EM TORNO DO HIP HOP - Uma entrevista com o professor Nelson Maca

1
claudiomanoel · São Félix, BA
26/5/2006 · 117 · 4
 

EM TORNO DO HIP HOP
Uma entrevista com o professor Nelson Maca
Por Cláudio Manoel Duarte (claudio.manoel@terra.com.br)

Professor da UCSal (Salvador) e ativista do coletivo Blackitude Hip Hop, Nelson Maca sente-se feliz por ser amigo do GOG de Brasília, do Sérgio Vaz da Cooperifa, do José Carlos Limeira de Salvador e do DJ Joe da Baixa Fria. É casado com a Ana Cristina Pereira, pai da Luiza Gata e da Lucinha Black Power. Gosta de Xangô porque ele corta a cabeça dos falsos e infratores. Se pudesse realizar um sonho, gostaria de abraçar o Lima Barreto. Maca, como é conhecido pelos amigos e fãs, é ainda especialista em literatura pelo Instituro de Letras da UFBA, “onde concluí os créditos do Mestrado em Literatura Comparada, mas não fimanalizei a dissertação”. Pesquisou as letras das músicas dos blocos afro-baianos editadas em discos na década de 80, sob o título da pesquisa: Blocos afro-baianos e discurso de afirmação etno-política. “Pretendo lançar o estudo em livro”. Maca é o articulador do Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que tem como eixo central a cultura hip hop, mas estende seu interesse e ação para outras linguagens, como a literatura e o cinema de temática negra. “Atualmente, a Blackitude participa do Consórcio Social da Juventude do Ministério do Trabalho pela terceira vez. Somos parceiros do Instituto Cultural Steve Biko, que assina os projetos do Consórcio. Nas duas primeiras edições, desenvolvemos a Oficina de formação de Jovens DJs”. Agora, desenvolve a Oficina de Produção Cultural. Maca é também consultor e responsável pela parte prática que é composta por 7 mini-curso. Confeccionaram uma apostila para a Oficina de DJ, coordenada por ele. “Organizei vários eventos festivos e reflexivos de hip hop e literatura com artistas e ativistas locais e de outros estados. Entre outras parcerias, já trabalhamos com a Fundação Cultural Palmares, Fundação Gregório de Mattos, diversas faculdades, universidades e escolas”, comenta o professor. Conheça um pouco mais as idéias dessa figura forte e doce que tem se dedicado, com paixão, ao movimento hip hop.

compartilhe



informações

Autoria
Claudio Manoel Duarte
Downloads
2583 downloads

comentários feed

+ comentar
Dudu de Morro Agudo
 

Olá, tomei a liberdade de publicar a entrevista na íntegra no portal enraizados.

Dudu de Morro Agudo · Nova Iguaçu, RJ 4/4/2007 16:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
blequimobiu
 

da hr!

blequimobiu · Salvador, BA 26/6/2007 15:24
sua opinião: subir
claudiomanoel
 

ok, dudu. eh isso mesmo, desde q vc cite a fonte e autoria (overmundo).
abracao
claudio

claudiomanoel · São Félix, BA 26/6/2007 18:22
sua opinião: subir
Jéssica Balbino
 

Adoro o Nelsão :)
tive o prazer de dividir com ele as páginas de uma coletânea e me sinto privilegiada...muito legal a entrevista !

Jéssica Balbino · Poços de Caldas, MG 28/9/2009 21:31
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados