Como conscientizar nosso povo?

1
Josimar Domingues · Teresópolis, RJ
25/5/2008 · 117 · 5
 



Como fazê-lo enxergar seu estado de vida real, sua necessidade de ação e interação sobre a política? Como conscientizar politicamente?
Para uma revolução é estritamente necessário que o povo esteja plenamente consciente de seu estado atual de vida e desenvolvimento, e do que pode fazer por si mesmo e seus companheiros, que a união somada a disciplina é que faz à força que muda o mundo; e que uma pessoa só não muda nada, que não podemos depender somente de quem votamos, que temos que participar do governo, que temos que agir rápido e organizadamente.
Escrevo agora sobre a necessidade de revolução em seu real significado, pois, é desde há pouco tempo que venho me elucidando através de pesquisas em várias fontes e conversas com pessoas de muita estima e confiança, analisando diferentes pontos de vista que finalmente formulei em minha mente um real significado de democracia.
E agora posso me fundamentar na minha tese de que não vivemos em uma democracia. Pois uma democracia onde o povo não entende de política e muito menos tem interesse nela e em outros aspectos da vida social, que não lê, que não sabe seus direitos e deveres; onde é pregada a cultura do individualismo, onde os interesses de uns poucos prevalecem sobre o da grande maioria, onde a pobreza de muitos gera a riqueza de poucos, onde as injustiças são acolhidas pelas leis, não pode ser chamada de democracia.
Por isso minha ânsia nessas perguntas que fiz acima e que farei abaixo se justifica em minha indignação de cidadão enganado como tantos outros e que por iniciativa própria somada a de amigos mais esclarecidos, consegui também me esclarecer, e, portanto entendo e tenho pressa de mudança. Mas para isso muitas perguntas devem ser feitas e ainda há muito que se pensar.
O Brasil tem tudo para ser o País dos sonhos de todos neste planeta, o próprio Deus abençoou nossas terras com todas as riquezas desse planeta e as privou de todas essas desgraças naturais que assolam tantos paises lá fora. Nosso povo é resultado de miscigenação mundial, temos integrantes de todas as partes do mundo, todos unidos em paz, um povo em sua grande maioria honesto e muito trabalhador.
Com estes fatos acima descritos pergunto, por que não somos o melhor país do mundo? Por que não somos o país mais rico? Por que não somos o país mais feliz? (já que choramos desgraças diárias em nossas guerras urbanas, epidemias e acidentes de trânsito, assim mesmo como com a miséria de nosso salário mínimo, o estado de nossas escolas e hospitais, e mesmo falta de saneamento básico em muitas cidades) Por que nós brasileiros sofremos tanto, quando deveríamos já estar em um nível de desenvolvimento elevado?(mesmo sendo um país relativamente novo, teríamos condições de estar em níveis de desenvolvimento bem mais elevados se não fosse à falta de consciência dos políticos que nos governaram por todo esse tempo de nossa existência) Por que ainda nos falta consciência de sociedade? Por que uma minoria reina? Porque a maioria deixa que esta minoria reine?

compartilhe



informações

Downloads
477 downloads

comentários feed

+ comentar
Saramar
 

osimar, Você tem razão quando diz que não vivemos em um democracia.
Por quê?

Creio que todas as suas perguntas tem uma única resposta: não interessa aos dominadores, a elevação dos dominados.

Ainda vivemos, no Brasil, a mentalidade patriarcalista, paternalista (em proveito, próprio, é claro). Esta mentalidade, porém, consubstanciada em governos ora populistas, ora distantes, não consegue mais "atender" as necessidades dos cidadãos, tremendamente ampliadas neste mundo moderno e globalizado.

A solução que nenhum destes governos quer adotar, eu creio, está na educação. Só a educação, principalmente das crianças, será capaz de despertar a consciência dos cidadãos para o exercício dos seus deveres e a fruição dos seus direitos.

Mas educação é conquista que ainda não se materializou neste pobre país.

beijos
P.S. Perdão, comentei no lugar errado.

Saramar · Goiânia, GO 22/5/2008 12:41
sua opinião: subir
Tita Coelho
 

ótimo teu texto! Política não é de interesse do povo , somente em época eleitoral e quando os políticos voltam com seus discursam absurdos!
Gasto gogó falando que desde que o Brasil é Brasil, os problemas são os mesmos... Nada se resolve tudo se posterga! Quem faz política deveria legislar para o povo, e não fazer assistencialismo isso é fato! A minoria que comanda o País, comanda faz muito mais muito tempo, e são eleitos pelo nosso povo!
Não vivemos uma democracia, vivemos uma ditadura branca... Todos os partidos políticos são iguais, e fazem conchavos entre si... Ideologia não existe mais!

Beijos

Tita Coelho · Porto Alegre, RS 25/5/2008 02:30
sua opinião: subir
clara arruda
 

Pedido atendido.Um carinho pra vc.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 8/6/2008 11:46
sua opinião: subir
carlos magno
 

Parabéns.
Votado.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 8/6/2008 14:58
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Muito bom, em principio defendo a tese que o voto deveria ser facultativo, distrital, e que os governadores deveriam ter mais autonomia para editarem as leis de acordo com as necessidades e costumes locais. Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 9/6/2008 18:58
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados