Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Diferenças que se completam no litoral de São Francisco de Itabapoana

As praias sanfranciscanas é parte de você
1
Jonatan Fernandes · São Francisco de Itabapoana, RJ
27/11/2006 · 64 · 1
 


A variedade de estilos é mesmo uma das características do litoral de São Francisco de Itabapoana. Em seus 60 quilômetros de mar, o principal ponto em comum entre suas nove praias parece ser a temperatura amena e a mansidão de suas águas. De resto, o que se encontra é uma diversificação de belezas capaz de agradar a visitantes de todos os gostos e faixas de idade.
A singularidade de cada um desses lugarejos começa a despontar já no sul do litoral, junto ao Delta do Rio Paraíba. Lá está a praia de Gargaú, que abriga uma série de lendas a respeito de seu próprio surgimento e de alguns de seus moradores. Histórias como a dos índios Gará e Guru e da moça bonita do mangue são contadas pelos moradores mais antigos.
Repleta de velhos casarões que contrastam com modernas construções, a praia também é famosa por atrair muitos novos moradores, em sua maioria gente da cidade grande que acaba se adaptando ao seu cotidiano. Outro fator que faz com que Gargaú seja conhecida nacionalmente é sua vasta área de manguezal, a maior do Estado e uma das maiores do Brasil.
A sete quilômetros de Gargaú está localizada Santa Clara, a mais badalada praia sanfranciscana. Com uma boa estrutura de pousadas, bares e restaurantes, Santa Clara é o ponto preferido para os que gostam de curtir os embalos do verão no município. A sua ampla faixa litorânea, com mais de 3 Km de extensão, é perfeita para se aproveitar um belo dia de sol.
Outra característica marcante de Santa Clara é a forte presença de pessoas de Minas Gerais. A invasão da população do Estado vizinho começou há cerca de 30 anos, dando origem a uma rápida expansão imobiliária na praia. Atualmente estima-se que mais de cinqüenta por cento dos proprietários de casas de veraneio em Santa Clara sejam mineiros.
A pequena e pacata praia de Sossego, que fica a 2 km de Santa Clara, chama a atenção pela beleza. O ponto onde o Rio Guaxindiba se encontra com o mar já se tornou uma referência para os amantes da pescaria ou para quem deseja simplesmente contemplar a magia do local nos fins de tarde.
À margem esquerda do Rio Guaxindiba está situada a praia de Guaxindiba. Ao contrário do que acontece com Santa Clara e Sossego, a praia tem um grande número de moradores fixos. Durante o verão, porém, a quantidade de turistas também é grande. São pessoas vindas em sua maioria de outros municípios da Região Norte do Estado e de cidades do Noroeste Fluminense, como Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Miracema, entre outras. A boa convivência entre moradores e veranistas deu à praia a fama de ser freqüentada basicamente por pessoas conhecidas umas das outras, se tornando, desta forma, um lugar onde a amizade sempre fala mais alto. Em Guaxindiba também já se encontra um bom serviço de bares e restaurantes, além de algumas pousadas.
Composta pelas praias de Manguinhos, Guriri, Caçador, Lagoa Doce e Barra do Itabapoana, a Região Norte do litoral sanfranciscano atrai principalmente pessoas que gostam de curtir um ambiente tranqüilo aliado às belezas naturais que a região oferece. A praia de Manguinhos proporciona ao visitante um clima aconchegante, ideal para piqueniques e passeios em família. Já Gururi, Caçador e Lagoa Doce formam um cenário exuberante, composto pela perfeita harmonia do mar com uma vasta vegetação nativa. O litoral de São Francisco termina em Barra de Itabapoana, já na divisa com o Espírito Santo. Banhada pelo mar e pelo Rio Itabapoana, Barra representa a outra extremidade de um amplo litoral agradável e que tem como cartão-de-visita uma série de contrastes, que acabam encantando os visitantes.

compartilhe



informações

Autoria
Jonatan Fernandes
Ficha técnica
Jonatan Fernandes
Downloads
559 downloads

comentários feed

+ comentar
Tatiana Freire
 

Texto legal, Jonatan...
Parabéns...
Esse é meu companheiro de monografia. Hihihi
Vou caçar agora o do terceiro componente do Trio Alegria.
Beijos.

Tatiana Freire · Campos dos Goytacazes, RJ 15/12/2006 13:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados