Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Capitalismo de esquerda e direita

1
José · Criciúma, SC
5/1/2007 · 65 · 2
 

“O único lugar que existe é o dia de amanhã, a nossa utopia é fazer alguma transformação já. José Saramago.”

À esquerda e a direita possuem a mesma coerência capitalista, dois caminhos um destino. A dualidade não percebe a sina fatalista... A prática simbólica da esquerda é sublimada pela dialética materialista na mesma fonte da direita. Os símbolos são os mesmos, na diferença pragmática da razão, ou seja, a intenção é a mesma com prática “diferente”... Caminhos ilusórios paralelos que cruzam num destino mutuo previsível.

A razão da instituição serve à lógica do capital que permite a elasticidade necessária para manter este padrão de sociedade... Neste caso, já e perceptível à perda de fôlego das instituições, sejam materiais ou espirituais. Ocorre que o meio ambiente natural tenta adaptar-se ao sistema, alterando o clima, causando conseqüências catastróficas a este padrão de sociedade materialista profana.

Nem mais a utopia do contrato a ser assinado com cláusulas e parágrafos pré-estabelecidos alcança a “paciência histórica”, falta história para a paciência... A utopia gera expectativa, cria o tempo e gera um caminho paralelo de “sonhos” comum ao universo dualista direita-esquerda.

Também não é questão de qual caminho seguir, mas, perceber no caminhar a relação da parte que nos remete ao Todo. A todo instante o meio facilita um novo olhar que quando apoderado desbrava naturalmente novos horizontes... Caminhando e rompendo com símbolos já, novos padrões já e um olhar novo já. Amanhã é hoje...

compartilhe



informações

Autoria
José Dagostim
Downloads
49 downloads

comentários feed

+ comentar
Marcos André Carvalho Lins
 

concordo plenamente. os nossos referenciais de direita e esquerda estão muito misturados, desorganizados, ainda penso existir uma direita e uma esquerda, mas não nesta formulação maniqueísta, pois ambas possuem falhas estruturais. para mim , o poder enquanto instituição sacro-santa está fendendo, é preciso cutucar a colméia de vespas, pode-se até sair com ferroadas mas
a natureza humana agradece.mudar é preciso!!
abs.( gostei demais do texto )

Marcos André Carvalho Lins · Recife, PE 4/1/2007 15:30
sua opinião: subir
José
 

Olá, Marcos!
É isso, seu comentário é de grande sabedoria!...
Agradecido, José

José · Criciúma, SC 4/1/2007 22:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 21 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados