Compre na Mercearia da Esquina foi idéia para reportagem publicada em jornal. Foi ativismo e intervenção urbana bem na porta do hipermercado alvo. Foi fotonovela em onze capÃtulos publicados em um fotolog. Tudo isso antes de ser um vÃdeo.
O mote para todas estas ações foi a inauguração em Vitória do hipermercado Wal-Mart, a maior rede varejista do mundo, em meados de 2005. A idéia sempre foi ressaltar e questionar o significado deste tipo de comércio e dos Ãcones que ele alimenta. Por que fazemos compras em ambientes assépticos e impessoais? Por que nos vemos cada vez mais presos aos cartões de crédito e débito? Por que nem damos atenção à s atendentes que parecem serem fornecidas pela empresa de automação junto com a leitora óptica e as esteiras rolantes dos caixas de supermercado?
A esperança é que as mercearias de bairro ainda existem e irão resistir por muito tempo, assim como ainda é possÃvel anotar a conta na caderneta para pagar no fim do mês. E conversar com as pessoas fa
Gostei muito do vÃdeo e dos questionamentos e inquietações que o geraram. Faz pensar como as relações interpessoais em seus mais diversos âmbitos vem cada dia se tornando cada vez mais automáticas e impessoais. Eu prefiro comprar na mercearia da esquina.
Adorei! Ao mesmo tempo sem noção, divertido e questionador...
Karl Max teria inventado!
achei mais poesia e menos terrorismo, mas é legal sim.
Psychojoanes · São Domingos do Prata, MG 22/3/2006 23:35Oi, Vitor. Muito bom o trabalho. Fiquei curioso em saber o endereço do fotolog com a fotonovela. Passa aà pra galera... Abração.
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 10/4/2006 13:03O mais legal pra mim é pensar que o objeto comprado tem o único fim de fazer possÃvel o ato de consumir. É quase como se a compra só se justificasse pela compra. Isso acontece tanto na nossa vida... Eu acho que o mérito desse simpático filme está aÃ, nessa crÃtica.
Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 10/4/2006 13:08Tb prefiro a mercearia da esquina...até pq é bem mais perto né...
Unsfilmes · Belo Horizonte, MG 13/4/2006 00:26
oi, pessoal. fico feliz por terem assistido e ainda mais por terem gostado! o fotolog, que dentre outras tantas coisas, tem a fotonovela é www.fotolog.com/graize (isso foi em agosto de 2005, +-, procura lá no arquivo! eheheh)!
sobre a crÃtica ao consumismo, o espÃrito era mesmo esse e mais outros tantos, como brincar um pouco com a frieza do ambiente.
abraços!
Ah! Maneiro Vitor. Valeu por mandar o link!!! Abraço!
Thiago Camelo · Rio de Janeiro, RJ 20/4/2006 15:21
eu destaco :
1) a atuação do protagonista
2) o constrangimento da moça do caixa
3) o suporte do filme
o resto talvez seja bobagem!
viva o cinema do embaraço honesto!!
Muito Bom!
Eu estava participando do 12° Cine VÃdeo quando pude assistir ao curta. Adorei!
Matou dois coelhos com uma tacada só:
- Desperta o olhar para que passemos a valorizar o pequeno comércio e as feiras dos nossos bairros.
- Deixa claro que quem tiver uma boa idéia faz cinema sim!! UM CÂMERA DIGITAL!!!
incrivél!
legal vc ter assistido no festival e aqui também! valeu pelo comentário, juliana!
Vitor Graize · Vitória, ES 19/6/2006 23:59
eu também já tinha visto, e acho sensacional.
bom encontrar um conterrâneo aqui.
até.
Muito bom o teu trabalho, hém vitor, parabéns.
Carlos Magno.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!