tão belo tópico ao Overmundo...
Bacana!Votei...abçs.
O melhor de todos os vÃdeos que pude conferir na cobertura do Revelando os Brasis.
Delfin · São Paulo, SP 25/9/2007 10:38
Olá Delfim.
Agradeço em nome da equipe e, principalmente, em nome do Brilhantino!
A apresentação inicial está sem comentários, perfeita, os desenhos e a fala das pessoas que conhecem o personagem do filme, introduzindo-o, muito bom.
A imagem do bumba para localizar-nos culturalmente, e o caminhar do próprio brilhantino no seu cotidiano, super sensÃvel.
Meus parabéns pelo seu belo trabalho.
Abção
Cristiano
Emoção... Defesa da solidão.
Que exemplo de ser humano, que canta a vida, o agora, sem olhar com angustia e nostalgia para o passado e sem temer o futuro.
Que belo trabalho, Ériton. Parabéns, por tamanha sensibilidade.
beijo.
"A emoção nos defende da solidão."
Só a emoção é capaz de fazer alguém que perdeu tudo tornar-se tão sábio.
Perfeito! Você disse à que veio ao nos levar, em 15 minutos, ao interior do Estado, ao interior de nosso estado e ao interior dessa figura Ãmpar.
Apresentação inicial perfeita e, também, emocionante.
Assisti por três vezes consecutivas e só posso dizer que a sensibilidade marca o seu trabalho, assim como a emoção permeia a vida de "Seu Brilhantino" entre causos e cantos.
Brilhante!
Parabéns!
Ériton, estou votando para não passar da hora. Estou baixando
para assistir com a minha filha que sabe manipular estes negocios
e ela também disse gostaria de assitir.
abraço andre
Ériton.. votei agora.. e já conheci o teu vÃdeo! Eu assisti quando o pessoal do Revelando Os Brasis circularam aqui em Sergipe. Eu acompanhei a caravana para fazer cobertura para o Overmundo..
Seu vÃdeo foi um dos prediletos do público e meu também.. e pode ser considerado também uma poesia visual. A figura humana do Brilhantino é fantástica.. o público se divertiu com a agilidade dele ao subir na árvore e seu carismo como cantor.. Além de que a abertura com animação ficou bem legal também !!! Parabéns cara e continue produzindo coisas assim..!!
Ah o resultado da cobertura pode ser visto aqui: Cinema no Forródromo
Abraço
Oi Ériton!
Desculpe a demora, queria ter tempo pra ver seu filme com calma - e não me arrependi de tomar esse cuidado e ver com a atenção que seu trabalho merece.
Me lembrou um filme do Cao Guimarães, Andarilho, vc viu? É um longa lindÃssimo e o seu Brilhantino tem a força que um bom documentário precisa. Ele merece que vc volte e faça um longa explicando melhor como ele foi parar ali e coisas sobre a famÃlia dele, hein? Que tal? hehe
abração,
Diego.
Parabéns pelo trabalho! O "personagem" é interessantÃssimo. Pena que o filme é tão pequeno, porque fiquei curioso sobre um monte de coisas. Queria saber mais sobre sua história, como ele chegou nessa caverna e por quê... O que aconteceu com os familiares dele? De onde vem essa relação taão forte com a música? Enfim... a riqueza do próprio Brilhantino, me suscitou uma série de questionamentos.
Abraços,
Gustavo
Obrigado Cristiano, Nydia, Beto e Thiago. A fala sobre a emoção é um momento de q gosto muito. Lembro-me das filmagens, de qdo ele falava isso, olhando pra mim, ao lado do fogareiro, com lenha em brasa.
André, será muito bom q vc veja na companhia de sua filha.
Diego e Gustavo, eu tenho muita coisa filmada, daria pra fazer um longa. Mas, acho q o ideal seria mesmo voltar e filmar outras coisas. Além de vcs, há outras pessoas q me cobraram isso. Sei q ainda há muito a dizer. O curta é resultado de um dos 40 roteiros selecionados pelo MinC, no concurso Revelando os Brasis, e o tempo era uma das coisas q o projeto previa.
Assim q eu tiver tempo e recurso, vou sim fazer um trabalho maior.
Abraço e valeu pela dica.
OPa, amigao, eu tambem participei do revelando os Brasis e naum fui contemplado. Olhando teu video vejo a história de muitos brasileiros q vivem no irreal. Vc está de parabéns. Brilhantino eh tão brilhante qto sua idéia e tão profundo qto seu trabalho. Vamos participar de novo do Revelando os Brasis? Claro, ate lá.
Ériton, não sei o que dizer nem o que pensar, estou pasmo.
Primeiramente, seu trabalho é brilhante! Não posso afirmar que seja dos melhores aqui do Over, porque não vi muitos, mas, certamente, é um dos melhores que já assisti em minha vida.
Concordo com Cristiano, a apresentação inicial está perfeita. A expectativa criada pelos desenhos e pelas falas dos garotos sobre essa figura folclórica, ainda desconhecida do expectador, prepara o terreno de nossa emoção e já nos insere nesse universo particular.
É uma ótima introdução, bastante sintética e bastante eficaz, acho que “perfeita†seria a palavra.
Depois, “o caminhar do próprio Brilhantino no seu cotidianoâ€, de certa forma, nos dá uma percepção da cidade pela ótica dele. Em seguida, o próprio, e a história a se desenrolar por meio de suas narrativas, reflexões e canções.
Quando Brilhantino termina a primeira canção, o expectador já está totalmente preso ao filme e à cadeira, já perdeu a percepção do espaço à sua volta e já foi inteiramente conquistado por essa figura fantástica e complexa.
As imagens, as palavras, as melodias, mexem com a gente.
Ao mesmo tempo em que algo dentro de mim ria e se sentia bem com a leveza e o desprendimento desse velhinho, com sua intensa vontade de viver, com sua sensÃvel percepção do mundo, das pessoas e da natureza, com seu puro e, à s vezes, irônico senso de humor e com sua sincera alegria, feita de pequenas coisas; outra parte de mim sofria e se angustiava de saber dessa realidade cruel de um ancião vivendo solitário numa caverna, a mercê da própria sorte, sem cuidados, sem amparo, sem conforto.
Mexeu profundamente comigo. Assisti repetidas vezes.
Excelente e rica contribuição para o Overmundo e para o acervo cultural de nosso paÃs.
Meus sinceros aplausos!
Oi Nic, tudo bem?
Q legal q vc participou, o importante é não desistir de inscrever boa idéias. O projeto é sensacional e abre espaço pra gente do interior de todo esse paÃs. Tenho uma idéia para o próximo. Vamos nessa! Abraço e valeu pela cometário!
Poeta Jorge Henrique,
Fico emocionado com suas palavras, pois é mesmo um retrato do q sinto qdo estou com o Sr. Brilhantino, e quando vejo o vÃdeo, que é um pouquinho do q nós filmamos. Ele ainda vive lá, e não sairá de lá nunca, como ele mesmo disse. Os filhos o visitam com freqüência e já tentaram levá-lo dali. Mas, ele não admite deixar suas terras (ou as terras q já foram dele - uma discussão q ele não admite, já que pra ele tudo lá ainda é dele, e eu respeitei isso).
Abraço pra vc e convide-me para seus escritos.
Ériton,
O seu trabalho ficou superlativo. Perfeita sintonia entre imagem e figura retratada. Ambos, são reais, onÃricos, melancólicos, esperançosos.
Abs,
Brilhantino vai aparecer pro pessoal daqui de Floripa. Está entre os filmes coletados no banco de cultura que vão ser exibidos na Bilica nesta quarta-feira.
Felipe Obrer · Florianópolis, SC 7/9/2008 21:51
Ériton,
realmente você fez um trabalho maravilhoso!! Pureza, vida, amor... Parabéns!
Obrigado Marcilio e Cris, vida e esperança é que não falta a Brilhantino. Ele ainda vive no mesmo lugar e sempre que estou em Muqui, sento com ele num bar pra papearmos um pouco.
Grande abraço e mostrem o curta pra quantas pessoas quiserem!
Parabéns pelo vÃdeo, tá muito lindo.
Uma dose de brilhantino por dia e a nossa vida será muito mais feliz. Tomara, tomara que ele chegue aos mil anos!!
Grande abraço.
Obrigado Phelipe Janning,
concordo contigo, Brilhantino nos inspira.
OLA BOA TARDE
OI GOSTEI MUITO DO VIDEO
PARABÉNS BOA SORTE SEMPRE
Fiquei muito emocionada com a simplicidade e a grandeza deste sábio,com o modo dele ver a vida.Um belo exemplo a ser seguido.Parabéns pelo documentário.
Regina Alves · Vitória, ES 9/5/2010 12:32
Gostei de ver meu tio joão brilhantino em sua aventura pelas cavernas de muqui-Es, não tinha conhecimento desse vÃdeo.
Moro no Rio de Janeiro, e sou filho da irmã do tio João, Luzia Brilhantino. Abraços a todos admiradores!!!
Antes que eu esqueça; sou subrinho do Brilhantino, Marcelino, aqui do Rio de Janeiro- Bonsucesso.
E-mail: mar_celgar@hotmail.com
Olá Marcelinho, ontem mesmo estive em Muqui e vi seu tio, ele está muito bem. E, apesar do jeitão "nem aÃ" dele, ele ficou muito feliz com o trabalho.
Abçs
Obrigado por seu contato, Ériton, quando oportuno diga ao meu tio Brilhantino, que mandei lembranças e sua irmã, Luzia Brilhantino tambem, afinal são muitos anos sem se verem!! E eu mesmo nem o conheço pessoalmente!! Fique a vontade!!
Abraços.... MARCELINO GARCIA.
Ériton, o vÃdeo é lindo. Como é bom ser comovida por pessoas como Brilhantino. Muitas vezes, a precariedade material não impede que se tenha vida em abundância. Fico mai apaixonada ainda pelo Brasil e pelos brasileiros.
Fernanda Salvador · Rio de Janeiro, RJ 10/4/2011 23:03
Pois é, .......
Acabei de assistir a Brilhantino, assistir não, conversar, rememorar.......
Gilbués tinha um figuraço, assim - "Mané Riri", sábio
amável, meigo, tenro e doce.......
Mané Riri era, no meu tempo de menino, a única sabedoria
que "peitava" as sabedorias de padres e bispos......
Abração,[
andré
Rapaz, e não posso deixar um abraço para o Marcelinho.......
abraço
andré
Muito bom mesmo. Diferente e ireverente a forma pela qual Brilhantino conduz a sua vida... diante da situação caótica e tumultuada desta vida... ele consegui fazer o que muitos nunca conseguirão... SER FELIZ COM O QUE SE TEM NAS MÃOS... A VIDA!!... Dinheiro não é tudo... Oportunidades não tem valor financeiro nem rentável...
Ériton, Parabéns pelo brilhante trabalho...
Da Amiga Poetiza.
Brisa Azul
Obrigado, Brisa! Estou indo p Muqui neste final de semana e devo rever Brilhantino!
Em breve, um amigo cineasta, Ricardo Sá, vai gravar com Brilhantino, que será um de seus personagens em um novo documentário.
Gde abraço!
saudacoes sou andre Costa se alguem por favor tiver com este Senhor brilhantino gosatria de saber se ele conheceu meu AVo ou conhece nome
SEBASTIAO ANDRE que era casado com india de nome genorina e tinha 4 filhas neusa lourdes vania e manoelita
alem de carlos alberto
André, posso perguntar quando eu estiver com ele. Vou de vez em quando a Muqui. Abçs
Ériton Berçaco · Muqui, ES 30/7/2012 20:44Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!