"CONFISSÕES DE UM FUMANTE"

magma.nationalgeography.com
1
alcanu · São Paulo, SP
13/9/2008 · 277 · 85
 

10/09/08
“Confissões de um fumante”

Vendi minha alma ao Rock ‘n’ Roll,
difícil de aceitar ?
Não bem assim daonde eu estou...

São tantas frutas pra chupar,
morangos e romãs
e deliciosas avelãs

A Natureza em desfile
e em “perfile”
um despertar...

Mas há manhãs
que não despertam,
incomoda até dormir

Mas há manhãs
que só inquietam
esse jeito de existir...

Pra que a gente tanto insiste
nesse prazer que persiste
em não nos abandonar ?

Se a minha mulher reclama do cheiro,
se ele incomoda o meu corpo inteiro,
nem o pau, às vezes, logra levantar...

Pra que eu preciso dessa muleta ?
podem me chamar de fumeta...

Alguém poderia me justificar a existência de um Cabo Friense Indústria & Comércio de Cigarros Ltda. ?
Pra que a Companhia Sulamericana de Tabacos ?
Ou ainda a Fenton Indústria & Comércio de Cigarros Importação & Exportação Ltda. ?
Ou a Indústria & Comércio Rei Ltda. ?
Ou a Itaba Indústria Tabaco Brasil Ltda. ?
Ou a Cibahia Tabacos Especiais Ltda.?
Quem foi esse tal de Philip Morris a viciar tanta gente ?
O que há de dourado na Golden Leaf Tobacco Ltda. ?
Quem foi o corno que me apresentou à Souza Cruz ?
Os homens (cancerosos) se encontram na terra de Marlboro ?
Quando eu comecei a acreditar que Hollywood é o sucesso ?
Por que será que eu não me sinto tão Free ?
Por favor,alguém aí me chame um Chanceller !!!!!!
Estaria eu com a cara do Camel ?
Será que quem fuma tem Charm ?
Faz um Lucky Strike ?
Como fugir desse Galaxy ?

Desculpem-me a explosão,é que descobri hoje num exame de rotina ser portador de um Enfisema Pulmonar num estágio adiantado e de caráter irreversível.
Tenho, talvez mais uns seis meses de vida, um ano se parar de fumar.
Já organizo o patrimônio, com letra minúscula mesmo, que deixarei aos meus filhos, que poderia ser bem maior calculando que fumei durante aproximadamente trinta anos, desde os dezessete, mais ou menos dez cigarros ao dia, se um ano tivesse hipotéticos 364 dias ( que mentira deslavada ! ), dariam cento e oitenta e dois maços vezes trinta ( anos ) vezes ( R$ ) 4,00, perfazendo um total de R$ 21.840,00 !!!!!!!!
( isso fora os sábados, domingos e as festas em que eu fumava muito mais ! )

Quando cheguei para trabalhar hoje na Companhia, vi esse aviso do Presidente da Sabesp ( porque o presidente do meu país fuma e endossa o vício... ) :
( fac símile )
Notícias

Mensagem do presidente Envie para um amigo


[Sabesp]

Força aos fumantes, contra o fumo!
Celebramos, em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Na mesma ocasião, o governador José Serra enviou projeto de lei para a Assembléia Legislativa banindo o cigarro de todos os ambientes coletivos fechados.
A Sabesp deu passos importantes no combate ao fumo no último ano. É um bom momento para avaliar os avanços e o que ainda falta fazer. Em agosto de 2007, com o Programa Viver Feliz, implementou-se o "Ambiente Livre do Tabaco" com o compromisso de restrição total do fumo até agosto de 2008. Em dezembro de 2007, o Comitê Estadual de Promoção de Ambientes Livres do Tabaco (Cepalt) concedeu o selo prata à Sabesp. Em 2008 queremos ouro!
Mas não é fácil ganhar medalha de ouro, como verificou o time olímpico. A vistoria do Cepalt está marcada para o início de novembro, quando testaremos se a Sabesp está realmente livre do tabaco. Até lá, esperamos que todos pensem no bem da família Sabesp, pois passamos juntos um terço do dia e quanto mais saudável o ambiente de trabalho, menor será o estresse e também a chance de adoecermos precocemente.
O programa não é contra os fumantes, mas a favor de ambiente despoluído. A prioridade é conscientizar a todos da importância de promover a saúde.
As equipes estão trabalhando duro. Foram distribuídos comunicados, desativados os "fumódromos", recolhidos os cinzeiros, proibido o tabaco na frota Sabesp e nas dependências internas e externas. As 11 entidades ligadas à Sabesp e todos os fornecedores e prestadores de serviços (8.100) foram avisados. Foi colocada sinalização clara de proibição do fumo através de placas e adesivos para automóveis e disponibilizados artigos sobre o tabagismo no site, mural, boletins eletrônicos, e-mails, portal Sabesp e jornal Ligação. Palestras de conscientização e sensibilização em todas as unidades foram proferidas pelas assistentes sociais. Tratamento psicoterápico pelas clínicas Vila Serena e Prisma está disponível para todos os colaboradores.
Mais importante, iniciativas criativas ocorreram em quase todas as unidades. Grupos de discussão, depoimentos de ex-fumantes, ajuda das famílias, orientação médica, entre outras. Por exemplo, em Registro 16 pessoas deixaram de fumar somente com as palestras de sensibilização; em Tatuí, 10; e na ETA Alto da Boa Vista, 12.
A maior vitória obtida até aqui não é a medalha de prata conquistada ou a de ouro que almejamos. O que realmente importa são os 172 colegas que deixaram de fumar como resultado do programa! E os 382 que estão em tratamento para superar o vício. Chegou a hora de multiplicar estes números e dizer basta ao fumo!
Se você é fumante e quer parar de fumar, procure a assistente social de sua unidade para participar de tratamento psicoterapêutico coletivo ou individual.
Agora, também não dá para poluir o ambiente. O compromisso é de todos! Força aos fumantes para superar o vício!
Gesner Oliveira
Publicado em 10/9/2008 07:12:28




Embora seja tarde, tomei a decisão de parar e resolvi escrever este depoimento para que sirva de testemunho pessoal e principalmente de alerta para aqueles que continuarão nesse vício insano...
Quando forem ao meu enterro, por favor não fumem !
©MMVIII by alcanu







Sobre a obra

Gostaria de agradecer publicamente ao Presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, por ter permitido o uso do artigo divulgado a todos os funcionários da Companhia, que teve um papel fundamental nessa crônica !

compartilhe



informações

Autoria
Alcanu, com a honrosa presença do Presidente da Sabesp,
Gesner Oliveira
Downloads
1130 downloads

comentários feed

+ comentar
ysabella
 

Comentário? Um único e tão somente obrigada pelo grito de alerta,
e outro grito maior PERFEITO, PARABENS!
UM DIA LINDO LONGE DOS CIGARROS

ysabella · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2008 12:09
sua opinião: subir
Rose Rocha
 

BACANA!

SE FOR PRÁ SER DEPENDENTE QUE SEJA DO AMOR, DA POESIA, DO ENCANTO, DO SOL DO DIA...

Força sempre! Em toda situação que o bem possa se manifestar a cada instante na tua vida, o bem querer, a amizade, os cuidados do amor revelando a poesia em cada ato, manifesto, vontade, decisão.

Abraço, adorei o alerta... Eu não fumo, mas já perdi alguns queridos por causa desse vício... e tem coisa mais agradável prá fazer do que fumar...

Rose Rocha · Jundiaí, SP 11/9/2008 13:06
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Perdi amigos pra lá de vailosos por conta do "bastão branco-paz"...
Fora os parentes então...
Nunca fumei...mas, na boa, não me importo com quem fuma...
Sei que fumamos "de tabela" ao lado deles, mas...é só se afastar por uns minutinhos...rs...Sou da paz ( de verdade...) Sem "stresses", nem engajamentos, nem repressões (é assim que escreve ?...rs).
Mas, a paródia é um bom alerta....Quem entender, saberá !

E na boa tb, ja que é pra ser sincero...To achando uns lances meio hipócritas, tipo : "O programa não é contra os fumantes, mas a favor de ambiente despoluído..."
Então , se for isso, peidar tb seria proibido, não é ?..."polui o ambiente" quase igual, ou pior, pois o metano ( gaz natural) colabora contra a camada de ozônio...
"Taí o corpo estendido no chão..."

Muito bom artigo, Alcanu !
Parabens ! e abraço !
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 11/9/2008 13:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
clara arruda
 

ae costumo chamar de chuietinha do diabo,ainda não larguei o vício,Sim vício besta esse sem nem tragar onsigo.tem horas que até a fumaça me esgasga.
Boa matéroa Al.Parabéns!

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2008 14:16
sua opinião: subir
clara arruda
 

obs.Eu

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2008 14:17
sua opinião: subir
Saavedra Valentim
 

Querido amigo
Fumei dos 13 aos 30 anos. Foi uma das mais difíceis batalhas que já empreendi na minha vida, mas venci. E tive a grata satisfação de, há um ano atrás, durante os meu exames preventivos anuais, tirar um raio x de meus pulmões e o médico me dizer: "Ainda bem que você nunca fumou na vida". Ele ficou admirado quando lhe contei o período em que fumei e a quantidade, que era de dois maços diários e, quando estava bebendo, às vezes chegava a dois e meio a três.
Muito bom o seu artigo. Parabéns!

Saavedra Valentim · Vitória, ES 11/9/2008 17:34
sua opinião: subir
azuirfilho
 

alcanu · São Paulo (SP)
"CONFISSÕES DE UM FUMANTE"

Náo tem sentido fumar diante de tantas formas de cancer na regiáo respiratória e outras.
Havia toda uma propaganda estimulando e a turma fumava.
Agora é a hora de sair fora e a maioria vai se libertar. Só váo ficar os malucos cheios de problemas que os militantes contra o fumo náo entenderen as suas razóes ou falta de razóes.
Já que se anuncia que vamos vencer esta batalha contra o tabaco. e os seus males táo graves, podemos simultáneamente incorporar tambem, a luta contra a fome e as desigualdades sociais, que causam as tensóes mais incríveis, tornando as pessoas nervosas e, a fumarem como uma chaminé.
Parabéns pelo Trabalho e pela atitude táo saudável.
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 11/9/2008 17:57
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Al,
não entendi, é literal o enfisema?
Bem, deu para perceber que eu fumo...No momento com acupuntura e remédio para parar...
Acho que o cigarro como a bebida deveriam ser mais discriminados, mas o que fazer com os já "viciados"? Simplesmente expurgá-los da sociedade? Sei que existe um programa público para parar de fumar, mas existem muitas coisas envolvidas...
Bem, é isso
abraços

Cristiano Melo · Brasília, DF 11/9/2008 18:28
sua opinião: subir
Lena Girard
 

Meu querido menino e louro Al, fumei durante 23 anos da minha vida e essa é a única coisa de que me arrependo. Faz tempo que deixei, (1995). Se tivesse guardado cada centavo que queimei, estaria rica. Muito bom, menino querido!
Beijos

Lena Girard · Belém, PA 11/9/2008 18:45
sua opinião: subir
walnizia santos
 


Alcanu,
desculpa, mas estou chocada. Não consegui processar
o conteúdo do texto. Quero crer que seja ficção. Recuso-me
a acreditar que esteja se referindo a você mesmo.
Depois eu volto.

walnizia santos · Brasília, DF 11/9/2008 20:01
sua opinião: subir
Thiers
 

Alcanu gst paca de vc e se morrer te acerto! Vai morrer nada! Basta decidir que não vai, a gente é que decide se vai ou n vai... eu nem te conheci.... então n vai. Mas parar de fumar essa joça vc vai, eu fumei essas merdes dos 14 aos 18. e então eu enjoei.. jogava o cigarro fora no meio e por esse motivo parei. Sou maluco das idéias, mas sou o que chamam de comportado: NÃO FUMO( NEM MACONHA), NÃO CHEIRO,( NUNCA ME INTERESSEI APESAR DAS OFERTAS) E BEBO POUCO PQ SE PASSO DE 4 CHOPS COMEÇO A FICAR MEI ZONZO. SE FOR VINHO( QUE ADORU), EU DURMO NA 4ª TAÇA, ENTÃO EU PARO ANTES DELA . Pra não perder a festa kkkkkkk
Ce tá de zoação, né? Vai morrer de bengala dando cacetada nos gorotos.
Não faz isso com os amigos q te amam
e te amu
loviú

Thiers · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2008 20:35
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

Fumo é droga como qqer outra. a dependência é a pior de todas as outras drogas, ditas pesadas.
Que fazer? Quem fuma paga o preço. Aos não fumantes resta compreender e ajudar quando possível. quem fuma sofre de uma adicção. Precisa de ajuda, portanto, se solicitada.

Compulsão Diária · São Paulo, SP 11/9/2008 20:35
sua opinião: subir
Vanessa Anacleto
 

Excelente texto. Espero que vc consiga largar.Força, Alcanu :-).

abraço

Vanessa Anacleto · Rio de Janeiro, RJ 11/9/2008 21:56
sua opinião: subir
Poeta Devany
 

Alcanu meu amigo, larguei pela Força de Minha Vontade(assim em maiúsculo) O homem, quando realmente quer, tudo pode. Torço por ti, amigo.

Poeta Devany · São Paulo, SP 11/9/2008 22:22
sua opinião: subir
delen
 

Parabéns amigo , o fumo é algo que temos que nos preocupar todos os dias que este maravilhoso aviso venha ser refletido por todos que fumam , pois é um vicio que mata mas todos querem mais um "traguinho" , vaomos juntos nessa campanha. Abraço...

delen · Cotia, SP 12/9/2008 01:33
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

Alcanu,
Muito informativo seu texto.detesto cigarro,rs as industrias então
bah, deixarei aqui umas colheradas de doses e eficácia pra todos
sé for diabetico consultem o médico

Um punhado de folha, Guaco
Casca de cebola
Agrião
Uma colher de mel
Àgua mineral um copo e meio
Bater no liqificador, passar num filtro fino, colocar no vidro estéril tomar,uma colher de sobremesa 4x ao dia.

PS: Descartar o xarope em uma semana, lembrando que devidamente colocado na geladeira dentro de um vidro.

beijinhos
claudinha

Claudia Almeida · Niterói, RJ 12/9/2008 04:31
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 

se forem diabéticos não coloquem mel.

Claudia Almeida · Niterói, RJ 12/9/2008 04:32
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

Apoio aos fumantes. Para largarem de fumar.
Quem fuma só leva fumo. tem jeito não.
um abraço

EdimoGinot · Curitiba, PR 12/9/2008 09:01
sua opinião: subir
alcanu
 

Prezados amigos:
Tranquilizem-se, pois tudo o que acabaram de ler é totalmente ficcional.
Meu objetivo é que este quadro permaneça ficcional, mas acho que infelizmente em alguns casos eu não vou conseguir, ele é real, se não for mais grave ainda...
Infelizmente preciso chamar a atenção com um recurso desses, pois palavras mansas nem sempre conseguem lograr o seu objetivo !

