Cidade, homossexualidade e música eletrônica: do espaço urbano ao espaço virtual

1
claudiomanoel · São Félix, BA
19/4/2006 · 108 · 5
 

Relacionando o universo homossexual, a cena da música eletrônica e a experiência das cibercidades, o artigo visa a mostrar que estas últimas não têm oportunizado estruturas abertas à interatividade e à instalação de culturas emergentes

compartilhe



informações

Autoria
Cláudio Manoel Duarte e Gisele Marchiori Nussbaumer
Downloads
1393 downloads

comentários feed

+ comentar
toru
 

esse texto e' muito bom. o tema da virtualizacao das cidades e' talvez um dos mais importantes hoje. Alem disso, nao fazia ideia do que eram "fanchonas".

toru · Rio de Janeiro, RJ 19/4/2006 19:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

Conheci o Cláudio Manoel há muito tempo, bem nos primórdios do Pragatecno em Alagoas, coletivo de música eletrônica do qual foi um dos fundadores - quando muita gente hoje "antenada" ainda pensava que house era apenas casa em inglês - e continua sendo um dos principais animadores. Hoje, ele mora em Salvador onde é professor das Faculdades Jorge Amado e pesquisador associado do Ciberpesquisa (Centro de Estudos e Pesquisa em Cibercultura, da Faculdade de Comunicação da UFBA), um espaço pioneiro de reflexão sobre nossa vida social/cultural nos novos mundos digitais, que existe desde quando a maioria das pessoas nem sabia o que era internet, e quando grande parte do resto das universidades do Brasil ainda desdenhava ao ouvir alguém dizer que isto tudo poderia se transformar em objeto legítimo de estudo. O Pragatecno e o Ciberpesquisa são inspirações importantíssimas para o Overmundo (também por terem desbravado tantos novos caminhos, ali bem distante dos "centros").

Isso tudo era para dizer o seguinte: tudo que o Cláudio escreve ou diz ou toca merece ser lido e ouvido com atenção.

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 19/4/2006 23:38
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
claudiomanoel
 

querido hermano, suas palavras sao motivadoras e me deixam muito feliz e bem orgulhoso :)
o bom mesmo eh me sentir colaborando com esse projeto maravilhoso, como tudo que vc participa e faz.
sorte e luz, sempre!
claudio m

claudiomanoel · São Félix, BA 20/4/2006 00:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fábio Fernandes
 

Claudio, teu ÓTIMO paper tem muito a ver com o que estou desenvolvendo no doutorado agora. Vamos trocar umas figurinhas?

Fábio Fernandes · São Paulo, SP 2/9/2006 20:21
sua opinião: subir
Ganso Gracioso
 

Pessoal, fico feliz de ler esses comentários. Sempre gostei e fiz, música eletrônica. Mas só consegui espaço para apresentar essas coisas no norte do país - por incrível que pareça, pra quem é etnomusicologo, daria um bom estudo: por que o norte gosta de música eletrônica?

Postei algumas coisas do Yanna Lee de 1998 a 2006. Estão no Banco de Cultura, algumas são recentes e outras são antigas. Pra quem curte música eletrônica seria interessante.

Ganso Gracioso · Alto Alegre, SP 18/11/2006 16:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados