Em Busca do Futuro

1
jujuba · Santo André, SP
6/8/2009 · 6 · 4
 

Certa vez, uma grande empresa reuniu seus melhores funcionários para uma reunião. Durante horas, discutiam sobre qual era o produto mais desejado pela população mundial. eja lá que tipo de produto fosse esse - tecnológico, alimentício, vestuário - eles o venderiam.

Decidiram fazer uma pesquisa de mercado. Entrevistaram milhões de pessoas em quase todos os países do mundo. Depois de vários dias perguntando às pessoas "o que você mais quer ter na vida?" descobriram qual era o sonho de consumo da humanidade. Era o Futuro.

"Todo mundo quer ter Futuro!" concluíram animados. era o objeto de desejo de todos. E esse tal de "Futuro", devidamente pesado, enlatado e embalado, certamente iria vender mais do que qualquer coisa. As pessoas estariam dispostas a pagar o preço que fosse pedido por ele. Pois não existe nada a qual as pessoas invistam mais do que no seu próprio Futuro. "É isso!" concluíram os diretores da empresa. "Vamos vender Futuro!"

Mas havia um problema: onde estava o Futuro?

Reunindo uma delegação de assessores, estes foram enviados para várias partes do mundo em busca do precioso Futuro.

Se fosse extraído da terra, como o ouro e a prata, certamente o Futuro estaria nas minas. Porém, quando os assessores chegaram nos pontos de extração, encontraram diversos mineiros cansados, feridos e sem nenhum Futuro.

Se estivesse no mar, poderia ser pescado como sardinha ou atum. Porém, quando os assessores chegaram nos portos, encontraram diversos pescadores encharcados, cabisbaixos e sem nenhum Futuro.

Se fosse colhido das árvores, como maçãs ou laranjas, os pés-de-Futuro poderiam estar escondidos em alguma floresta. Porém, quando os assessores vasculharam as poucas florestas do mundo encontraram lenhadores irritados, mal-pagos e sem nenhum Futuro.

Se fosse um produto montado, como um automóvel ou um computador, certamente seria encontrado em fábricas. Porém, quando os assessores vasculharam as diversas fábricas do mundo, encontraram muitas máquinas no lugar de pessoas; e as poucas pessoas que ali se encontravam eram trabalhadores frustrados, prestes a serem demitidos e sem nenhum Futuro.

Quase desistindo de procurar, os assessores pararam em uma lanchonete para descansar um pouco.

Em frente a lanchonete havia uma escola. e desta escola saíram muitas crianças. Todas elas com suas mochilas cheias de livros e cadernos. Com seus pais esperando na porta para virem buscá-las. Todas elas contando animadas para a família como foi mais um dia na escola.

Foi quando um dos assessores teve um estalo: "Aqui!" exclamou. "Aqui tem muito Futuro!"

Felizes em ter sua missão cumprida, os assessores voltaram para a empresa e relataram oq ue viram. Entusiasmado, o diretor ordenou que o tal Futuro fosse imediatamente colhido e preparado para a venda. Porém, um dos assessores disse:

"Impossível, senhor. O Futuro não pode ser vendido... ele só pode ser dado."

Sobre a obra

Escrevi este texto ano passado, para um concurso na Feira do Estudante. Ganhei o primeiro prêmio, mas por problemas relacionados à transporte, não pude ir até o local da premiação.

Seria um prêmio simbólico, é verdade, mas eu gostaria de ter ido pelo menos para poder conseguir alguns contatos, e quem sabe eu não estaria desempregada hoje. Lamentei tanto...

compartilhe



informações

Autoria
Jussara Nunes
Downloads
308 downloads

comentários feed

+ comentar
alcanu
 

Jujuba, é assim mesmo, o Futuro a Deus pertence, linda história, um bom exercício da Imaginação, vc está em ótima forma, calma, uma hora pinta !
Um beijo !

alcanu · São Paulo, SP 7/8/2009 03:01
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

Tbm adorei. É um texto forte
com uma mensagem incrivel.

tocada aqui.
parabens.

bjsssssssss;

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 8/8/2009 16:10
sua opinião: subir
jujuba
 

Obrigada, alcanu e claudia! enquanto isso estou aqui, esperando Godot!

jujuba · Santo André, SP 8/8/2009 16:55
sua opinião: subir
delen
 

Demorei pra aparecer mas valeu muito ter passado por aqui...Parabéns pelo texto muito bom...Super Beijo!

delen · Cotia, SP 21/8/2009 20:43
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 3 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados