Capoeira: Eu posso não prestar, mas voce também não é uma maravilha! Leiteiro

1
AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ
2/4/2008 · 170 · 21
 

Frustou minha expectativa o livro Capoeira e Religião de S..... Esperava um libelo que nos ajudasse na defesa da Capoeira, e oque ele fêz foi um Catecismo! Aparentando desconhecer as contradições da Bíblia, crê que tirando os adeptos de outras Religiões e colocando os Evangélicos na Capoeira, ela deixaria/deixará de ser Religiosa e também Demoníaca!
(Leit: Comentários de Leiteiro)
Costurei várias laudas, vamos a elas:

Porque para alguns Jogar Capoeira é Pecado e para outros não?
Leit: Aqueles que diziam que era Pecado, hoje estão Jogando!
Porque existem pessoas que entendem de Religião e Não a Condenam, e existem pessoas que entendem e a Condenam?
Leit; A mesma resposta anterior.
Será que quem a Condena , não Conhece sua História e seus Fundamentos?
Leit; Não conheço nenhum Evangelico ou Pastor que tenha virado Capoeirista, só o contrario.
Ou será o contrário, os que não a condenam, é que não conhecem sua História e seus Fundamentos?

Leit:A história "vendida" até hoje, foi a de sua fase negativa, ja no principio da expansão, com todo o tipo de aproveitadores, se dizendo Capoeirista. Hoje os práticantes nos graus mais elevados conhecem sua História e Fundamentos, já os novos e seus parentes, admiradores e destratores, provavelmente não!
Será a Capoeira Diabólica? Joga-la é prestar Culto ao demônio?
Leit: Apesar de vários capoeiristas terem o apelido Diabo, talvez 1% possa ter feito uma oferenda a Exú, o mais perto que isto possa ser de Culto ao demônio.
O que a faz torna-la Pecado?
Leit: A língua de alguns Coisinhas de Jesus.
Sua Música, a Dança, o Ritmo ou os Instrumentos?
Leit: Hoje nas Igrejas Católicas ou não, se houve todo tipo de música, se Dança varios tipos de danças, e tocam quase todos os instrumentos. Nos Templos ainda não entra o Atabaque, mas ja me pediram para ensina-los Berimbau!
Ou será o próprio Diabo, ou os Capoeiristas?
As dúvidas mais comuns das pessoas em relação a Capoeira e a Religião, é se a Capoeira é uma dessas Religiões Africanas, ou se seus Fundamentos e Rituais são ligados direta ou indiretamente, com algumas dessas Religiões, ou até que ponto Jogar Capoeira vai contra os ensinamentos bíblicos.
Não é tão simples e nem fácil tirar estas dúvidas, nem responder que Sim, que ela está totalmente envolvida com a religião que depõe contra o Cristianismo, ou respondendo que Não, que Não Existe Nenhuma Relação entre Elas!
Porque não é fácil?
Cada pessoa pode dar respostas diferentes a uma mesma pergunta. A resposta de cada um, depende muito da Visão que ele tem de Deus, do Mundo, do Homem, do Certo e do Errado, do que seja Religião ou Não!
Leit: Quando Martinho Lutero fêz a dissidência, fê-lo crendo ser a Original ruim. De sua cópia surgiram xerox: Batista, Adventista, Mórmon, etc. porque Ele não ficou na Original sem as porcarias?
Na capoeira coincidiu: Bimba tirou as "porcarias", fêz a Regional, aí vieram as xerox: Sinhôzinho, Samango e Muzenza de Canjiquinha, Hidrocapoeira, Miudinho de Suassuna, Aeropoeira e Figthpoeira, etc.

Temos aqui muitas vezes que separar o que É da Capoeira, e o que é do Capoeirista. Isto faz uma diferença muito grande, porque nem tudo que o Capoeirista faz na roda, ou em uma Aula, ou em uma apresentação de Capoeira, É da Capoeira!
Não é raro o Capoeirista colocar elementos, (movimentos ou...) na aula de Capoeira que são próprios seus, ou da Cultura Africana, que Não É da Capoeira, e que as vezes podem vir até mesmo da Religião que ele acredita.
Portanto temos Estudar os Elementos da Capoeira dentro do contexto de seus Fundamentos, muitas vezes Separadamente!

Lei: Se não conheceres os Fundamentos, vais "inventar" um bocado de Porcarias!
Nos Grupos de Capoeira, o comportamento dos componentes, recebe influência direta e indireta dos outros membros, os mais antigos tendem a influenciar os mais novos.
Lei: Isto acontece também na Religião Católica e Afro-Brasileira, cujos Pais ou Parentes mais velhos, levam-nos! Já os Evangélicos são levados pelos mais novos mesmos, dada a quantidade de garotos se esguelando nas esquinas e lojinhas.
Dependendo do Grupo, as pessoas até perdem a sua Individualidade, trocando valores que conquistaram no decorrer de suas vidas, por valores que Não Consideram Seus, e que Nunca Acreditaram Neles!
O seu Mundo torna-se pequeno quando as perspectivas giram em torno da Capoeira, (só da Capoeira) e a tem como um fim, não conseguindo ver nada além dela. Se por um motivo qualquer, não puder mais pratica-la, então perderá a felicidade, e no dia que perder os amigos da Capoeira, tornar-se-a em uma pessoa muito solitária.
Chegará o Fim do Mundo, pois a Capoeira É Seu Mundo!
Lei: Isto é passado pois agora temos a Tia NET!
Deus Mudando as Pessoas, as Pessoas Mudarão o Mundo!

Os Capoeiristas no início, eram Descendentes de escravos, portanto, Descendentes da religião deles. E não é de se estranhar, que as Letras das Músicas, as Ideologias, os Conselhos, tivessem influência dessas Religiões.
Mesmo a capoeira Não Sendo Religião, É muito difícil separar a Religião da Capoeira!
Ouvimos de vez em quando, as pessoas dizerem que a Capoeira É a Sua Religião, sua Filosofia de Vida, e que Ela É a sua Própria Vida!
Não será Muito Bom, quando as Pessoas encontrarem também o Verdadeiro Deus, através da Capoeira?
Lei: Mestre Amém aonde estiveres diga: Amém Jesus, Aleluia!
Quando Consagramos a nossa Vida para Deus, Aquilo que Tocamos também se Torna Santo. Então Acreditamos que a Capoeira se Tornará Santa todas as vezes que um Cristão Consagrado a Tocar, porque são as Pessoas que São Santificadas, e Não os Objetos!
Leit: Os católicos que teêm sua imagem de São Benedito, como os Umbandistas que teêm seu Preto Velho, poderão dormir sossegados, pois está na bíblia:
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. Números 21:09
Existem objetos santificados?
Dize a Aarão e a seus filhos que se apartem das Coisas Santas dos filhos de Israel, que a mim me santificam, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o SENHOR. Levitico 27:30
Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do SENHOR; santas são ao SENHOR. Levítico 22:02
Coloco estas como curiosidades, para aqueles que não teem tempo de pesquisar a bíblia. Quem teve oportunidade de apreciar um sessão de Umbanda, poderá lê-la em Ezequiel, quando ele ressuscita um. As Casas da Moeda Religiosas aproveitam tudo o que esta na bíblia: Terra santa, óleo santo, fogueira santa, etc, no afã de "tosquiar' suas ovelhas.
Não compreendes porque eles se matam achando graça?
Leia em Exôdo; 32:27-28-29!

Com o passar do tempo, o Perfil do capoeirista foi mudando, entrando na Capoeira povos de varias Etnias e Raças, influenciando com seus Credos e Costumes, Católicos, Evangélicos, Budistas e outros. Naturalmente o Sincretismo que já acontecia em muitas áreas do Brasil, começou a acontecer no meio dos Capoeiristas, por exemplo:
Muitos Capoeiras fazem o Nome do Pai, ( Sinal da Cruz) antes de jogar, Símbolo do Catolicismo. Alguns nomes de Toques do Berimbau recebem nomes de Santos Católicos como: São Bento, Santa Maria e em varias músicas constatamos este Sincretismo!
Lei: Sem querer ser pedante:
"Dependendo do Grupo, as pessoas até perdem a sua Individualidade, trocando valores que conquistaram no decorrer de suas vidas, por valores que Não Consideram Seus, e que Nunca Acreditaram Neles!"
Atualmente, a Religião predominante entre os Capoeiristas É o Catolicismo, e é evidente que esta influência na forma de pensar, agir, compor música, e na forma de vida dele. Não sabemos quem vai comandar a vida Espiritual dos Capoeiristas no futuro, quem sabe serão os Evangélicos.
Lei: Desconheço se quando o estimado Mestre João Pequeno fez esta belíssima letra, ele já era Evangélico, mas que esta não é música de Capoeira mas sim um Hino, não tenho dúvidas!
Quando eu aqui cheguei/ A todos eu vim louvar/ Vim louvar a Deus 1º/
E aos moradores deste lugar/ Agora estou tocando/ cantando em seu louvor/ estou louvando a Jesus Cristo/ e ao Deus Pai que nos criou/
Abençoe esta cidade/ com todos seus moradores/ e na Roda de Capoeira/ Abençoe os jogadores......
Muitas pessoas já estão reprovadas por Deus, e por isso a maioria de suas atividades também são reprovadas.
Leit: Não só por Deus, mas pelos homens também!
O homem precisa restaurar sua comunhão com Deus, para tornar as coisas que faz Santas, e não pecados.Todos os pensamentos e atitudes estão vinculados a uma crença em algo, e as Crenças Religiosas dominam grande parte das ações dos homens, e portanto tudo o que ele faz, torna-se Espiritual e ninguém fica neutro, até porque a neutralidade reforça uma crença em algo, portanto:
A Religiosidade da Capoeira é igual a de qualquer outra atividade!
As mudanças no processo sócio-cultural que vem ocorrendo no País, fizeram com que houvesse uma diminuição do Preconceito, e uma maior aceitação da nossa Cultura.
O Brasileiro vem mudando sua Forma de Ver a Capoeira!
Lei: Será que era Preconceito e não o Atabaque que os afastava da Capoeira!
No Brasil há um Sincretismo Religioso muito forte, e a tendência é aumentar, pois existem varias Religiões disputando a Fé do Povo brasileiro, e um dia as Correntes Filosóficas representadas pelas Religiões irão ter sua Intersseção, e uma delas deverá sobressair-se.
Pergunto:
Qual delas determinará a grande parte do comportamento do povo Brasileiro!
Será que o Catolicismo continuará a dominar? Ou o Candomblé? Ou será o Protestantismo?
E o Comportamento dos Capoeiristas quem comandará?
Na atualidade a Capoeira está praticamente dissociada de uma religião, e reflete em seus segmentos, a Filosofia de cada grupo e de cada Mestre
!
Lei: Isto foi na época que fizeste este livro, pois hoje tem Evangélico pregando até no Inferno, quanto mais na Capoeira!
Em Nenhum estudo sobre as Religiões, ou sobre os Cultos aos Orixás foi encontrado a Capoeira como Religião, ou até mesmo citado parte delas. Também não foi encontrada nenhuma citação de alguma "Entidade" jogando Capoeira!
Leit:
LAROYÊ!: Minha entrada na ESPIRITUALIDADE foi desastrosa, tinha uns 5 anos e -somos gêmeos- ai tem aquilo de Cosme e Damião, a nossa Mãe resolveu nos Benzer no Centro. O Pai de SANTO(?) defumou nossas cabeças com a fumaça fedorenta de um charuto depois deu CABEÇA COM CABEÇA pra rachar !
Sai do Rio com 6 anos voltei com 15 e o Centro tinha mudado pra debaixo da minha janela, dormia embalado pela cantoria e batuque e acordava invariavelmente 2-3 horas da manhã com uma gritaria infernal era a hora que quem não tinha pégo SANTO(caboclo) pegava, ERA A HORA DO HIT da Macumba da época!
OLHA A MATAMBA,PAM
Olhá, olhá,olhaÊ, olha a matamba de Kakarucaia Zinguê!
O jovem Pai de Santo quando não estava "TRABALHANDO" estava caçando jovens pra queimarem a sua rôsca e foi no Centro dele que SURGIU o 1º(?) EXÚ CAPOEIRA 1977!


Há 3 Tipos de praticantes de Capoeira em relação a Religiões:
O 1º Tipo: Aqueles que estão ligados ao Candomblé ou Umbanda, pessoas que levam a sério a sua Religião, jogam Capoeira, pedem Proteção, Orientação a seu Orixá, e dedicam seus trabalhos a Eles.
Têem Consciência do que estão fazendo!
Leit: De nôvo?
"Temos aqui muitas vezes que separar oque É da Capoeira, e oque é do Capoeirista e isto faz uma diferença muito grande."
O 2º Tipo: São aqueles que não estão ligados ao Candomblé nem a Umbanda, dizem que a Capoeira Não tem nada a ver com Religião, mas sem perceberem Ligam a Capoeira a Religião. Sem uma Consciência, engrossam o Time dos que cantam músicas que falam de Santos, de Orixás, músicas de Caboclo e outras. Amarram fitinhas de Senhor do Bonfim nos Berimbaus, colocam passos de danças de Orixás em suas coreografias, fazem o Sinal da Cruz para jogar!
LeiT: Taís dizendo isto, pois era apenas um crentinho.
Será que chegastes a virar um fanático?

O 3º Tipo: são Aqueles que realmente lutam para separar a Capoeira da Religião. Esforçam-se conscientemente para Não cantar e nem usar nada que Ligue Capoeira com Religião!

Lei: Podem me chamar de chato:
"A Religiosidade da Capoeira é igual a de qualquer outra atividade!""Mesmo a capoeira Não Sendo Religião, Era/É muito difícil separar a Religião da Capoeira!"
Mestre M....:"Ser Religioso, é estar em Conexão com a Ancestralidade, e desconectada, ela deixa de ser uma manifestação Africana!
A Capoeira pode ser Religião para alguns e Conter Religião para outros!"


Mestre S....! (RJ)
Hoje estamos voltando para uma Capoeira pura sem nenhuma Religiosidade, oque está acontecendo, é que os Evangélicos Também estão Jogando Capoeira, que eu chamo de Ecumênica. Não tem uma Religião fixa, abrange a todo Clero, Pessoa, e todo o tipo de Religião!
Eu como Mestre de Capoeira, acho que não tem nada a ver, Capoeira com a Religião afro-Brasileira, ela é totalmente desvinculada. Se tivesse vínculo, nós não cantaríamos em português, porque os Negros não dão liberdade de cantarem suas músicas em português, e sim, teêm que cantar em Kimbundo ou Yorubá!
Mestre M,,,,,! (BA)
Vou especificar, quando falamos desta relação da Capoeira e Religião, só podemos falar de Capoeira Angola! Houve inclusive, com a criação do 2º Estilo de Capoeira, (a Capoeira Regional) uma das propostas era tirar o aspecto religioso. Ser Religioso, é estar em Conexão com a Ancestralidade, e desconectada, ela deixa de ser uma manifestação Africana! A Capoeira pode ser Religião para alguns e Conter Religião para outros!

Leiteiro: Há muitos anos atrás ao ler o livro do Nestor Capoeira, vi um desenho de 2 capoeiristas jogando em cima da frase:
Eu não vim para trazer a Paz, e sim a espada!

Naquela época já se desenhava a perseguição dos Evangélicos aos Santos Católicos, e para me sentir Professor de Capoeira, li um bom tanto da Bíblia!
Deus fez o Anjo Lucífér e a ambição transformou-o no Diabo, a Capoeira não tem culpa das coisas Religiosas que contêm, e se fôr pelo Batuque, Carimbó, Lundu, Samba, Maculêle, etc, também têem. Cabe ao Professor de Capoeira, não obrigar o aluno a fazer, os Fundamentos Afro-Religiosos inseridos nela.

E os alunos que não fizerem, não poderão reinvindicar nenhum Título de Capoeira Angola!

Quem conhece bem os Fundamentos, sabe que fazer o Sinal da Cruz, ou Riscar Ponto no pé do Berimbau, é opcional, faz quem quer e sabe fazer.
Há 3 respostas após a Ladainha:
Ieh, Viva meu Deus! Ieh, Galo cantou, e Camaradinha, É Hora, É Hora!
Portanto Sr. S...., Os Fundamentos continuam os mesmos, quem mudou foram Voçes!
Pois é Sr. S......:, o Sr. gastou tantos anos para se formar pra isso?

Essa tirei da Internet:
II Encontro Nacional dos Capoeiras em Cristo.
Jesus Mestres dos Mestres
Graduação no Ministério de Capoeira Aba-Pai.
Curioso, resolvi saber oque significava o ABA-PAI. Recebi a resposta, e se não seguro, meus cabelos cairiam. Não cairam, mas ficaram brancos com oque recebi. Uma nova Graduação, DADA e InsPIRADA por D.....!

Gás responde:
ESTA GRADUAÇÃO É BASEADA NO SISTEMA DOS GRUPOS DE CAPOEIRA CONTEMPORÂNEA, E SEU SIGNIFICADO FOI-ME DADO E INSPIRADO POR DEUS,

Antes de iniciar este Bate-Rebate ai embaixo, digo que na minha modesta opinião:
Capoeira Não Tinha, Não Tem, Não Terá Religião!
Quem Tem é o Capoeirista!

Porque se a Capoeira tivesse religião só poderia ser, ou Católica ou Umbandista, que são as religiões que vem acompanhando-a através dos capoeiristas antigos.

Até 1995 mais ou menos, a Capoeira perdeu inúmeros bons capoeiristas por causa dos Evangélicos, que diziam ser ela demoníaca, pelo uso do atabaque. Hoje ela continua com atabaque, (eles tiram) mas não é mais demoníaca.
Ou seja:
!Ela nunca foi demoníaca, era o atabaque que a tornava
Tirem a trave deste olho, Irmãos!

Leiteiro:
Sr. Gás!
É impressionante a criatividade de quem criou esta Nova Graduação, infelizmente não temos como impedir, ja que a Capoeira pertence a todos, que a usam em proveito próprio ou de sua Ideologia. Peço sua permissão para divulgação.Não vou lhe enganar, farei a divulgação com a intenção de combatê-la - a Nova Graduação , não o Sr.- tendo a certeza de que nada mudará, apenas porque é minha obrigação fazê-lo!
Como disse;
Infelizmente, somos todos Donos da Capoeira!
Gás responde:
QUANTO A COMBATER A GRADUAÇÃO, ME EXPLIQUE COM DETALHES?
SE FOR PARA HONRAR A DEUS, É BEM VINDA A DIVULGAÇÃO, CASO CONTRÁRIO NÃO AUTORIZO, POIS ESTE MINISTÉRIO É PARA HONRAR A JESUS CRISTO E NÃO A HOMENS, LEMBRE-SE QUE O PADRÃO É ALGO EXCELENTE NA CAPOEIRA E DEVEMOS FAZER AS COISAS DE DEUS COM EXCELÊNCIA, CUIDADO !

leiteiro:
É uma pena não me dares a Autorização, mas diz o velho deitado que:
Quem tem ....U Tem Medo!
Desconheço que:
As criações que existem na Capoeira, seja de Movimentos Técnicos, (Fítsicos) ou Conhecimentos Teóricos, tenham sidos insPIRADOS por Deus!
Mas na Bíblia, quem recebeu alguma coisa escrita de Deus foi Moisés, assim, sendo verdade oque dizes, estas bem na foto.
Até pouco anos atrás a Capoeira, Candomblé, e Espiritismo eram Coisas do Demônio, gritado em altos berros por Coisinhas de Jesus nas esquinas.

Não tenho dúvida que estavas com a cabeça cheia de gás, para inventar tamanha PORCARIA. Pelo PODER que a Capoeira me dá, que é muito maior que este que JC não lhe deu, nem lhe dará, RETIRO o CAPOEIRA do seu nome.
Para mim de agora em diante seu apelido será GÁS H!
Não perca tempo em me escrever.....
Professor Leiteiro

Este texto ai do Gás H, me lembrou a frase de um dos maiores patifes do mundo, enganando aqui em Belém a décadas:
Tem muita gente INFILTRADA na Capoeira!
Eu chamo a esses "alunos", que gostam de serem e viverem enganados por esses Elementos, de participantes do:
Grupo Me Engana Que Eu Gosto!

compartilhe



informaes

Autoria
S....., e comentários de Leiteiro
Downloads
2818 downloads

comentrios feed

+ comentar
Andre Pessego
 

Professor,
Muita coisa do que voce fala aponta para as razões da nuca eleição de nem um dos Capoeiras que têm se candidatado em eleições, Brasil por ai. Os caras ficam vislumbrados com as contas dos raciocinios deles mesmos. - Valores que cham que tem. E as vezes têm. E valores que querem que os outros tenham a obrigação de ver de reconhecer. etc.
legal, um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 31/3/2008 22:25
sua opinio: subir
AZnº 666
 

André:
O Texto sem meus comentários é de doer, o cara labuta anos, adquire um título respeitável, abre uma bíblia, e joga tudo pro alto!
Concordo contigo, mas a Desconfiança no Capoeira é um mal necessário, o previne é até o defende destes Hipócritas e patifes.
Embaixo exemplos do "desespero dos Meninos"!

As 7 Pragas do Agito:
A 1ª é essa Graduação aí do GásH, embaixo a 2ª e a 3ª:
2ª Praga:
Quero formar um grupo de Capoeira Gospel em são gonçalo, no RJ (Marquinhos - 30/03/2007 12:21:39)
3ª Praga:
Data: 30/10/2007 20:10:49
Assunto: QUERIA MANTER CONTATO SOBRE SUA PERGUNTA ..
A Paz do SENHOR , meu irmão em CRISTO ...... Após deve-se reformular todo ritual para dar procedimento ao trabalho, por exemplo as letras das músicas, aqui em Porto Seguro na Bahia, nós estamos tentando formar este grupo mas, meu irmão, a luta é grande, pois existe muita discriminação por parte até dos nossos irmãos.
É importante saber que pelo menos aqui, não é fácil fomar um grupo de capoeira COM FINALIDADE DE EVANGELISMO, porque nem todos pensam como nós, somente na VISÃO DE ALMAS PRO REINO DE DEUS. Muitos só querem é capoeira e roda e mais roda, etc... É preciso ter uma equipe para ORAR E JEJUAR, e não visitar RODAS de Grupos Seculares, senão com a finalidade de ir em ORAÇÃO E JEJUM, porque quando visitamos, estamos pisando em território do inimigo, precisamos ir na cobertura da igreja dos nossos líderes . Caso não for assim, não estamos na VISÃO DE RESGATE DE ALMAS PARA O REINO e sim de Capoeira . DEVEMOS TREINAR, POIS SE TRATA DE DEFESA PESSOAS, MAS NÃO COM FINALIDADE DE VIOLÊNCIA E DE BUSCAR REVANCHE ETC. Que vôçe deve conhecer como capoerista, oque rola nos grupos SECULARES. Meu AMADO IRMÃO, nós ja tivemos aqui, uns 150 jovens no nosso grupo, mas não foi a frente porque faltava isso que te falei, e mais coisas , que sómente com mais tempo para lhe falar, é que talvez possa te ajudar, em seu SONHO DE EVANGELISMO COM CAPOEIRA . ..... Olha irmao, eu sou evangelista e estou sendo preparado para pastorear, minha igreja trabalha com células, e eu agora estou querendo pastorear projeto , ou seja: Não quero mais liderar capoeira, e sim pastorear uma igreja, e automaticamente preparar um líder nesta área de capoeira, para evangelismo de RUA , com a experiência que tenho nesta area de capoeira, aí sinto que vai ser para GLOOOORIA DE DEUSSS .
A PAZ DO SENHOR..


AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2008 08:28
sua opinio: subir
poty
 

ok

poty · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2008 12:50
sua opinio: subir
 

Nessa "democracia cubana" em que vivemos (a de lá está mudando, quem diria!) é no mínimo imprudência "bater de frente" com qualquer religião, principalmente as pentecostais & quejandas. Pior ainda: nesses têrmos ("coisinhas de Jesus", etc) é quase um suicídio. Por pouco mais do que isso a Igreja Universal está processando jornais de SP e do Rio, além da própria jornalista que fez o texto acusatório. Cada fiel dela pode(rá) levantar um processo em sua cidade de origem e haja despesas pro réu.
Como dizia Ibrahim Sued... "todo cuidado é pouco, porque cavalo não desce escada!" Mas para um tipo de gente FANÁTICA e renitente em seus conceitos nenhum argumento vale nada.

