Uriel Cavalcante comenta a situação do processo eleitoral em Nazaré
COLCHA DE RETALHOS
Pelo que estamos assistindo, a cidade de Nazaré, mais uma vez, estará costurando uma enorme COLCHA DE RETALHOS no próximo dia 3 de outubro, quando serão realizadas eleições para os cargos majoritários no País.
Muros e paredes pintados, carros e motos plotados e poluição sonora já prenunciam o que mais uma vez acontecerá.
Nas eleições de outubro de 2006, foram votados em Nazaré 220 candidatos a Deputado Estadual e 134 a Deputado Federal. Nem todos se elegeram, mas dos que chegaram a Assembléia Legislativa e à Câmara Federal com o voto dos eleitores de Nazaré, principalmente os mais votados, quantos voltaram aqui para agradecer em público pela votação recebida ou se colocaram à disposição do Prefeito para em reconhecimento, trabalhar por Nazaré? Quantos trouxeram recursos através de dotações orçamentárias, ou de emenda parlamentar para que se realizem as obras de que o município necessita? Obras de saneamento e esgotamento sanitário; obras de eletrificação rural e urbana, de construção de casas populares; dragagem do rio Jaguaripe, altamente poluído e obstruído; projetos para a geração de empregos, e de educação superior; projeto para uma recuperação total do Estádio Viriato Corrêa, incluindo iluminação, projeto para prolongamento do cais, etc. Hoje muitos estão chegando pela primeira vez, outros estão voltando como sempre fazem a cada quatro anos, (vejam o que aconteceu na procissão de São Roque). Eles recebem os votos, agradecem de forma generosa aos seus cabos eleitorais e para Nazaré... até as próximas eleições.
Vejamos o que diz a advogada especialista em Direito Público, Dr.ª Ana Vitória Wernke. “ 4 longos anos ... Ao escolher seu candidato com consciência, dificilmente você errará na escolha. São quatro anos que serão muito longos se sua escolha não for bem pensada. No entanto, o processo eleitoral não termina com o voto digitado na urna. Toda a população e qualquer cidadão tem o direito de exigir o que foi prometido pelo candidato em campanha. Como fazer? Acompanhar os projetos de leis propostos, os votos proferidos, os posicionamentos tomados pelo candidato eleito. Pela televisão é possível acompanhar todo o processo legislativo no Senado Federal e também na Câmara dos Deputados. As emissoras públicas como a TV Senado informam os endereços eletrônicos dos políticos. Remeter correspondências (e-mails) aos candidatos eleitos é uma boa forma de demonstrar o interesse do cidadão no país que nós queremos.”
Hoje não se fazem mais as COLCHAS DE RETALHOS para forrar a cama, isso é coisa do tempo de nossas avós, por que então fazermos colcha usando tantos retratos multicoloridos o que poderá atestar o nosso grau de inconsciência na hora de votar? Pensemos primeiro na cidade, sabendo escolher os candidatos que mais convenham aos anseios da coletividade.
Se não temos um coeficiente eleitoral suficiente para eleger um candidato local ou regional, votemos nos que estejam alinhados com o gestor municipal do momento, pois ele, o gestor, terá mais dois anos de mandato até as próximas eleições municipais, tempo suficiente para cobrar dos eleitos as reivindicações do município.
Se continuarmos votando de modo inconsciente, além de estarmos jogando fora o precioso voto, estaremos contribuindo para que a cidade de Nazaré continue ORFÃ DE LEGÍTIMOS REPRESENTANTES NA ASSIMBLÉIA LEGISLATIVA E NA CÂMARA FEDERAL, pois nenhum dos eleitos terá responsabilidade nem compromisso com a cidade.
Uriel C. Santiago
Nazaré, setembro de 2010. Portal Nazaré Notícias
Uriel Cavalcante comenta a situação do processo eleitoral em Nazaré
Acredito que este comentário sirva também para outras regiões (Falando sobre política)
roquemedeiros · Nazaré, BA 23/9/2010 09:52
Nesta "Terra Brasilis" somos orfãos de Pai e Mãe meu nobre amigo. Até quando?
aAbraços... Alegria em revê-lo!
è Mister que votemos naqueles que acreditamos... Danem-se as pesquisas deturpatórias e mentirosas !
Um beijo !
ão é só em Nazaré, em toda a partre é assim, cada um legisla só em causa propria ou com lacaios.
veja que perola acabei dxe receber
Poema DA MENTE
Affonso Romano de Sant`Anna
Há um presidente que mente,
Mente de corpo e alma, completa/mente.
E mente de maneira tão pungente
Que a gente acha que ele mente sincera/mente,
Mais que mente, sobretudo, impune/mente...
Indecente/mente.
E mente tão nacional/mente,
Que acha que, mentindo história afora,
Vai nos enganar eterna/mente.
VAMOS VOTAR CONSCIENTE\MENTE
bjs
Qdo tivermos uma educação, ai saberemos escolher nossos
governantes.
Gteixeira
Não podemos pensar que tudo está perdido, pois não está.
Justo nesse texto e nas próximas eleições estão a solução da problemática.
Podemos fazer o que esta no post, cobrar, votar com consicencia, execer nosso poder de cidadania e cobrar ou...
Obrigado a todos vocês pela atenção.
Eu também sou otimista creio em Deus, acredito na ciência, e espero que os homens que fazem as leis acontecer em beneficio do povo neste pais, continuem trabalhando e tendo oportunidades para ajudar a população que não para de crescer...
Minha geração votou no Juscelino K, o último dos presidentes...
victorvapf · Belo Horizonte, MG 24/9/2010 12:36
caro Roque,o texto de Uriel,retrata a realidade não só de Nazaré,como de todo o Reconcavo Baiano,abandonado,às baratas,com tanta beleza natural e arquitetônica caindo aos pedaços,enquanto os "homens públicos" ou aqueles que querem comer um pedaço bom do bolo,"brigam" por um lugar ao sol,seja na Assembléia Legislativa,seja na Câmara Federal e,depois de eleitos fogem das cidades e dos seus eleitores como o diabo foge da cruz.Sim,é preciso tomar consciência de que nós não pagamos aos governantes,aos legisladores,para que irônica e cruelmente nos escravizem.
É preciso que no 3 de outubro o povo faça a sua Primavera Brasileira,mudando o status quo e fazendo os famigerados politicos chorarem pelo leite derramado pelo povo.Assim esperamos.Abraço.
Nazaré é vitíma de um problema crônico brasileiro: invisibilidade das cidades com um índice populacional insuficiente para eleger um representante próprio que conheça os problemas locais. Se bem que isso não garante nada. Caímos em outra armadilha da teia política: ineficiência, e chegamos no mais grave: corrupção. Mas vale a denúncia, o apelo, a tentativa de conscientização.
Wuldson Marcelo · Cuiabá, MT 24/9/2010 22:08
nao sei quem disse que cada povo tem o governo q merece.
mas a poli-titica sempre existira.
infelizmente.
bom o artigo.
bjssss;
Para se elegerem, fazem muitas promessas; depois, esquecem tudo que prometeram; o povo é que se dane... Nessa politicalha, não escapa ninguém; parece até que eles fazem um cursinho de como enganar o povo... Em todo lugar as queixas são as mesmas; quando será que isso vai mudar? Votado, Roque!
Um beijo
Se continuarmos votando de modo inconsciente, além de estarmos jogando fora o precioso voto, estaremos contribuindo para que a cidade de Nazaré continue ORFÃ DE LEGÍTIMOS REPRESENTANTES NA ASSIMBLÉIA LEGISLATIVA E NA CÂMARA FEDERAL, pois nenhum dos eleitos terá responsabilidade nem compromisso com a cidade.
É isso, não desperdice seu voto; vote e cobre, todos os dias por 4 anos, mas vote , essa é a arma. A chamada do texto vale pra todas as Nazarés do país.
abrços
Vamos exercer o nosso patriotismo e votar consciente.
Beijuss!!
Roque,
Texto interessante por analisar a questão das eleições partindo do ponto de vista de quem mora em uma pequena cidade. Abaixo uma proposta de leitura e/ou releitura sobre o que escrevi e que tem a ver de forma direta ou indireta com o tema das eleições.
Carissimos,
Nestes tempos de eleição fui reler o que escrevi sobre educação, juventude, cultura e comunicação. E como acho que, de forma indireta ou ás vezes nem tanto, esbocei bons critérios para decidir nosso voto, resolvi (re)apresentar os textos abaixo:
De forma resumida, o que os textos abaixo propõe é o voto comprometido com a escola pública em tempo integral, criativa e com qualidade, a começar pelo salário dos trabalhadores da educação, + pontos de cultura e democratização do acesso as ondas do rádio e da televisão para as organizações da sociedade civil sem fins lucrativos
Creio que é por aí, que poderemos começar a falar seriamente sobre a construção de um pais mais democrático e justo.
Os textos propõem também um eleitor, que não considere que participar politicamente, seja apenas dar o voto para escolher representantes ao parlamento ou para os executivos.
Boa leitura!
Bom voto!!
Zezito de Oliveira
Texto sobre educação
http://www.overmundo.com.br/banco/o-natal-e-a-e-terna-crianca-que-nos-habita-1
Texto sobre cultura
http://www.overmundo.com.br/overblog/camara-marca-gol-de-placa-em-favor-da-cultura
Texto sobre comunicação
http://www.overmundo.com.br/overblog/comunicacao-cultura-e-politicatudo-a-ver
Texto sobre juventude
http://www.overmundo.com.br/overblog/o-portal-do-som-2-musica-e-tragedia-urbana
esse canto é nacional, a politicagem tomou conta da politica, mais quem sabe se cada um fazendo valer a sua voz, se faz ouvir, ai teremos o poder emanado do povo para mudar o percurso da histórial. sensato texto cheio de verdades. parabéns.
MartaLucena · Natal, RN 12/10/2010 18:25Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!