O Historiador Leonardo Dantas Silva discorre sobre Maracatu Nação-"Na realidade,o que existia era o cortejo do rei,o cortejo do Rei do Congo,o cortejo do Rei de Angola,o cortejo do Rei de Cabinda.O maracatu na realidade era o ponto onde se realizavam os batuques. É como aquela história de forró: forró não é um gênero musical, mas o local onde as coisas acontecem.Gafieira não é 1 gênero musical,é o local onde as coisas acontecem,um baile popular.O forró é um baile popular e no baile tem xaxado,baião,tem xote.Então o maracatu era o local onde aconteciam os batuques dos negros,as reuniões de negros eram chamadas “maracatu”. Tanto é que a primeira notícia em que se fala[de maracatu]é sobre o Maracatu dos Coqueiros,não é uma agremiação,é o local onde se reuniam os negros.ex:A escrava [foragida] Catarina foi vista no Maracatu dos Coqueiros,freqüenta o Maracatu dos Coqueiros.
A[transição do Cortejo do Rei do Congo ao Maracatu]acontece a partir do momento que vem a abolição da escravatura,então a função do Rei do Congo desaparece, não tem razão de ser.O Rei do Congo era um auxiliar da autoridade policial, ele era autoridade intermediária entre o poder do estado e as nações africanas. Todas as nações deviam obediência ao Rei do Congo.Pouco antes da proclamação da república morre o último Rei do Congo da paróquia de Santo Antônio, que era Antônio de Oliveira.Quando ele morre não tem mais sucessor.Nesse momento, quem é que passa a ser o líder daquele grupo?O líder daquele grupo é o líder espiritual, então começa a liderança dos líderes do culto Nagô. Esses mantiveram o cortejo como uma forma de sair no carnaval. Quando o cortejo vinha às ruas com aquela percussão, que os jornais criticavam muito, eles chamavam maracatu,pois aquela percussão era semelhante [a outros batuques dos negros].Foi a imprensa que denominou o cortejo de “maracatu”.
As Calungas:Diziam que a calunga era uma homenagem à família real.Eu desconfiei dessa coisa quando em 75 houve uma grande cheia aqui e Luiz de França me levou as calungas do Leão Coroado.Luiz tinha dormido enrolado com as calungas num abrigo e no dia seguinte ele foi à minha sala e me entregou as calungas pra que eu tomasse conta,fazendo mil recomendações.Aquilo me fez perceber que a calunga tinha ligação c a religião e importância enorme,e me motivou a me aprofundar no tema,o que resultou no artigo “A Calunga de Angola nos Maracatus do Recife."
Lenine s/ Maracatu:"A maior expressão da cultura afro-brasileira é sem dúvida o maracatu.Eu,que tive a felicidade de nascer Recifense,de ser criado em meio a tanta diversidade cultural,adquiri muito cedo gosto pela música de rua,a dança de rua,cultura da rua,e,em matéria de Rua,não creio q exista outro lugar como Pernambuco:Ciranda,Coco,Caboclinho,Bumba-meu-boi,Frevo,Pastoril,NauCatarineta,Repente,Xote,Xaxado,Baião,
Quadrilha,etc.São tantas expressões da cultura popular que é possível se perder diante de tanta exuberância,de tanta pluralidade e beleza.Mas o maracatu,acima de todos,me comove profundamente.Me comove pela realeza de sua dança e a imponência de sua coroação, me comove pela diversidade de seus personagens e a complexidade de seu cortejo,e,além de tudo,me comove pela riqueza de seus ritmos e pelo banzo de suas loas. Maracatu é beleza elevado ao cubo.É o híbrido poderoso conclamando a mistura e é a cara mestiça do Brasil".
Lenine,especial para o site do Leão Coroado
Jorge Martins s/ Maracatu:"Maracatu é herança deixada pelos nossos irmãos africanos.Seu Luís de França é um dos cordões umbilicais dessa cultura.Isso não é contado nas salas de aula,a não ser de forma utópica na semana do folclore.Ainda bem que existem pessoas q se preocupam em dar o devido tratamento ao tema".Jorge Martins,músico do Cascabulho,especial para o site Mar
texto muito esclarecedor!!
eu sugeriria colocar no Overblog com uma bela foto!!
abração,
obrigada, Marcos, vc acha que eu deveria transferí-lo para o OVERBLOG, é isso? Qual a diferença entre os dois? achei que, como fala de História dos Maracatus e suas Nações, se adequaria mais ao BANCO DE CULTURA. abraços, rosa
Rosa Campello · Recife, PE 2/10/2007 19:25
desculpe, depois que fiz o download é que percebi que era música e não texto!! mil desculpas, Rsss...
excelente composição, ritmo quase místico, contagiante!!!( ainda quero conhecer de perto o Maracatu Leão coroado...)
abraços,
ok, Marcos, por conta do tamanho, inserí no Banco de cultura. Trata-se de Mestre Luiz de França, cantando suas Toadas. Estamos aguardando sua visita, Às 5ªas feiras dou aulas de Mamulengo e redação para a comunidade. Aos sábados, Mestre Afonso repassa seu saber aos mais jovens, a partir de 19h00. Abraços
Rosa Campello · Recife, PE 2/10/2007 19:37o texto você poderia enriquecer um pouco com outros detalhes e colocar no overblog. a diferença entre os dois é que o overblog atende mais a textos longos, tem mais visibilidade para textos de entrevistas e reportagens, como é o caso. O banco , no entanto, é adequado para o material musical . O conjunto está perfeito!!!( música, texto e foto ) e no lugar certo.
Marcos André Carvalho Lins · Recife, PE 2/10/2007 19:40
Rosa, amiguinha, eu já tinha lido sobre esse assunto, mas não com um texto tão enriquecedor como este. Amo a cultura do Recife , o maracatú em especial. Acho lindo esse colorido das fantasias.Muitas informações que vc enfatizou com bastante clareza eu não tinha conhecimento, portanto, foi válida demais.
Fui ai no carnaval de 2007 e vi um grupo de maracatú e me encantei.
Parabéns,
Volto, visse!?
Elizete
Oi Rosa,
Tô adorando o acervo do Leão Coroado aqui no Overmundo e feito de uma forma tão carinhosa por você. Votarei sim na próxima sala!!!
Um abração
PS: Tem um post meu na sala de edição do Overblog. Dê um passadinha lá!
PPS: Ah! Concordo com o Marcos, será que não ficaria melhor no Overblog?
Vixe,
Esqueci de colocar o link: http://www.overmundo.com.br/overblog/recife-e-o-zepelim
Um cheiro
Oi Rosa,
Mais uma vez parabéns pelo Leão!!! Votadíssima!!!
Abraço grande
Adorei, deveria ir pra primeira página
Votado.
bj
Caraca, Cintia! em nome de todas as Nações, agradeço!!!!!!!!!!!!!!!!!! abraços,rosa
Rosa Campello · Recife, PE 5/10/2007 09:20Belezura pura! Bom texto informativo!
silviaraujomotta · Belo Horizonte, MG 7/2/2008 22:17Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!