"NATO" AZEVEDO · Ananindeua, PA 1/4/2008 15:00
sua opinio: subir
AZnº 666
 

Graças a Deus, nós Católicos mesmo não praticantes seguimos o exemplo, e damos o outro lado da face. Como disse, enquanto ensinava de graça aos filhos das "ovelhas" que eles tosquiavam, eles diziam que minha Arte era demoníaca. Mas "A canoa virou Marinheiro, e no fundo do mar tem Dinheiro" e já é fato a Capoeira Ecumênica! Quando chutaram a Imagem da Santa atingindo toda a Nação, chegaram ao seu limite!
Só estamos esperando a Ordem Divina....

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 1/4/2008 17:35
sua opinio: subir
brigitte
 

Aznº666,
Não entendo muito de capoeira, mas adoro assistir! O som do bermbau é envolvente e mexe com o corpo, tem ritmo, pulso...
Quanto ao fanatismo religioso, tanto evangélicos quanto católicos carismáticos é uma grande lástima. Não existe argumentação para lidar com eles.
Realmente, sempre ouvi que a capoeira era de origem religiosa africana, e comentários preconceituosos acompanhavam as explicações, no entanto, continuei a apreciar as rodas de capoeira, e percebo hoje que é uma arte linda!
Parabéns!
Gostei do texto,muita informação!!
Abração!

brigitte · Goiânia, GO 1/4/2008 22:43
sua opinio: subir
Andre Pessego
 

Professor,
Este ano, para as eleições municipais, já tomei conhecimento de uma meia duzia de Mestre que sairão candidatos, estou bolando um escrito la para o Milani, do Portal Capoeira, exatamenteo sobre esta questão do achar-se importante,
achar que é o tal. Que faz e acontece,
um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 2/4/2008 07:35
sua opinio: subir
Elio Cândido de Oliveira
 

http://www.overmundo.com.br/banco/do-sonho-de-ter-voce
Ola acabo de votar em seu texto.
Parabéns pelo seu trabalho.

que belo texto vale a pena ler , mais uma vez parabens

Elio Cândido de Oliveira · Ibiracatu, MG 2/4/2008 10:40
sua opinio: subir
Kais Ismail
 

Só há uma explicação para que seja omitida a religião islâmica quando se fala do negro trazido ao Brasil, o receio que a grande população negra brasileira se converta a religião de suas origens, o islamismo.
Este link abaixo é importante para o complemento de seus estudos Leiteiro.
http://www.capoeiraequilibrio.es/HBCportu.html

Abraços

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 2/4/2008 12:13
sua opinio: subir
Kais Ismail
 

É um absurdo como estão apagando a HISTÓRIA dos grandes responsáveis pela libertação dos negros. Aapagam deliberadamente para poderem receberem os louros.

"Em janeiro de 1835 um grupo de cerca de 1500 negros, liderados pelos muçulmanos Manuel Calafate, Aprígio, Pai Inácio, dentre outros, armou uma conspiração com o objetivo de libertar seus companheiros islâmicos e matar brancos e mulatos considerados traidores, marcada para estourar no dia 25 daquele mesmo mês. Arrecadaram dinheiro para comprar armas e redigiram planos em árabe, mas foram denunciados por uma negra ao juiz de paz. Conseguem, ainda, atacar o quartel que controlava a cidade mas, devido à inferioridade numérica e de armamentos, acabaram massacrados pelas tropas da Guarda Nacional, pela polícia e por civis armados que estavam apavorados ante a possibilidade do sucesso da rebelião negra.

No confronto morreram sete integrantes das tropas oficiais e setenta do lado dos negros. Duzentos escravos foram levados aos tribunais. Suas condenações variaram entre a pena de morte, os trabalhos forçados, o degredo e os açoites, mas todos foram barbaramente torturados, alguns até a morte. Mais de quinhentos africanos foram expulsos do Brasil e levados de volta à África. Apesar de massacrada, a Revolta dos Malês serviu para demonstrar às autoridades e às elites o potencial de contestação e rebelião que envolvia a manutenção do regime escravocrata, ameaça que esteve sempre presente durante todo o Período Regencial e se estendeu pelo Governo pessoal de D. Pedro II."
http://www.curisco.com/Portuguese.htm

Pq em todos os eventos comemorativos, os negros muçulmanos não são lembrados e homenageados???

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 2/4/2008 12:20
sua opinio: subir
Kais Ismail
 

Super importante:
"...
A elite brasileira e o Exército seguiram pressionando por mudanças no regime, até que, em 7 de abril de 1831, o monarca abriu mão do trono em favor do filho de 5 anos. Como o menino era jovem demais, os liberais assumiram o governo, no período chamado Regência. O apoio dado pelos capoeiras à queda do imperador, entretanto, não garantiu a eles nenhum privilégio. Pelo contrário: o sucesso de sua atuação nos conflitos de rua acabou sendo interpretado pela elite como uma ameaça. Afinal, se voltassem a agir juntas, as gangues de escravos do Rio representariam um sério perigo para os senhores. Dessa forma, os primeiros anos do período regencial foram marcados pela expectativa de um levante da chamada “gente preta”. O temor acabou se traduzindo em repressão.
...
A elite brasileira e o Exército seguiram pressionando por mudanças no regime, até que, em 7 de abril de 1831, o monarca abriu mão do trono em favor do filho de 5 anos. Como o menino era jovem demais, os liberais assumiram o governo, no período chamado Regência. O apoio dado pelos capoeiras à queda do imperador, entretanto, não garantiu a eles nenhum privilégio. Pelo contrário: o sucesso de sua atuação nos conflitos de rua acabou sendo interpretado pela elite como uma ameaça. Afinal, se voltassem a agir juntas, as gangues de escravos do Rio representariam um sério perigo para os senhores. Dessa forma, os primeiros anos do período regencial foram marcados pela expectativa de um levante da chamada “gente preta”. O temor acabou se traduzindo em repressão. "

Neste parágrafo fica mais do que claro que os negros muçulmanos eram os capoeiras!
http://palavrassussurradas.wordpress.com/2008/02/09/mama-africa-capoeira-de-angola/3/

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 2/4/2008 12:48
sua opinio: subir
Kais Ismail
 

Ops!
Repeti o parágrafo...

"Nem mesmo a abolição da escravidão e a proclamação da República serviram para acabar com a repressão contra os capoeiras. Em 11 de outubro de 1890, foi promulgado o código penal do novo regime. Em seu artigo 402, ficou estabelecida uma pena de dois a seis meses de prisão para quem praticasse a arte marcial nas ruas. Para os chefes das maltas, essa punição seria aplicada em dobro, enquanto os reincidentes poderiam ficar presos por até três anos. A capoeira, finalmente, havia se tornado crime, para o alívio da elite que vivera amedrontada por quase um século."
Neste parágrafo fica mais do que claro que os negros muçulmanos eram os capoeiras!

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 2/4/2008 12:56
sua opinio: subir
AZnº 666
 

Disse ELE:
Não comam da Arvore do conhecimento, ou morrerão!
Eles não morreram, mas foram expulsos do Paraíso!
Este paternalismo Divino, gerou nÊLE uma grande frustração, daí em diante ÊLE não deixou passar nada:
Exôdo 32:27-28-29
27: E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel:
Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.
28 E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.
29 Porquanto Moisés tinha dito:
Consagrai hoje as vossas mãos ao SENHOR; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção.
Não sei se esses daí viraram Muçulmanos, ou se Muçulmanos são outra raça. Só sei que daí veio as Cruzadas, Noites de São Bartolomeu, Inquisições e todo o dia de barbarie inimaginaveis, praticadas por seres ditos "humanos"!
Oremos

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 2/4/2008 17:59
sua opinio: subir
Kais Ismail
 

Leiteiro,

Não faço uso da religião para justificar a História, a não ser para agradecer a Deus.

Acho importante respeitar a História, pq através dela as religiões são melhores compreendidas. O meu comentário foi baseado em documentos históricos que não foram modificados conforme os interesses das instituições, assim como ocorreu com a bíblia.

E por que acho uma tremenda vergonha a omissão dos líderes negros a este desrespeito histórico.

Qualquer comemoração e homenagem aos descendentes de escravos, deveriam contar com a participação de religiosos mulçumanos, assim como conta com representantes católicos e da umbanda.

abraços

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 2/4/2008 20:04
sua opinio: subir
Kais Ismail
 

errei: não é mulçumano e sim, muçulmano.

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 2/4/2008 22:49
sua opinio: subir
Renata Silva
 

OLÁ, BELISSIMO TEXTO, MOSTRA A QUE PONTO NOS TORNAMOS IGNORANTES.
MOSTRA QUE TODO POVO TEM UMA HISTORIA VISTA DE DIFERENTES FORMAS.
NÃO ME IMPORTO DO QUE A COPOEIRA E OU DEIXA DE SER, O MEU ´PONTO DE VISTA CONTINUA, AS COISAS SÃO O QUE SÃO.
E AS PESSOAS SÓ VEREM O QUE QUEREM.
CDONCEITOS, PARA QUE?...

Renata Silva · Aracaju, SE 3/4/2008 11:40
sua opinio: subir
AZnº 666
 

"Chegando ao Brasil esses navios eram atracados nos portos de Recife, Bahia e Rio de Janeiro. Após os negros serem comprados eles eram jogados pelos grandes proprietários de terras, em Senzalas (local apropriado a moradia dos negros, situado dentro das fazendas).
Para catequizar os negros eram chamados grupos de muçulmanos, para pregarem o Islamismo.
Leit: Mas a História diz que eles fizeram/fazem uso da Religião!

"Objetivo de libertar seus companheiros islâmicos e matar brancos e mulatos!"
"A capoeira, finalmente, havia se tornado crime, para o alívio da elite que vivera amedrontada por quase um século."
"Neste parágrafo fica mais do que claro que os negros muçulmanos
eram os capoeiras!"
Acho importante respeitar a História, pq através dela as religiões são melhores compreendidas.
O meu comentário foi baseado em documentos históricos que não foram modificados conforme os interesses das instituições, assim como ocorreu com a bíblia.

Leit: Kais "montei" essa resposta só pra te chatear, mas espero que não só voçe, como outros leitores me conceituem pelos meus conhecimentos de Capoeira , e não de Religião. Para mim não interessa a Religião do praticante de Capoeira, e sim o quanto ele saba da mesma!
Minto: Me interessa saber o quanto ele manipula a Capoeira em proveito da Religião dele!



AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 3/4/2008 12:05
sua opinio: subir
Kais Ismail
 

rsrssss...
Caro Leitero, vc ainda não percebeu que estou pegando carona no seu texto, uma vez que há um enorme gancho pra se pendurar, para fazer uma crítica-protesto-denúncia da discriminação que está rolando.
Claro que é importante saber a origem das coisas. É importante conhecer os rituais islâmicos e saber que há movimentos nas 5 orações diárias que lembram o movimento da capoeira.
Claro que é importante saber pq tal "esporte" foi proibido.
Claro que é importante que as pessoas saibam pq o nome CAPOEIRA, de onde veio, para que era usado.
Não estou falando em política e nem religião, só do PRECONCEITO gritante que cerca este assunto tão importante do passado, que pode fazer muita diferença no futuro, se for contado e usado com conhecimento verdadeiro no presente.

Acho ótimo vc agir como age com os seus alunos, mmas seu eu fosse o seu aluno, iria querer que o meu mestre explicasse pq que a fé desses homens, a mesma fé que os enchia de coragem e ensinamentos, hoje não pode ser mais lembrada que era a fé feles?

Kais Ismail · Porto Alegre, RS 3/4/2008 12:41
sua opinio: subir
AZnº 666
 

Kais, pegou carona, saia do estribo, entre no carro!
Sou totalmente contra mais Religião na Capoeira, já me basta oque tem e não pode ser tirado. Talvez por serem negros os muçulmanos se auto discriminem, pelas centenas de anos oprimidos. O Bloco Os filhos de Ghandi baiano, discriminaram, e a
cópia carioca repeliu-me! Se os muçulmanos não participam por não terem sidos convidados, já não são mais os mesmos, ou como eu, têem vergonha na cara, de não irem param não serem.....
O Abadá da Capoeira não seria de origem muçulmana?
Mesmo sem estar falando de política e religião, se fosse meu aluno, gostaria que:
explicasse pq que a fé desses homens, a mesma fé que os enchia de coragem e ensinamentos, hoje não pode ser mais lembrada que era a fé deles?
Desculpe a redundância, mas repetirei os versículos do que pode ser uma estória da Carochinha, apenas pra assustar crianças, pois sendo verdadeira é dolorosa, pois as milhares de vítimas "dançaram", só porque estavam dançando. O problema problemático, é que se tratavam de vizinhos, amigos parentes, convivendo a meses, senão anos juntos.
Oremos:
Exôdo 32:27-28-29
27: E disse-lhes: Assim diz o SENHOR Deus de Israel:
Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho. 28
E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.
29 Porquanto Moisés tinha dito:
Consagrai hoje as vossas mãos ao SENHOR; porquanto cada um será contra o seu filho e contra o seu irmão; e isto, para que ele vos conceda hoje uma bênção
Acho importante respeitar a História, pq através dela as religiões são melhores compreendidas!
Sai Capeta, Satanás, Demônio, passa Diabo!

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 3/4/2008 17:36
sua opinio: subir
Pri Paiva
 

Sou capoeirista e concordo que: "Capoeira Não Tinha, Não Tem, Não Terá Religião! Quem Tem é o Capoeirista!"

Pri Paiva · Belo Horizonte, MG 23/7/2008 17:27
sua opinio: subir
tutus
 

eu acho q a capoeira se modifica de acordo com a sociedade !
como no passado a sociedade girava entorno do camdomble e outros
isso se refletiu nas rodas de capoeira ! como quem escreveu o texto falo: ''Capoeira Não Tinha, Não Tem, Não Terá Religião!
Quem Tem é o Capoeirista!
isso varia de acordo com a sociedade ! a sociedade brasileira não esta mais vinculada a nenhuma religião(embora temos comandando os poderes:pastore;praticantes do candomble; quase padre e etc.
no passado a religião oficial do brasil era a ''CATOLICA'' e isso e refletiu na capoeira.
hoje NÃO !!!! o brasileiro e livre p demos tra sua religiosidade !
e isso esta se refletindo nas rodas atuais(evangelicos no capoeira)
como no brasil(epoca de 1985 a200) a Igreja Catolica estava perdendo fies para a igrejas evangelicas !
hoje NÃO ! está avendo uma misigenação da religião catolica com a evangelica ! tudo está misturado,conheço catolicos q vão na igreja evangelica e e inverso tb ! hoje as misas são diferentes vejo os padre no meio da missa falando: '' gloria a DEUS.. amen...aleluia coisa q antigamente so os pastores falavão !
por isso hoje temos capoeristas gospeis(falo isso porque sou um deles) e quando estou na roda não me sinto em ''pecado''.
''a capoeira muda de acordo com a sociedade q está dominado''
(como hoje não temos niguem dominando...)
e isso e bom !

tutus · Brasília, DF 30/1/2009 21:01
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados