No fundo da memória, a foto espera.
Pequena, um pouco maior que um punho fechado. Bordas amareladas.
No centro da foto, um pai segura seu filho no colo. A foto não tem cor. O pai esboça um sorriso, parece nervoso. O pai está em pé no jardim de uma casa, em frente a um arbusto. O pai é magro e usa terno. Bem cortado e bem passado o terno do pai.
O filho é apenas um bebê. Um dia o filho crescerá e escreverá um conto sobre essa foto. Sobre essas duas pessoas congeladas no tempo. Cada minuto na vida é um milagre que não se repete.
No fundo da memória, a foto está viva.
Para meu pai, no dia de seu aniversário
Fábio, do mesmo jeito que o dicionário já me fez gargalhar, me emociona de umedecer os olhos...
Bia Marques · Campo Grande, MS 21/2/2007 21:02É, Bia, este também me fez chorar...
Fábio Fernandes · São Paulo, SP 22/2/2007 10:55
Bacana!!!
Notei alguma semelhante (daquelas semelhanças que escritores às vezes nutrem sem que percebam) com meu velho conto do Museu de Fotografias Nunca Tiradas.
Bom ver o dicionário de volta!!!
Viktor, não espalhe, mas a foto que eu cito no conto existe de verdade. ;-)
Não sabia que você tinha escrito um conto sobre o mesmo tema, vou ver!
Nada, Fábio. Não é o mesmo tema, não. Na verdade, nem tem absolutamente nada a ver, mas achei que o tom de beleza melancólica me lembrava o Museu. E como eu sou doido por uma auto-promoção... :)
É isso. Abração.
Hehehe.. Mas é uma autopromoção totalmente legÃtima! Eu já te disse que gostei do teu texto?
Grande abraço!
Fábio, só por curiosidade: que dia teu pai faz aniversário? Ia achar uma coincidência danada se fosse no mesmo dia que o meu: 22 de fevereiro. Mas acho que é no dia 23, né? Sobre o texto: muito bom, parabéns.
Me tocou! Tenho uma foto exatamente assim: meu pai de terno bem passado, magro, na frente do arbusto do jardim da nossa casa, comigo bebê no colo. Eu tinha apenas 1 mês de vida e um vestido enorme (acho que era de batismo).
Ilhandarilha · Vitória, ES 24/2/2007 17:39Felipe, meu pai faz aniversário no dia em que coloquei o conto na fila de edição. ;-)
Fábio Fernandes · São Paulo, SP 26/2/2007 09:46
Ilha, que coisa bacana! Fiquei comovido agora!
(será que não somos a mesma pessoa e não sabemos???) =:-0
Fábio, não tenho como saber quando a colaboração entrou na fila de edição. De qualquer maneira, era só uma curiosidade. Vale a emoção do texto, que já elogiei mas reitero: é forte.
Abraço.
Felipe, é só pegar a data da publicação (está ali em cima) e subtrair de quatro números. ;-)
Mas obrigado novamente pelo elogio, fico feliz que tenha gostado.
Fábio, fico até constrangido de continuar um papo tão marginal, mas não concordo com a tua matemática, por um motivo simples: o tempo de edição é invariavelmente de 48 horas, mas o de permanência na fila de votação é variável, sendo dois dias o limite, mas a colaboração pode ser publicada antes desse prazo (em uma hora, até), ao chegar aos quarenta votos... Por isso perguntei a data exata, e não me dediquei a uma conta que é incerta. Entendido? Abraço.
Você esta certÃssimo.
Obrigado pela correção adequada.
Que bom! Ao retornar ao Overmundo achar seus fantásticos textos do Pequeno (grande) Dicionário de volta!
Só uma palavra: arrepios! Estava divagando com um amigo sobre fotografias esse final de semana, até rendeu um texto (se quiser dar uma olhada).
Adorei Fábio!
Abraços!
Obrigado, Ana!
Também gostei muito do seu texto! O blog A Pálpebra é seu?
Não... é desse meu amigo, que na verdade conheci através do Overmundo, é do Rafael Lasevitz. Ele que escreveu o texto... eu só divaguei com ele sobre o assunto. Inclusive, eu acho que ele escreve muito bem, vale a pena dar uma olhada nos textos dele.
Abraços!
Beleza Fabio, o teu texto é muito bacana, adorei. Meus sinceros aplausos.
Carlos Magno.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!