Dekassegui - The Final Cut

Instale o Flash Player para ver o player.
1
Roberto Maxwell · Japão , WW
21/12/2007 · 125 · 2
 

Em agosto de 2006, orgulhosamente publiquei no Overmundo meu primeiro trabalho realizado no Japão, o vídeo Dekassegui. Dois anos depois de sua gravação, decidi revisitar o vídeo e essa experiência resultou numa nova montagem que eu pretensiosamente estou denominando "The Final Cut", mesmo sabendo que nada pode me garantir que em dois anos (ou mais, ou menos) eu não vou estar mexendo nessa cumbuca novamente.

O material que eu apresento aqui é fruto de uma reflexão sobre o "pertencer". São questões que eu tinha quando saí do Brasil em 2005 e que ganharam clareza depois de estar em um país com uma cultura e um ambiente bastante diferentes daqueles que eu estava acostumado a vivenciar. Além disso, o vídeo representa um momento em que eu tateava na cultura japonesa e na relação com os nikkei - os brasileiros de descendência nipônica. Muita coisa mudou de lá para cá mas, por incrível que pareça, nada que afetasse a essência do vídeo.

Portanto, o Dekassegui que agora apresento é, digamos, uma obra mais lapidada e com menos pretensões explicativas. Mantenho, porém, a estrutura que gerou controvérsias e mal-entendidos: uma parte onde a obra toma os rumos da encenação e uma segunda calcada na entrevista que serve, não para referendar a primeira mas, sim, como a valorização da auto-narrativa como uma forma de contar a história pessoal do indivíduo. No fundo, as duas partes são dois modos de narrar o mesmo conteúdo.

Dekassegui representa, ainda, a minha inserção no meio da cultura digital e do compartilhamento de conteúdo cultural pela internet. Foi o meu primeiro trabalho audiovisual a ser licenciado em Creative Commons e um dos poucos curtas-metragens dentro do grande universo das produções brasileiras e japonesas a carregar a bandeira do CC nos seus créditos.

Por fim, essa versão pode ser vista on line no site, o que me deixa muito feliz, visto que o Overmundo é, hoje, o ponto mais interessante de culturas brasileiras na internet, o que me faz ter orgulho de fazer parte de sua comunidade.

Boa sessão a todos.

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
roteiro, produção, direção, edição e som: Roberto Maxwell
Ficha técnica
Sinopse: Brasileiro? Japonês? Perdidos num mundo de sons estranhos, brasileiros descendentes de japoneses vivem perto de suas raízes e longe de suas casas.
Países de produção: Japão/Brasil
Gênero: Ficção/Documentário
Duração: 09 min 41 seg
Suporte: mini-DV
Idiomas: português e japonês
Direção, roteiro, produção, som e edição: Roberto Maxwell
Direção de fotografia: Ryo Goto e Hiroya Tokumoto
Assistente de direção e arte final: Jessica Cahill
Vozes: Kanako Suzuiki, Rie Osaka, Ryotaro Sakamoto, Taeko Urushibata
Elenco: Marcos Takeda
Downloads
638 downloads

comentários feed

+ comentar
joao xavi
 

gostei muito da fotografia e da edição, mandou muito bem!

joao xavi · São João de Meriti, RJ 2/7/2008 00:54
sua opinião: subir
Phelipe Janning
 

muito bom! despretensiosismo carregado de emoção.
parabéns!

Phelipe Janning · Florianópolis, SC 15/11/2008 22:03
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados