|
|
Deus não é fiel
Fixemos nosso olhar nas coisas deste mundo. Certifiquemos que vivemos num mundo da diversidade. Tudo que aqui se encontra não é único. Não há só um exemplar de mesa. Também não há um só homem. Cada coisa que se põe à vista é um objeto, mas, como objeto, tal coisa pode se mostrar com formatos, tamanhos e cores diferentes. Se requisitarmos uma mesa e não a adjetivarmos, ninguém saberá, apenas pelo nome “mesa”, de qual mesa necessitamos.
Quando alguém indica uma pessoa apenas pelo seu nome, por exemplo, Paulo, e não nos fornece nenhuma característica, nem dados para sabermos a qual “Paulo” ele se refere, não há como saber quem é esse Paulo. Se quisermos ter a mesa da qual necessitamos, ao requisitá-la, devemos qualificá-la, descrevendo-a como de madeira ou de metal, pequena ou grande, alta ou baixa, comprida ou curta, quadrada, retângula ou redonda. Se quisermos saber de qual Paulo se fala, devemos obter as suas qualidades, tais como a sua nacionalidade, sua estatura, a cor da sua pele. E também as suas qualidades acidentais, como Paulo careca, gordo, que usa óculos.
Tudo que aqui se encontra, encontra-se apenas neste mundo, sendo, portanto, mundano. Mundano por que? Porque nada aqui é perfeito nem eterno. Tudo é gerado e se corrompe. Não há nada que não esteja em movimento e livre de mudanças. Algo bom pode se corromper, tornando se ruim. Nada escapa ao efeito do tempo. O novo, com o tempo, passa a velho.
Aqui, repito, é o mundo da diversidade, onde se necessita, para conhecer e reconhecer qualquer coisa, de adjetivos. Aqui podemos dizer que uma pessoa é fiel, bela, rica, bondosa, feliz. Em uma palavra, o homem é um ser que precisa ser adjetivado para ser conhecido e reconhecido.
Agora avistemos Deus. Ele se encontra em todos os lugares, mas não reside aqui. Ele reside no mundo Celestial e é Único. Não há mais que Um, mas apenas Ele, apesar dele ser Três. Mas Três também é Um. E quando se há apenas Um, basta apenas o Seu nome.
Aquele que conhece verdadeiramente Deus, sabe que Deus não deve ser adjetivado, pois querer qualificá-Lo, como fazemos com as coisas mundanas, é querer trazê-Lo para este mundo e fixá-Lo aqui. Não se deve adjetivar Deus, pois Ele não pertence a nenhuma categoria deste mundo, e comete-se heresia ao dizer que Deus é rico, belo, bondoso, feliz ou fiel. Deus é Deus, o próprio nome. Portanto Deus é a própria Riqueza, a própria Beleza, a própria Bondade, a própria Felicidade e a própria FIDELIDADE.
tags: São Caetano do Sul SP textos-nao-ficcao
|
| |
 |
comentários  |
postar novo comentario |
 |
| |
 |
Paulo,
Magnífico seu texto.
Parabéns!
Um abração.
anamineira · Alvinópolis (MG) · 16/7/2008 13:40
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Paulo, seu texto é fantástico, tanto do ponto de vista da discussão teológica da natureza de DEus, quanto pela construção e pela transparência na colocação dos conceitos. Quabnto á parte teológica/filosófica, concordo plenamente: DEUS é o nome sobre todo nome, é UNICO INDIVISIVEL e é o próprio AMOR. qUANTO AO TEXTO, ENQUANTO PEÇA LITERÁRIA, IMPECÁVEL. pARABÉNS!
danlima · Brasília (DF) · 16/7/2008 15:11
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Obrigado pelo belo comentário.
Segundo Santo Agostinho, Deus dá, mas nada Dele é tirado. Deus recebe, mas nada Nele é acrescido.
Escrevi o texto baseado no pensamento socrático-platônico e na doutrina de Santo Agostinho, por quem tenho muito apreço.
Paulo Hijo · São Caetano do Sul (SP) · 17/7/2008 08:20
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Deus é. Não está. Quando usam por aí, frases de efeito, tipo "Deus é fiel", denotando mero interesse particular, usam-nas fora do contexto, tornando Deus um ser qualquer. Um ser "parceiro", igual.
Seu texto é muito interessante.
Um abraço.
Juscelino Mendes · Campinas (SP) · 18/7/2008 11:48
2 pessoas acharam útil
Sua opinião:
|
 |
Não sei discutir religião e crenças!
Meus votos com carinho!
beijos poéticos
celina vasques · Manaus (AM) · 18/7/2008 13:25
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
|
Paulo,
Excelente texto porque, mesmo que talvez não seja a sua intenção, nos leva a questionar o uso mercadológico em torno de Deus e de Jesus Cristo.
Me permita um chiste que ouvi de um amigo: "No mundo das pequenas igrejas, grandes negócios, templo é dinheiro".
Um abraço
Osvaldo Higa · São Sebastião (SP) · 18/7/2008 15:51
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Engraçado, desculpa discordar de vc, mas eu sempre pensei q Deus morasse ali na esquina, perto de casa. Eu sempre vejo Deus na face dos vizinhos. Ontem mesmo olhei pra o seu, sim o seu perfil e vi Deus estampado. VC tem o mesmo rosto dele. Vc é filho dele, não é? Mas agopra vem me dizer q ele nao mora aqui. Se não mora, tenho certeza q ao ter este encontro contigo, ele fez uma visita aqui na nossa terrinha! Parabéns.
Nic NIlson · Campinas (SP) · 18/7/2008 23:33
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
Votado...
Airton
Estrela-RS
Aepan · Estrela (RS) · 19/7/2008 05:12
1 pessoa achou útil
Sua opinião:
|
 |
reflexivo e polêmico.(votei).
O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca (SP) · 19/7/2008 11:29
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
 |
Tua reflexão filosófica e teológica nos reporta aos ensinamentos de Platão e Aristóteles. Parabéns.
Abraços e votos
zilka jacques · Porto Alegre (RS) · 20/7/2008 21:33
Dê sua opinião! Você achou esse comentário útil?
Sua opinião:
|
|
|
|
| |
Adicione seu comentário: para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
|
|
 |
|
 |
|
|