Ysabella, solidário com mais um dia sem cigarros !
um beijo !
Rose, plenamente de acordo sobre as alternativas ao cigarro, bem mais agradáveis...
um beijo !
Joe, totalmente de acordo com a sua malcheirosa colocação !
Um abraço,amigão !
Clara, que você consiga largar essa chupeta, pois você já está grandinha !
Um beijo !
Saavedra, meus parabéns por seu valioso testemunho, sinal de que isso é possível, ótimo incentivo pra quem ainda não conseguiu largar o vício...
Um abraço, meu amigo !
Azuir, um apoio importante esse seu, realçando a necessidade das pessoas acreditarem na necessidade de largarem o vício, né ?
Um abraço !
Cristiano, você é meu público alvo, infelizmente, longe de mim querer te ditar regras, pois você é inteligente o suficiente pra tentar largar o vício por si, só, mas quem gosta de você, comoi eu me incluo nesses, vai continuar te enchendo o saco, pra colocar na boca só o barato do escafandro que eu, idiota, nem sei o nome !
Um abraço e desculpe essa minha carinhosa invasão à sua privacidade !
Lena, parabéns por sua atitude, mais uma prova de que isso é possível, me ajude com os mais renitentes, por favor !
Um beijo !
Walnizia, obrigado por acreditar em minhas mentirosas palavras...
foram por uma boa causa !
Um beijo !
Thiers, parece que me acusas de pedofilia, amigo, que maldade nesse teu coraçãozinho, bengaladas nos garotos, inda se fosse nas garotas...
Um abraço, mon ami !
Compulsão, totalmente certa, inclusive no tocante à abordagem, mas eu sou meio teimoso!
Um beijo !
Vanessa, cuja pureza de espírito, também a fez acreditar no meu martírio, só me resta agradecer e pedir que redirecione as suas orações praqueles que porventura estejam realmente dentro deste triste quadro...
Poeta Devany, outro que se superou, conseguindo largar, outro que acreditou nesse cronista zombeteiro...
Um abraço !
Julie, totalmente "lírico", como você mesma disse !
Um beijo !
Delen, engrossando essa luta, junto ao povo de Cotia, quem sabe essa cidade não se torna um exemplo na luta contra o cigarro ?
Um abraço !
Claudinha e uma preciosa receita, tomara que dê certo e faça com que o fumante deixe o vício em troca desse hábito bem mais saudável ! Um beijo, minha querida amiga !
Edimo, reforço o seu apelo, meu amigo, a gente que tá de fora tem mais é que estimular esses nossos companheiros e companheiras a abandonarem de vez essa forma velada de suspirar, conforme dizia Mário Quintana !

alcanu · São Paulo, SP 12/9/2008 10:30
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

Alacanu,
Seu texto é altamente exclarecedor e educativo.
o fumo é um vicio altamente pernicioso,
faz envelhecer precocemente e pesa ao bolso.
feliz daquele que consegue largar a tempo.
bjsssss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 12/9/2008 10:56
sua opinião: subir
Cherry Blossom
 

Nunca fumei, mas já tentei. Quando era adolescente achava o máximo, quem fumava na escola eram os mais populares e admirados (inacreditável né). No meu tempo de menina vivia colocando canetas na boca pra simular uma pose de "poderosa" (inacreditável né II), mas quando finalmente tentei foi um fiasco total, quase morri sufocada e engasgada com aquela fumaça !!!!! Ô coisa horrível!!!!!!...ahahahah
Ah! Em tempos muito ruins da minha loka vida também tentei ser alcólatra, mas também não deu, foi outro fiasco! (inacreditável né III)...ahahahahah
Parabéns pelo tema meu querido Alcanu!

beijoquinhas sabor aníz...

Cherry Blossom · Dracena, SP 12/9/2008 12:32
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Me assusta, não, doutor Alcanu. Inveterado fumante, parabenizo pelo alerta.

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 12/9/2008 13:38
sua opinião: subir
alcanu
 

Doroni, meu total apoio a quem quiser ficar viciado em suco de laranja que nem eu !
Um Beijo !

alcanu · São Paulo, SP 12/9/2008 13:53
sua opinião: subir
alcanu
 

Cherry, te confesso que já tive meus dias de fumante ( e dessa vez é verdade, viu ? ) acho que não nasci pra isso, tentei fumar Benson & Hedges e outras cigarrilhas mas tive esses mesmos problemas que você apontou...
Com álcool acontece a mesma coisa, tenho porém outros tantos vícios que qualquer dia desses eu te conto quais são !
Um beijo, hum, aniz é uma boa, vou acabar viciando, hein ?

alcanu · São Paulo, SP 12/9/2008 13:57
sua opinião: subir
alcanu
 

Meu objetivo não seria assustar, Marcos, apenas uma conscientização, meio pelo método lusitano, que não prima muito pela sutileza, respeito a sua inteligência, apenas teria uma pretensão, talvez de reduzir um pouco o consumo, quem não fuma, me perdoe tem aquela eterna impressão de que é fácil largar, mas eu sei que não é, tive e tenho na família casos de fumantes inveterados, só espero que o bom senso prevaleça e cheguemos a um resultado satisfatório pra todos !
Um abraço!

alcanu · São Paulo, SP 12/9/2008 14:04
sua opinião: subir
Yasmin Backer
 

O cigarro (nicotina) é uma droga que vicia tanto quanto as outras e com o tempo o cérebro passa a necessitar dela...já participei de um programa comunitário que oferecia ajuda p/ o fumante deixar o vício...nada fácil,mas, não impossível desde que haja muita força
de vontade...
Excelente o texto,Alcanu, parabéns!!!
Beijos...

Yasmin Backer · Rio de Janeiro, RJ 12/9/2008 15:52
sua opinião: subir
JACK CORREIA
 

Por um instante tomei um susto, depois vi que é ficção no que tange à 'sua doença', não quanto aos males que essa coisa horrível causa às pessoas. Valeu, Alacanu! Essa, minha mãe vai ter que ler!!!Bjs.

JACK CORREIA · Crato, CE 12/9/2008 16:02
sua opinião: subir
Ilia Noronha
 

Afff!!! Alcanu.... Seu enterro é...
Olha ainda bem que sou alergica a cigarros. Mas fico feliz que tenha parado nunca é tarde para fazer o certo. Adorei meu poeta amado e amigo.
Beijosssssssssss

Ilia Noronha · Manaus, AM 12/9/2008 16:05
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Amigão Al,
O nome do troço que colocamos na boca para respirar durante o mergulho é regulador
Para mim não há problema algum meu caro, sua iniciativa, como falei antes, condiz com alguns setores do minsitério da saúde em ajudar quem quer parar de fumar. Com meus 35 anos de idade, nunca quis parar, e neste ano me deu esta vontade, a de parar. Mas não é um caminho fácil. E, ao meu ver, é dificultado com o "esquartejamento" público das vítimas do vício. Bem, fico contente que o texto seja mais ficcional... Novamente, o parabenizo pela iniciativa e fique á vontade de me "perturbar" (pois amigos não perturbam) sempre que quiser.
abraços de uma umidade por volta dos 12%...argh!

Cristiano Melo · Brasília, DF 12/9/2008 17:10
sua opinião: subir
alcanu
 

Yasmin, o depoimento de alguém que mexe com a saúde do povo é muitissimo impórtante !
Um beijão, querida !

Jack, volto a falar nesse tema no meu último postado de 2008, se Deus quiser, "O esquecimento de Jack", que declamei no II Encontro, quem esteve por lá o ouviu, lá pro dia 31/12/08, devo o estar publicando, até lá deixo em paz os meus companheiros fumantes, lembrando-os que não há nenhum sentimento de raiva quanto a eles fumarem, pelo contrário eu torço muito pra que isso aconteça, respeitando o livre arbítrio e a vontade de todos !
Tomara quea sua mãe adore o texto !
Um beijo, Jack e não vá achar que você foi a inspiradora dessa forte publicação minha em dezembro !

Cris,obrigado por esclarecer a esse ignorante o nome do seu negócio, rsssssssssss
Quem sabe seria uma boa você parar de fumar só pra ter mais fôlego, hehehehehehe, sei que piadinhas idiotas assim não faltam no seudia-a-dia, mas a gente que não fuma acha que deixar de fumar é fácil, moleza, até...
Folgo em saber que não o perturbo com esse humor negro ( ou diria cinza ? ahahahahahah ) e jamais o esquartejaria, só quero cortar o fumo ( sei que é um trocadilho pra lá de idiota ! ) da sua vida, quem mandou dizer que eu não o perturbo, me lembre de me mandar o teu endereço que eu vou mandar a Legião dos Apagadores de Gimbas pra te convencerem sobre os malefícios do careta, operigo é você largar o vício do cigarro por outros piores...
Sampa não é diferente, viu, cara, aqui faz cinco estações num dia só, cê acredita nisso ?
Já com saudades desse teu sorriso tão bonito, apesar de fumar, né ?
( tô zoando, cara, mas que cê iria melhorar nas suas aulas de mergulho largando essa merda, iria ! tome uma decisão inteligente...irk, isso é slogan de outro cigarro, acho que eu tô ficando bitolado ! )
Mas eu tô melhorando, viu, Cris, já teve vezes que eu escondi maços de meus amigos, enfiava água com seringa nos cigarros, a gente tem que se divertir um pouco com os fumantes, né ?
isso pra não dizer que já fiz até bombas-relógio com cigarros, cara, sou um cara meio louco e utilizo os papéis que embrulham os maços de cigarro pra escrever...
é feito de um excelente tipo de papel !
Bom final de semana, tomara que encontre um cara que te serre cigarro pacas ( pra diminuir o teu consumo, virei um monstro, tá vendo ? )
Um abraço !
perca o maço...rsssssssssssss

alcanu · São Paulo, SP 12/9/2008 17:46
sua opinião: subir
alcanu
 

Ilia, não te esqueci, não, é que eu queria muito falar com o Cristiano e passei ele na tua frente, me desculpa, tá, vê se você não começa a fumar, eu já programei outros vícios mais interessantes pros teus vinte e cinco anos, só que eu não posso falar nesse horário...
Um beijo !
Ps:
Você é outra que acredita em tudo o que eu digo, é ?
Tsc, tsc, coitadinha, rsssssssssssssssss
obrigado por torcer por mim, mas não precisa, torça pra mim ganhar na Mega-sena, aí é bom !
Fico feliz por você ter tomado a inteligente decisão de não fumar, tá ? e aí eu não estou mentindo nem um pouco, você vai ver quantos outros vinte e cinco anos você irá comemorar...
Alcanu!

alcanu · São Paulo, SP 12/9/2008 17:54
sua opinião: subir
Ivy Gomide
 

Seu mentiroso! td poeta é um mentiroso sabia? Eu tbém conto muita mentira.. Ainda bem mocinho que vc não vai morrer! Uff.. é aliviante..
Ficou mto legal.. mto mesmo , um alerta e tanto.

bjkas

Ivy Gomide · Rio de Janeiro, RJ 12/9/2008 18:31
sua opinião: subir
alcanu
 

A mentira, por uma causa nobre como essa, tem cem anos de perdão, hehehehehe !
Obrigado, um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 12/9/2008 18:38
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Criei um monstro...kkkkkkkkk
ah, esqueci já estava criado....kkkkkk
Meus amigos já fizeram quse tudo isto que você disse que já fez, com exceção da água....
Mergulhador que fuma é muito raro mesmo e não escuto piadas quando acendo um cigarro após um mergulho.... Bem, mas como já estou na média de dois cigarros por dia (a exceção foi aí em sampa), neste final de semana muito provável que não fume nenhum careta.
Bem, e se não conseguir parar de fumar, que seja leve!!!
Sei lá!
Sei não!
Só sei que foi assim....

Cristiano Melo · Brasília, DF 12/9/2008 19:46
sua opinião: subir
Saramar
 

Parabéns, Alcanu por esta crônica, apesar de do susto que você nos passou.
Muito bonito, né?
kkkkkkkkk....

beijos

Saramar · Goiânia, GO 13/9/2008 01:28
sua opinião: subir
alcanu
 

Cris, dois cigarros por dia ?
larga de ser miserável !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
rssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
um abraço !

alcanu · São Paulo, SP 13/9/2008 01:33
sua opinião: subir
alcanu
 

Saramar, cês nem gostam de mim !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 13/9/2008 01:34
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Meu amigo, vc. é a maior figura.

Quando forem ao meu enterro, por favor não fumem !

Legal!

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 13/9/2008 03:11
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Ah, e faço coro à Saramar, a Wal e tantos outros overmanos, não inventa moda de assustar assim não que seus amigos fumantes podem ter infarto e nem fumarem no seu próprio enterro!!! Culpa de quem, de quem????rs

Cristiano Melo · Brasília, DF 13/9/2008 07:55
sua opinião: subir
alcanu
 

Falcão, eu não presto !
Um abraço, amigão !

Cristiano, mea culpa !
( eu sempre quis dizer isso ! )
Um abraço !

alcanu · São Paulo, SP 13/9/2008 12:10
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Cristiano Melo · Brasília, DF 13/9/2008 12:44
sua opinião: subir
Poeta Devany
 

Votei.

Poeta Devany · São Paulo, SP 13/9/2008 12:47
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

EdimoGinot · Curitiba, PR 13/9/2008 13:23
sua opinião: subir
Compulsão Diária
 

Compulsão Diária · São Paulo, SP 13/9/2008 14:00
sua opinião: subir
zilka jacques
 

Ótimo texto. Um alerta aos viciados no fumo. Me lembrei do saudoso Mario Quintana,fumante inveterado. No velório os amigos colocavam cigarro em cima do caixão. Um tipo de homenagem, por certo...
Parabéns..eu fumo essa droga, pouso, mas fumo. Juro que vou parar
Beijos

zilka jacques · Porto Alegre, RS 13/9/2008 15:34
sua opinião: subir
Ailuj
 

Parar de fumar não é fãcil,acho mais fácil deixar de beber,apesar que nao faço nenhuma das duas coisas
Parei de fumar a mais de 20 anos e beber só esporadicamente e muito pouco mas nada tenho contra quem fuma ou bebe contanto que tenha consciência que quem nao tem esse vício fica incomodado e não é obrigado a fumar passivamente
Muito bom seu alerta meu querido mestre
Um beijo grande

Ailuj · Niterói, RJ 13/9/2008 15:56
sua opinião: subir
EdimoGinot
 

EdimoGinot · Curitiba, PR 13/9/2008 16:01
sua opinião: subir
Vanessa Anacleto
 

Acreditei mesmo Alcanu, pq minha irmã está tentando parar. Então, já estou rezando.

Abraço e votado.

Vanessa Anacleto · Rio de Janeiro, RJ 13/9/2008 17:50
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

muito interessante e um alerta.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 13/9/2008 18:08
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Mandando o macaquinho fumar no banquinho.

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 13/9/2008 18:14
sua opinião: subir
Cherry Blossom
 

Cherry Blossom · Dracena, SP 13/9/2008 18:38
sua opinião: subir
Claudia Almeida
 


Claudia Almeida · Niterói, RJ 14/9/2008 02:38
sua opinião: subir
Renato de Mattos Motta
 

Que bom que é ficção!

Fui fumante dos 13 aos 36. Quando parei consumia de 2 a 3 maços por dia Usei um método que unia exercícios aeróbicos, muito suco de frutas cítricas, evitar álcool durante o período crítico e muita, MUITA força de vontade.

Uma amiga de minha mãe, mulher maravilhosa, bonita, inteligente, charmosa, só descobriu o enfisema que tinha depois de alguns anos que parara de fumar. Acompanhei seus últimos anos de vida, meio que à distância, mas ainda assim horrorizado. A mulher alta e imponente ficou pequena, mirrada. Sua voz rouca continuava expressando tudo o que pensava de maneira maravilhosa, mas o fôlego era absurdamente curto! Ao caminhar meio quarteirão, perdia o fôlego como se tivesse corrido horrores!

Quando finalmente descansou, foi quase que um alívio para os que a amavam e já não conseguiam mais vê-la sofrer horrívelmente...

A coisa é muito séria!

Um abraço e o meu voto!

Renato de Mattos Motta · Porto Alegre, RS 14/9/2008 10:12
sua opinião: subir
clara arruda
 

Pois é Al e o imposto para o governo é um dos mais caros.
meu pulmão está limpinho parece mentira,acho pq nunca aprendi a tragar.Como disse a nobre Cd,é droga,como droga são todos os vícios,inclisive algumas drogas de sentimentos que nos matam como o cigarro.Beijos em seu coração meu menino.Sabe que essa amiga te ama e torce por vc.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 14/9/2008 10:48
sua opinião: subir
Sérgio Franck
 

Allcanu, fumei por algum tempo e me irritava quando algumas mulheres criticavam o meu instante de boca-de-cinzeiro, lábios de cachimbo, locomotiva estacionária. Hoje não fumo mais e percebo o incomodo que produz a fumaça do tabaco.

Sérgio Franck · Belo Horizonte, MG 14/9/2008 12:46
sua opinião: subir
Homenino Poeta
 

Bom,muito bom
Peloque aqui,quase todos poetas fuma,
ainda bem que ninguem morre mais de tubercolose[agora é cancer]
Abraços poéticos

Homenino Poeta · Porto Alegre, RS 15/9/2008 08:36
sua opinião: subir
Saavedra Valentim
 

Votado! E um puxão de orelhas nas marias-fumaças da vida.
Beijos a todos.

Saavedra Valentim · Vitória, ES 15/9/2008 10:45
sua opinião: subir
Regina Lyra
 

Alcanu,
Texto mais do que necessário.
Parabens pela iniciativa.
Beijos e votos,
Regina

Regina Lyra · João Pessoa, PB 15/9/2008 12:17
sua opinião: subir
Carla Lampert
 

Alcanu...genial esse texto, praticamente uma estratégia de marketing contra o fumo!
Aplaudido apoiado e votado!!!

Carla Lampert · Porto Alegre, RS 15/9/2008 20:25
sua opinião: subir
delen
 

Meu voto por esse excelente trabalho. Abraço...

delen · Cotia, SP 16/9/2008 00:37
sua opinião: subir
alcanu
 

A todos os meus irmãos e irmãs, fumantes ou não, sabem que não foi aqui nenhum puxão de orelhas, né, mas uma prova viva de que eu amo a todos vocês !
Obrigado pelos comentários, votos e opiniões valiosas !
Um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 16/9/2008 12:35
sua opinião: subir
Brida
 

Sou fumante e adoro tabaco. Dependente química, portanto. Deixar de fumar? Não cogito de. Fumar sem CULPA, sempre. Ter bom hálito,odem. Cheiro bom, demodo geral. De3dos imaculados... Não incomodar os passivos. Que todos fumam! Apliquem o silogismo socratiano à QUESTÃO!
muito bom texto, amigo!
Abrraço e beijol

Brida · Salvador, BA 15/11/2008 02:54
sua opinião: subir
Brida
 

Arghhhhh! Editando o texto acima:
Sou fumante a adoro tabaco. Dependente química, portanto. Deixar de fumar? Não cogito de.
Fumar sem CULPA.
Ter bom hálito idem.
Cheiro bom, de modo geral.
(Cheirar é preciso, viver não é preciso, kkkkkkk!... A boa, a saudável ambigüidade é preciso... Homo sedans? Homo ludens, that's it!).
Dedos imaculados,
não incomodar os passivos.
Todos são fumantes nos centros urbanos.
Fumam-se coisas graves.
Tabaco é colírio,
É a flauta do meu tio quer toca flauta.
Eu tomo tabaco
hóstia de ouro em manhã de adeuses.
Importa viver.
Vida, vida, onde andas?
Onde vais buscar caminhos?
Texto bom, vida breve.
Beijo.

Brida · Salvador, BA 15/11/2008 03:09
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Alcanu, teu alerta tem o sentido do bem.
Fumei por 41 anos.
A dependência química da nicotina parou-me em 8 de abril de 2008. O diagnóstico do infarto agudo do miocárdio foi
TA-BA-GIS-MO!.
Parei de fumar na marra.
Ou pára ou morre era o prognóstico já há algum tempo, relevado por quem se pretendia controlado (oito, dez cigarros por dia... em festas com álcool, sempre muito mais), embora também sedentário e obeso.
Quando vereador em Porto Alegre, fiz aprovar a lei 6552/89, que também impedia fumar em ambientes fechados do serviço público no município. Era fumante.
Defendi a tese de que era a favor do ambiente saudável de trabalho.
Não me orgulha ter sobrevivido a 41 anos de auto-envenamento.
Agradecido.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 27/11/2008 14:31
sua opinião: subir
alcanu
 

Então aconteceu como a meu já falecido pai !
( ele faleceu de câncer de fígado ! )
foi ao médico num dia e no outro jogava fora todos os cinzeiros da casa, visto que apenas ele fumava...
Sei, meu caro, parecer extremamente antipático a quem não fuma ficar impondo a sua 'prerrogativa barata', mas o intuito, creia, sempre foi o melhor de todos, e correndo o risco de perder o amigo, mas não perder a piada, você não corre o risco de queimar a barba, né ?
( juro que tentei com que fosse uma piada !
Paz a fumantes e não fumantes ! )
Obrigado, meu amigo!

alcanu · São Paulo, SP 27/11/2008 15:22
sua opinião: subir
Ecila Yleus
 

trabalho maravilhoso que é útil a sociedade.Parabéns

Ecila Yleus · Recife, PE 6/12/2008 08:42
sua opinião: subir
LIBIO JR
 

Exelente...vota no meu texto!

LIBIO JR · Salvador, BA 26/12/2008 15:50
sua opinião: subir
silviaraujomotta
 

Texto muito bom! Um alerta para fumantes!
Um beijinho com voto certo,
Sílvia.

silviaraujomotta · Belo Horizonte, MG 1/1/2009 21:42
sua opinião: subir
Andre  Intruso
 

larga e frescura e me dá um cigarro!

Andre Intruso · Jaboatão dos Guararapes, PE 15/1/2009 01:48
sua opinião: subir
Inês de Sampaio Pacheco
 

Perfeito. Alcanu. Um tesouro esse seu texto.

Inês de Sampaio Pacheco · Brasília, DF 15/1/2009 17:59
sua opinião: subir
alcanu
 

Obrigado por me visitarem e deixarem aqui a sua valiosa opinião !
Um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 23/1/2009 11:02
sua opinião: subir
LAURO WINCK
 

Caro Alcanu, Fumo a 54 anos, nunca tive problemas nem de saúde e nem de tesão. Se chegar aos 80 com saúde vou processar o governo. Por tortura psicológica. Cigarro é assim, faz mal ou não dpenede da estrutura do fumante. Se der tosse, pare. Cancer só dá se vc tiver um gene canceroso.
Cachaça sim, mata mesmo e muito mais que o cigarro. De cirrose hepática ou acidente de transito. Mas as campanhas, limitam-se a pedir: Beba com moderação.

LAURO WINCK · Rio Pardo, RS 4/2/2009 18:48
sua opinião: subir
Zico Carvalho
 

Belo Texto!
Sabesp = Água = Vida.
Cigarro? Ah! Que Morte.

Zico Carvalho · Rondonópolis, MT 5/2/2009 23:00
sua opinião: subir
Nilcéia Antonioli
 

Eu li meu marido aí rsrs, um ex-fumante,achei teu texto educativo e interessante! Prende! Parabéns!

Nilcéia Antonioli · Curitiba, PR 6/3/2009 13:28
sua opinião: subir
Elen de Oliveira
 

embOra nem precises mais...está vOtadO, queridOOOO
sou ex-fumante e a do ro fumar...mas optei entre o prazer e a morte, e a privação e a vida...rs rsrs
bjOOOOOOOO

Elen de Oliveira · Porto Alegre, RS 30/3/2009 15:25
sua opinião: subir
Aube
 

Por que diabos fui inventar de colocar o primeiro cigarro na boca?
Quem é que entende uma pessoa escolher morrer?
Vamos parar, overmanos, vamos parar...
Parabéns pelo texto, Alcanu!
Muito bom e estimulante...
Beijos,
Aube.

Aube · Salvador, BA 7/4/2009 12:53
sua opinião: subir
balck
 

Seria menos mal se todos os fumantes do mundo um dia fossem resarcidos pelos enormes lucros que concedem as tabacarias e fabricas de cancer.Mas isso também e só um sonho que se sonha só.Assim considerariamos os fumantes como uma verdadeira caderneta de poupança fumegante.pelo menos os passivos seriam valorisados e os ativos?Os ativos já estão condenados.parabéns pelo belo e informativo texto ...gostei da foto.

balck · Ribeirão das Neves, MG 28/4/2009 05:56
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

bjsssssssss de halito puro.......por enqto! rsrs

resgatando seus belos textos....q bom!

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 4/6/2009 01:38
sua opinião: subir
lagoacristo
 

Vcs me desculpem, mas o lobby anti-tabagista não é sincero, nem verdadeiro. O CIGARRO NÃO FAZ MAL NENHUM.

lagoacristo · Rio de Janeiro, RJ 27/6/2009 06:44
sua opinião: subir
lagoacristo
 

... CONTINUANDO... O que faz realmente mal é o vício do fumante. O tabaco, inclusive, potencializa as endorfinas, nenhum cientista poderá negar isto. As endorfinas deixam as pessoas eufóricas e contentes no momento. Portanto, 2,3 ou cinco cigarros por dia não fazem mal algum à pessoa. É como o a cerveja, os destilados e o vinho,moderadamente só fazem bem e trazem o bem-estar. Baseados nisso, como já previa o pessoal radical do Sugar Blues nos anos 70, as indústrias do tabaco estão migrando para o setor de balas, doces e gomas de mascar, que geram outros VÍCIOS, IGUALMENTE PREJUDICIAIS à saúde. Eu poderia citar aqui alguns ATLETAS PROFISSIONAIS

lagoacristo · Rio de Janeiro, RJ 27/6/2009 06:58
sua opinião: subir
lagoacristo
 

... que fumam moderadamente ou fumaram. E não me refiro à maconha de tantos atletas, mas ao cigarro ou charuto mesmo. O problema é fumar um maço ou mais por dia... O VÍCIO, ou qq vício é ffffffff! ... Podem pesquisar.

lagoacristo · Rio de Janeiro, RJ 27/6/2009 07:02
sua opinião: subir
Rodrigo Slama
 

Ah!
Já tava com saudades de perambular pelo overmundo.
Assim que vi o título já percebi que era seu,
ta muito bom, cara, muito bom mesmo.
Até.

Rodrigo Slama · Natal, RN 26/8/2009 14:36
sua opinião: subir
sergio de matos
 

Ola amigo ...boa tarde ...como sempre você esta demaís muito bomprincipalmente o final quando forem ao meu enterro por favor naõ fumem ..otimo.
.boa semana bom feriado

sergio de matos · Vila Velha, ES 1/11/2009 14:30
sua opinião: subir
Vicente Machado
 

To acendendo meu último cigarro depois desse alerta...

Vicente Machado · Rio de Janeiro, RJ 23/10/2010 00:11
sua opinião: subir
Vittorio DAfflitto
 

O início me lembra Glauco Mattoso, depois a poesia vira beat, desaguando (aonde mais poderia ir?) em crônica e segue um excerto de um texto de campanha da Sabesp como um blefe à maneira dos surrealistas. Interessante a sua colagem, gostei bastante da profusão de marcas de cigarro.

Será que estão lendo moralidades irreversíveis onde há um texto de humor?

É preciso que as pessoas estejam atentas ao lerem um texto e seus arredores, falo isso pela parte que deveria ser óbvia: se pediu permissão para colocar a mensagem do presidente da Sabesp é porque, acima de tudo, considera seu texto mais literário do que pedagógico. Sendo assim, temia que pudesse soar mal a quem não pudesse lê-lo como um texto de humor. Confere?

E infelizmente, ou felizmente para a saúde dos corpos (apartada deles a percepção estética), grande parte das pessoas o leram dessa forma.

As moralidades por ora estão graves gravadas nos leitores.

Vittorio DAfflitto · Guarulhos, SP 9/2/2014 01:04
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

zoom
"-Já fazem mais de vinte anos que eu fumo e nunca fiquei viciado !"
zoom
"SEM PALAVRAS"
baixar
pdf, 6 Kb

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados