Um dos mais jovens representantes do samba carioca, o grupo Galocantô já está há 5 anos na estrada. O grupo se formou a partir de despretensiosas rodas de samba da Rua Joaquim Silva, no bairro da Lapa, Centro do Rio de Janeiro, entre o final da década de 90 e o inÃcio desta, onde músicos, compositores e apreciadores se reuniam para cantar, tocar, beber umas e conversar.
Hoje, o Galo – como chamam os mais chegados – é sucesso por onde passa, apresentando sambas de várias épocas e de jovens compositores. Semanalmente, se apresenta em casas de samba do Rio e já acompanhou vários mestres, como Monarco, Luiz Carlos da Vila, Zé Luiz do Império, Beth Carvalho, Toninho Geraes etc.
O Galocantô tem também o seu “Terreiroâ€, uma roda de samba que acontece todo domingo na Quadra do G.R.E.S. São Clemente, à Avenida Presidente Vargas, 3102 – em frente ao prédio dos Correios.
A música “Elo da Corrente†reúne o espÃrito em que o grupo se formou e que prevalece nos pagodes da cidade. Aqui, gravada para o primeiro registro do grupo, o Compacto Galocantô (disponÃvel para baixar no site), foi regravada com a participação especial de Beth Carvalho para o primeiro CD do grupo, Fina Batucada, que será lançado em maio deste ano.
Elo da Corrente (de Edson Cortês, Niquinho Azevedo e Wantuir)
Uma grande reunião
Se faz nas rodas de bamba
Onde se fala de tudo um pouco
Se aprende um novo samba
Segue-se a filosofia:
A “de quem sabe, é quem dizâ€
Não se admite ironia, na roda
Nem desrespeito à raiz
O terreiro se enche de luz
Pr´amenizar os horrores
Fruto de uma violência
Pela inversão dos valores
Mesmo estando oprimido
Um bamba dá um outro sentido
Mostra a sua irreverência
Nos versos de um partido
Lá, também, se comenta polÃtica
E se vê que o descaso é geral
Na falta de consciência
Nas rodas que faz o Planalto Central
Me orgulho de ver essa gente
Que mantém o prazer de cantar
Demonstrando que o elo da nossa corrente
Vai ser ruim de quebrar
(refrão)
Se canto um samba de amor
Pra levantar o astral
Se canto um samba em louvor
Falando dos ancestrais
Se canto um samba na dor
Pr´aliviar nossos ais
Se cantar samba é assim
É sempre um canto de paz (bis)
Faço uma reverência a vocês. Espero ouvi-los lado a lado quando passar pelo Rio ou então quando vocês vierem para São Paulo. Força no samba!
Ju Polimeno · São Paulo, SP 20/3/2006 08:01Música de qualidade. É o que está em falta no mercado. Fina Batucada será imperdÃvel!
galocantô · Rio de Janeiro, RJ 20/3/2006 14:26
Como pai de um dos integrantes e amigo dos outros, fico emocionado em saber que os moleques foram longe, com um trabalho de qualidade, sem o apoio que a mÃdia babaca costuma dar a conjuntos e artistas que não valem a pena.
Espero que o show de lançamento do CD Fina Batucada possa de consumar de acordo com a vontade de todos os parentes, amigos, admiradores e de todos os que trabalham pelo Galo.
À Mariana, parabéns - e grato - pela iniciativa e pelo copidesque.
Saudações Botafoguenses,
Cesar (Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ)
Sou Galocantô desde criancinha! Os caras estão ratificando o significado do samba, com o respaldo dos grandes mestres de ontem, de hoje e de sempre!
Seja interpretando clássicos do gênero, seja em pérolas autorais, como esta publicada aqui, o Galo, em seu primeiro CD, em seus shows e em suas rodas, mostra os poderes que o samba tem: o poder da união, da reunião&059; o poder de tocar e encantar pessoas. O poder maior da alegria!
Não dá pra não ouvir. Longa vida ao Galo!!!
Parabéns, meninos! "Tamo junto"!
só para deixar claro que os dois comentáriso postados abaixo pelo próprio galo são de autoria de pai e namorada de integrante emocionados e mal-logados... coisas da vida...
galocantô · Rio de Janeiro, RJ 27/3/2006 08:07Só pra lembrar,o Theo é o Produtor!
estudioproduz · Rio de Janeiro, RJ 8/4/2006 17:51Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!