Canto da solidão... docudrama

Instale o Flash Player para ver o player.
1
Marconcine · São Luís, MA
10/3/2009 · 118 · 4
 

Docudrama do processo de encenação do espetáculo "Canto da solidão...", de Lio Ribeiro, por Cláudio Marconcine.
Aprovado pelo edital de apoio à cultura do Governo do Estado do Maranhão - 2008.

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
Texto: Lio Ribeiro
Encenação: Cláudio Marconcine
Ficha técnica
Lio Ribeiro: texto
Nando Cruz: elucidação do som
Instituto Sinergia: áudio e vídeo
Passo Preto: nando cruz
Vivaldi: sonetos e músicas
Nice Rejane: a cor
Fernando Pilantröpóv: butoh
Mário Filho: mímica decroux
Cláudio Marconcine: o que resta
Downloads
237 downloads

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

oi Marconcine - muito bacana todos esses registros das atividades culturais de Imperatriz que você publica aqui no Overmundo desde o Contação de Histórias - cada vez que vejo suas novas colaborações fico com vontade de conhecer Imperatriz e a cena de arte local - muitas curiosidades: o Canto da Solidão foi encenado quando? Ficou em cartaz quanto tempo? Como foi a reação do público? Abraços e valeu pela colaboração constante/importante aqui no Overmundo

PS: mais curiosidade: como andam as atividades que você anunciou em ponto-de-difusao-digital-producao-e-visibilidade

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 8/3/2009 11:06
sua opinião: subir
Marconcine
 

olá. obrigado pelo comentário. eu tenho muita coisa para postar, a bem da verdade, mas o tempo é implacável em boa parte das vezes.
imperatriz é árida, sobremodo, e a produção local tem, invariavelmente, contado com recursos públicos federais (principalmente), e estaduais (graças ao governo democrático e popular que hoje governo o estado). eu pinto, por vezes, uma cidade que não é a minha. estou sempre em crise, e busco encontrar um espaço, físico mesmo, que dialogue comigo e eu com ele. aqui, mesmo morando, indo e vindo, sempre, me deparo com situações estranhas a mim, que é não me ver pertencente a esta cidade.
o canto da solidão... ele teve sua estréia no mês de fevereiro, uma semana antes do carnaval, em uma escola técnica federal. apresentei-me para quase todas as turmas da escola, gratuitamente - contrapartida do projeto com recursos públicos. essa primeira temporada foi em detrimento da contrapartida. foram 16 apresentações. agora, ficarei em cartaz com este espetáculo-solo e outro, em tocantinópolis-to, onde estarei desenvolvendo projeto de residência artística em pontos de cultura.
a reação... pensei que ele fosse hermético. enganei-me. ele é até didático prá caramba. o público gosta, compreende, fica reflexivo, percebe a multiplicidade de signos, decodifica alguns. não acham chato (ele tem quase uma hora de duração). percebem a técnica e o vigor. acham-no instigante.
o ponto de difusão digital... o problema neste país é a descontinuidade. uma nova gestão da entidade que gerencia o projeto odeia-o porque ele não agrega recursos financeiros para o teatro. visão diminuta. com isso, deixamos de auxiliar sua execução, fizemos um protesto na frente do teatro, imprensa... e processo nas costas, já que jogamos alguns saquinhos de tinta e ovo nas paredes do teatro - e teto também. queimamos simbolicamente uma cabeça espetada em uma lança - do responsável pela atual gestão da entidade -, entramos em contato com ministério tentando encontrar uma solução para o impasse. ontem, eu vi que eles estão retomando o projeto (graças a interferência do ministério). o núcleo de cinema experimental está com dois vídeo-documentários em processo de finalização e envolvidos em registros de manifestações indígenas da tribo dos gavião, perto de carolina-ma.

Marconcine · São Luís, MA 9/3/2009 11:46
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

oi Marcocine: muito obrigado pela respostas - os problemas que você aponta não são exclusivos de Imperatriz - e todo mundo se sente estrangeiro na sua terra - por favor, continue a batalha: você vai ver como o que você faz, ao poucos, vai ter consequências importantes na vida de muita gente da cidade - a reação para a sua performance, para turmas de uma escola, já demonstra isso - abraços!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 9/3/2009 12:05
sua opinião: subir
graça grauna
 

Parabens e sucessos! Votado.

graça grauna · Recife, PE 10/3/2009 09:32
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
mpeg, 96.3 Mb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados