Cultura Pará homenageia os 90 anos de Mestre do Carimbó

Instale o Flash Player para ver o player.
1
Yvana Crizanto · Belém, PA
2/9/2006 · 18 · 4
 

Um homem simples, de chapéu na cabeça e voz firme se transforma em rei quando está em meio a tambores, numa roda de carimbó. Esse é Augusto Gomes Rodrigues, o Mestre Verequete, ícone da cultura paraense que completou 90 anos e recebe uma homenagem inédita com o Verequete: Rei dos Tambores, projeto que realizou show para o Mestre no centro histórico de Belém no dia Municipal do Carimbó, 26 deste mês, e lançará uma coleção inédita sobre a obra do cantor e compositor no dia 14 de setembro, no majestoso Theatro da Paz. O projeto é uma realização da Associação Amazônica de Difusão Cultural, Social e Ambiental, que inaugurou a terceira etapa do projeto Cultura Pará, da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

A festa é uma resposta à contribuição do Mestre à música local, com a valorização do carimbó, ritmo que reúne heranças indígenas, africanas e dos colonizadores da Amazônia. Foi Mestre Verequete um dos primeiros divulgadores do carimbó nos subúrbios da capital Belém, na nova fase da Música Popular Paraense, e quem despertou o interesse dos meios de comunicação de massa para o ritmo.

O lançamento da coleção Verequete: o Rei dos Tambores, que irá popularizar ainda mais a obra do compositor, também será marcada por um grande show com Mestre Verequete e músicos convidados. A coletânea é composta por uma caixa com o CD “Verequete é o Rei”, o DVD com o filme “Chama Verequete” e o livro “Som dos Tambores”.

Como nas etapas anteriores do Cultura Pará 2006, a Vale levará o projeto aos municípios onde atua no interior do estado, fechando a terceira etapa do projeto que festeja os 90 anos de Verequete. O ônibus-expositor percorrerá os municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Paragominas com a versão resumida do show musical dedicado a Verequete, no qual participarão também artistas locais.

A coleção

O CD “Verequete é o Rei”, gravado em 2005, contém 14 faixas, sendo uma música inédita que dá título ao CD, gravada nos estúdios da Universidade da Amazônia. As outras composições foram remasterizadas a partir de vinil. As músicas foram cuidadosamente selecionadas de uma obra de 200 composições do Mestre.

A coleção trará ainda o curta-metragem “Chama Verequete”, dirigido por Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira, com duração de 18 minutos, lançado em 1998 e já recebeu diversos prêmios em festivais nacionais, inclusive no Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do país. O DVD também contém imagens inéditas de shows e entrevistas com o Mestre do Carimbó.

O livro “Som dos Tambores” conta a história de Verequete e traz também a coletânea inédita de 30 partituras das principais composições do Mestre. O trabalho foi organizado pela musicóloga Laurenir Peniche, que teve a participação do artista Fábio Cavalcante, responsável pela transcrição das partituras musicais. A relevância desse trabalho está na catalogação de obras que nunca foram registradas, já que Mestre Verequete não teve formação musical, nem instrução escolar.

Mestre Verequete

Augusto Gomes Rodrigues, cantor e compositor de carimbós. O carimbó do Verequete, assim denominado em homenagem a Toya Verequete, figura conhecida nos terreiros mina-nagô nos subúrbios de Belém, tem a marca da autenticidade, a começar pela manutenção dos instrumentos típicos e o respeito às raízes negras do carimbó.

Quando o ritmo paraense começou a despertar interesse nos meios de comunicação de massa, gravadoras do sul do país lançaram oito LP’s com o autêntico carimbó de Verequete.

Verequete foi um dos primeiros divulgadores do carimbó nos subúrbios de Belém, na nova fase da Música Popular Paraense, organizando o conjunto O Uirapuru, na vila de Icoaraci.

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
Yvana Crizanto - Gaby Comunicação
Downloads
1922 downloads

comentários feed

+ comentar
Viktor Chagas
 

Oi, Yvana. O banco de cultura me parece ser o lugar ideal para abrigar produtos, não textos sobre produtos. Por isso, soa meio estranho clica no link com um auto-falante, prova de que há um download de música, e receber um DOC. Que tal postar em outro lugar? Se a idéia é só falar da coleção, talvez o Guia possa lhe servir. Se é marcar a data de lançamento, como o evento principal, que tal a agenda? Acho que soa melhor...

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 3/9/2006 10:57
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

é isso Yvana: tinha sugerido no seu post da Agenda para fazer um texto para o Overblog - este aqui poderia ir para o Overblog, e pode ficar maior, com áudio e vídeo

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 3/9/2006 13:30
sua opinião: subir
Yvana Crizanto
 

Para não fugir à regra... vou inserí-lo em outras alternativas. Obrigada pelas considerações.

Yvana Crizanto · Belém, PA 3/9/2006 18:21
sua opinião: subir
Edivan Moura
 

Mais que votado!!!
A arte do Mestre Verequete é a essência do Carimbó Paraense!!
Abração!

Edivan Moura · Paragominas, PA 18/9/2009 11:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados