Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Carnaval de Congo de Roda D'água

1
Felipe Capixaba · Cariacica, ES
1/1/2008 · 100 · 4
 

O Carnaval de Congo de Roda D’água e o Carnaval de Máscaras, foi uma das atrações desta segunda, dia 16, em Roda D’água, no município de Cariacica.

A Festa é uma tradição Folclórica do município que acontece todos os anos nos domingos de Ramos, Páscoa e no dia de Nossa Senhora da Penha, que é a padroeira do Espírito Santo. A Festa tenta se manter com pouca infra-estrutura local, mas que sempre atrai bastantes vistantes. No entanto, neste ano teve uma importância maior pois, na mesa redonda que acontece no evento, houve um debate e questionamento sobre a lei João Bananeira, que começa a funcionar este ano, dando incentivo a Cultura de Cariacica. A lei é composta por 10 câmaras, cada uma representando um área da cultura cariaciquence a ser discutida. Porém, ainda existem 3 câmaras a serem preenchidas. No dia 19 de Abril de 2007, haverá um debate sobre o preenchimento das 3 últimas câmaras. Quem ajudará a aprovar a lei seram os congueiros.

No debate sobre os investimentos e o valor que o Estado e a sociedade dão ao Congo Capixaba, seu Tagibi, um dos congueiros da antiguidade da região de Roda D’água e músico da Banda de Congo Santa Izabel da Comunidade de Roda D’água, diz que agora o poder público está dando um maior respeito e se preocupando mais com a cultura e o folclore do município. Ele diz também que, a preocupação com a cultura popular e a valorização da cultura local, devem acontecer pois faz parte da “Identidade Cultural” de cada região.

Como chegar na Comunidade:

Para chegar até a Comunidade é só seguir pela BR-262 até o posto Sete Belo. Passe por Mucuri e Novo Brasil e siga até Roda D’água. No caminho, passará pela entrada da reserva de Duas Bocas que fica a poucos quilômetros da Comunidade.

Existem trilhas para chegar até o Mochuara que, além de ser uma das paisagens mais belas da região, também é um excelente local para a prática de esportes radicais.

Uma Curiosidade:

O site de relacionamentos Orkut, ganhou um novo membro: João Bananeira que, da o nome a Lei que incentiva a cultura e o folclore de Cariacica, está participando deste para poder colocar em prática as suas experiências do Carnaval de Congo de Roda D’água, suas travessuras na localidade e também, fazer novos amigos. Tecnologia e Cultura Popular juntos para dar um novo espaço para a divulgação Cultural do Estado.

Entre no site e obtenha mais informações: http://www.cariacica.es.gov.br/default.asp

compartilhe



informações

Autoria
Felipe Capixaba
Downloads
339 downloads

comentários feed

+ comentar
Viktor Chagas
 

Oi, Felipe. Espetacular a tua dica!
Eu sugeriria que você apagasse daqui do Banco e repostasse lá no Guia, que é o lugar mais adequado para notas com indicações de festejos como a tua. Mas achei ótima a dica!
Abraço.

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 28/12/2007 18:53
sua opinião: subir
Saramar
 

Felipe, que colaboração interessantíssima!
Só não entendi bem essa questão das câmaras de cultura e como poderão ser aprovadas separadamente.
De qualquer forma, é uma vitória conseguir o incentivo e apoio do governo para a comunidade.
Outra coisa: achei belíssimos os nomes todos que você citou, provavelmente indígenas, não?
Já estou aqui pensando em algum texto seu falando da cidade e da comunidade.
Obrigada.

beijos e feliz ano novo para você.

Saramar · Goiânia, GO 28/12/2007 22:30
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Legal, Grande Felipe,
Adorei. um abração e Feliz 2008 andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 29/12/2007 23:27
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Bárbaro, Felipe! Uma das coisas mais bacanas que descobri via Overmundo foi a vitalidade das festas populares no Espírito Santo.

Concordo com o Viktor em relação à seção. Você até escreve no formatinho do Guia, com dicas de como chegar e por que ir. Conferi lá no Guia e vi que outras duas pessoas fizeram dicas sobre esta manifestação cultural em Cariacica. Mas nenhuma das duas é completa como a sua. Por isso, acho que valeria uma nova colaboração, quem sabe com novas fotos e informações, por lá.
Abraço!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 11/1/2008 12:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
jpg, 4.3 Mb

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados