CASAMENTO
De repente a constatação: elas me deixaram! Ocorreu-me isso de súbito, a partir da quarta hora de ausência delas. Jamais elas demoram assim. Tinham dito que iam ao mercado. E o mercado é aqui perto. Em duas horas, no máximo, já deviam estar de volta. Fui até lá para me certificar: nem sinal delas. Não que isso me desespere. É claro que ser deixado não é de maneira nenhuma uma sensação agradável. Mas nesse primeiro momento o que sinto é a liberdade, a imensa liberdade de estar só. Antes, aquela eterna confusão aqui em casa, as crianças se engalfinhando, ela gritando com elas e eu apenas querendo escutar o noticiário, ler um pouco ou escutar meus cds. Agora tudo isso me é franqueado com uma naturalidade assustadora. De tão empolgado sequer sei o que fazer antes. Primeiro quando elas me disseram que iam ao mercado e não fizeram questão que as acompanhasse, até estranhei, mas depois senti a euforia da libertação, nem que fosse apenas por algumas horas. Mas agora que já fazem umas cinco hora que saÃram e ainda não voltaram começo a me dar conta que meus dias de pai de famÃlia, homem casado, compromissado e devidamente bem amarrado talvez tenham chegado ao fim. Me assusta um pouco esta perspectiva. Por outro lado, aquela sensação de pavor inicial amaina e dá lugar a uma sensação nova. A sensação de liberdade, ter o mundo aos seus pés, todas as possibilidades em gestação, como uma grande bolha, viva e quente, pulsando como um grande coração. Furá-la com a ponta do dedo e a penetrar começa a me instigar como aventura fascinante. Começo a pensar em tudo: pra quem ligar, pra onde sair, o que usar, rever meus hábitos e conceitos. Por outro lado, também é preciso não ter pressa. Afinal de contas, agora o tempo está do meu lado - time is on my side.
Não é à toa que penso dessa maneira. Há muito tempo nosso casamento já não era o mesmo. Brigávamos por nada, e não tÃnhamos mais o que conversar. Frequentemente ela me ameaçava, dizendo que iria embora com as crianças. Eu não levava a sério, mas um dia ela foi mesmo, sem me avisar. Ficou uma semana na casa dos pais, no interior. Fiquei preocupado que não voltasse mais. Fui até lá. A gente acabou se entendendo de novo e voltamos, sobretudo por causa das crianças que não se acostumavam com minha ausência. Mas agora acho que é pra valer. Eu também procuro minha felicidade. De repente ser livre de novo se tornou vital para mim. Não conseguia fazer o que gosto, não conseguia manter uma amizade. A vida familiar se tornou sufocante para mim. A decisão dela, acho, representou a decisão que eu não tive a coragem de tomar. Será melhor para todos nós.
Agora preciso ver o que farei primeiro.
- Marcelo, é o Ivo. Tem compromisso hoje de noite?
- Ivo? Que milagre! Achei que tinha perdido um amigo.
- Pois é, sabe como é que é... Essa vidinha de pai de famÃlia...
- Tá sozinho?
- Como que você advinhou?
- Ora, para você me ligar pra sairmos juntos, só se ela te deu uma folga.
- Na mosca! Acho que ela me deixou de novo. Só que agora eu não vou mais atrás.
- Bem que faz! Você tem que viver mais, cara. Esses anos todos você tem se dedicado demais a essa famÃlia. Se dá um tempo.
- É isso aÃ. E então? Tem compromisso?
- Pois é cara. Se tu tivesse ligado antes. Agora já tá tudo armado com a Norminha. Nós vamos jantar na Pizzaria do Zebra. Mas se tu quiser pintar por lá...
- Não, não... Que é isso companheiro? Eu ficar segurando a vela pra vocês? Só o que me faltava. Não tem problema, não. Eu me arranjo.
- Quem sabe a gente não sai amanhã? Eu consigo um habeas corpus com a Norminha.
- Iiih, já tá assim, cara. Olha, abre o olho, hein. Quando menos espera tu também tá enrolado. Que nem eu.
- Tu acha?
- Tô te falando. Começa assim. Tu tendo que impetrar um habeas qu
E na vida da humanidade, com papel ou sem papel, sempre foi assim.
E ainda bem que não inventaram outra forma de vida, de viver,
legal tuas colocações, andre.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!