Este é o segundo roteiro que eu apresento pro overpovo. O primeiro se chama Ação Afirmativa e pode ser visto neste link. A idéia é gerar um fórum de discussão sobre a produção do roteiro cinematográfico e um olhar sobre roteiro como literatura.
CapÃtulo Primeiro foi escrito no final de 2003 e filmado no ano seguinte, no âmbito do curso de cinema da Universidade Estácio de Sá (RJ). Problemas de produção fizeram com que o lançamento ocorresse apenas em 2005.
O roteiro conta a estória de uma mãe evangélica que descobre entre os pertences do filho uma carta de amos escrita por outro rapaz. O conflito dela é trazê-lo de volta para a Igreja de modo a resgatá-lo de uma vida que ela considera errada. Ele, por sua vez, está a um passo de abrir-se para mãe. Procurei contar a história com diálogos e ações onde as palavras contém mais textos do que aquilo que é declarado.
O resultado final ficou muito próximo do que foi escrito no roteiro. Uma das cenas acabou sendo perdida por um acidente com a câmera que causou danos na pelÃcula. No entanto, juntamente com o montador encontramos uma saÃda que não deixou lacuna na estória.
O filme já foi exibido em mostras e festivais de todo o Brasil e na Europa, Guiana, Japão e Nova Zelândia. Também pode ser visto neste link.
Que profissa, Roberto! Não só publicou o roteiro como já tem ele executado...
Muito bacana!
acho muito bom que esse tipo de discussão ocupe espaço aqui. roteiro é literatura antes, vejo assim: um roteiro pode servir para se escrever um romance, uma novela, um conto.
uma imagem no cinema vale por muitas palavras. distinção básica. de um roteiro você pode partir para escrever um romance ou para realizar um filme.
os elementos para tais lidas são semelhantes. as ferramentas diferentes.
nada conclusivo. haja controvérsias. só divaguei...
Oi gente, embora eu tenha me inscrito no overmundo há muito tempo hoje é a primeira vez que que vejo algo do site. Quer dizer, é a primeira vez que vejo algum texto. Infelizmente o computador está com algum problema e não consegue baixar PDF, portanto não consegui baixar o roteiro.
Mas a abordagem me parece bem legal, gosto da idéia de abordar pelo ponto de vista da mãe evangélica. Acho que se abordasse apenas pelo ponto de vista do garoto teria um grande risco de ficar banal.
Eu também escrevo roteiros e argumentos. Um dos quais já foi gravado. Ainda não o editei, mas acho que o resultado será razoável. A fotografia ficou boa, o som também. O roteiro (tomara que concordem) é muito bom ; )
Legal o overmundo, quando conseguir resolver o problema do computador volto para ver o roteiro.
Abraços!
Oi, Chico, pena que vc nao deixou seu profile aberto para contato direto. Enfim, espero que vc termine o filme e compartilhe com a gente aqui. Inclusive o roteiro.
Roberto Maxwell · Japão , WW 18/2/2007 16:04
Queria ver o vÃdeo, mas foi tirado do youtube...
Estarei por aki.
Valeu!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!