Cacos de Porcelana

K-TZ Strasburgo-FR 2004
Instale o Flash Player para ver o player.
1
Xico Abreu · Brasília, DF
26/1/2007 · 81 · 10
 

K-TZ (CD Demo)
K-TZ
Concertos para percussão com teatro, dança e interpretações performáticas, este foi o primeiro estimulo que levou, em 1997, Carlos Tort, Francisco Abreu, João Catalão e Luciano Zampar, então alunos do bacharelado em percussão na Universidade Federal de Santa Maria-RS sob a orientação do prof. Dr. Ney Rosauro, a fundarem o grupo K-TZ. Música contemporânea, arranjos diversos de Debussy a Milton Nascimento e composições próprias dão estilo pessoal ao repertório do grupo, que nos últimos oito anos se apresentou em diversas cidades, entre elas Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Montevideo (Uruguai), Resistência Del Chaco (Argentina), Strasburgo (França) e Luxemburgo (Luxemburgo). O grupo desenvolve também intensa pesquisa com teatro, onde compôs e executou ao vivo a trilha sonora das peças “Tambores Silenciosos†Josué Guimarães; “Querelle†Jean Genet; “Catástrofe†Samuel Becket entre outras.
Em 2001 o grupo gravou o disco “Brasilian Music for Percussion Ensemble†de Ney Rosauro. Em fevereiro de 2005, após um ano de trabalho em Strasburgo - França com o prof. Emmanuel Séjourné, o grupo participou da sexta edição do Concurso Internacional de Percussão de Luxemburgo, onde foi finalista.
Atualmente com residência estabelecida em Brasília, o grupo se dedica a uma fase de pesquisa em musica brasileira, “musica cênica†e “musica poesia†(linguagens contemporâneas que fundem a música com teatro e poesia).

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
Carlos Tort
Bacharel em percussão pela Universidade Federal de Santa Maria - RS na classe dos professores Dr. Ney Rosauro e Dr. Gilmar Goulart. Desde o ano de 2000 é percussionista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro ? DF. Em 2003, foi professor de percussão da Escola de Música de Brasília. Em 2004 integrou no curso de especialização em teclados de percussão na classe do prof. Emmanuel Séjourné, no Conservatório de Strasburgo-França, atividade que exerce paralelamente a OSTNCS. Suas composições vem sendo executadas em diversos paises do mundo, e recentemente, sua obra Cacos de Porcelana, foi editada e publicada pela editora francesa Phill Publications.
Ficha técnica
A musica é construída a partir de uma parte solista, no caso a marimba, que recebe o acompanhamento de outros instrumentos de percussão que possuem finalidades específicas. O tímpano funciona como o principal alicerce rítmico e harmônico, como um contra-baixo, uma espécie de pedra fundamental, que dialoga constantemente com a parte solista. Os demais elementos são adicionados de maneira a estabelecer diferentes cores e contrastes tímbricos, assim como suporte harmônico (vibrafone e crotales) e fundamentalmente rítmico (bongos, conga, bombo, blocos chineses, tam tam e gongos). Os instrumentos de metal neste caso são utilizados de maneira bastante ampla em sua tessitura, desde o muito agudo (crotáles), passando pelos sons médios (vibrafone e prato chinês), chegando aos sons graves (gongos e tam tam), todos elementos de natureza ressonante em contraponto a não-reverberação do instrumento solista. Todos os instrumentos de pele utilizados foram escolhidos de maneira a proporcionar também a abrangência em tessitura, a multiplicidade de situações as quais eles podem servir no contexto e em seções específicas da música (o muito grave e ressonante, o agudo seco porém melódico, por exemplo) bem como seu aspecto tradicional, sendo todos eles instrumentos já bastante conhecidos do mundo ocidental e a capacidade do conjunto utilizado de evocar o ritual, a dança, o transe e o êxtase.
Gravada ao vivo no ?Museu de Arte Moderna? Strasburgo-FR em janeiro de 2005
Downloads
783 downloads

comentários feed

+ comentar
Joao Catalao
 

Grande Xico,
Valeu de botar as musicas em acesso livre!Que todos aproveitem!

Joao Catalao · Brasília, DF 25/1/2007 23:58
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Novamente... muito bom!
Que bom saber de um grupo tão bom estabelecido em Brasília!
Se possível, podem me amdar umamsg aqui pelo Overmundo mesmo quando forem se apresentar? Valeu!
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 26/1/2007 14:21
sua opinião: subir
Carlos Tort
 

ficamos muito felizes que pudemos finalmente divulgar nosso trabalho dentro de um veículo inteligente e ágil. que todos aproveitem realmente! com certeza vamos comunicar o overmundo quando formos nos apresentar. mais uma vez valeu o apoio e interesse!

Carlos Tort · Brasília, DF 30/1/2007 23:02
sua opinião: subir
Carlos Tort
 

ah! esqueci de avisar que estamos com tocando um projeto com apoio do FAC aqui no df que consiste em apresentações em praças públicas e parques ecológicos nas cidades satélites do df. já tocamos em sobradinho, planaltina e paranoá. ainda vao rolar outras como gama, brazlândia, taguatinga e outras. avisaremos assim que tivermos datas confirmadas. até mais!

Carlos Tort · Brasília, DF 30/1/2007 23:10
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Faz um post contando sobre esse projeto! E coloca um link aqui avisando...
Parece interessante... é aquele Arte por toda parte?
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 9/2/2007 13:01
sua opinião: subir
Xico Abreu
 

Pois é Ana, é um projeto realmente interessante, recebemos apoio do FAC, e já estou querendo publicar algo sobre isso faz tempo, porém andei meio ocupado, além de não ter muito a noção de onde publicar (blog, agenda, ...), esperamos continuar as apresentações após o carnaval, então antes disso as informações estarão todas por aqui.

Xico Abreu · Brasília, DF 11/2/2007 17:18
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Olha, para avisar de quando forem tocar é na Agenda, mas a minha sugestão é contar qual é o projeto, como funciona, quais são os objetivos, como foi o processo de estruturação, como está sendo a recepção do público... essas coisas... se for escrever algo assim é no Overblog.
Faz assim, escreve a matéria pro Overblog, depois, toda vez que tiver uma apresentação coloca na agenda, com um link para a matéria, assim as pessoas sabem do que se trata todo o projeto. E vice e versa, quando tiver apresentação faz um comentário na matéria com um link para o evento colocado na agenda, assim, quem leu a matéria e se interessou pode ir conferir uma apresentação... que tal?
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 15/2/2007 12:07
sua opinião: subir
Xico Abreu
 

Valeu as dicas Ana... Não sei se tu chegou a olhar mas eu fiz um post no overblog, e esta na fila de edição Batucando no Parque, eu ainda não dominei essa história de link, mas uma hora eu aprendo se puder de uma olhadinha por lá e as dicas e comentários são sempre muito bem vindos. Essa semana vou por na agenda pois já temos umas datas marcadas.
Valeu mesmo.
Abraços!

Xico Abreu · Brasília, DF 16/2/2007 03:08
sua opinião: subir
Ana Cullen
 

Por nada Xico, acabei de olhar e já comentei lá, ficou muito bom o post... quanto ao link, eu pensei em algo tipo fazer um comentário com o endereço da página mesmo: copiar e colar.... hehehehe... mas vc colocou um link na matéria Batucando no Parque e ficou perfeito, pois vai para todas as postagens de músicas do K-TZ...
Abraços!

Ana Cullen · Brasília, DF 16/2/2007 10:50
sua opinião: subir
Xico Abreu
 

Os dias passam e vamos aprendendo cada vez mais... estou quase pegando o espirito da coisa... se eu tivesse acesso a uma banda larga, já estaria um expert na linguagem do site...
mais uma vez valeu...
Abraço.

Xico Abreu · Brasília, DF 17/2/2007 01:51
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados