Entrevistas sobre o MARACATU LEÃO COROADO e as Nações de Maracatus

Flavio Lamenha
Instale o Flash Player para ver o player.
1
Rosa Campello · Recife, PE
5/10/2007 · 97 · 15
 

O Historiador Leonardo Dantas Silva discorre sobre Maracatu Nação-"Na realidade,o que existia era o cortejo do rei,o cortejo do Rei do Congo,o cortejo do Rei de Angola,o cortejo do Rei de Cabinda.O maracatu na realidade era o ponto onde se realizavam os batuques. É como aquela história de forró: forró não é um gênero musical, mas o local onde as coisas acontecem.Gafieira não é 1 gênero musical,é o local onde as coisas acontecem,um baile popular.O forró é um baile popular e no baile tem xaxado,baião,tem xote.Então o maracatu era o local onde aconteciam os batuques dos negros,as reuniões de negros eram chamadas “maracatu”. Tanto é que a primeira notícia em que se fala[de maracatu]é sobre o Maracatu dos Coqueiros,não é uma agremiação,é o local onde se reuniam os negros.ex:A escrava [foragida] Catarina foi vista no Maracatu dos Coqueiros,freqüenta o Maracatu dos Coqueiros.
A[transição do Cortejo do Rei do Congo ao Maracatu]acontece a partir do momento que vem a abolição da escravatura,então a função do Rei do Congo desaparece, não tem razão de ser.O Rei do Congo era um auxiliar da autoridade policial, ele era autoridade intermediária entre o poder do estado e as nações africanas. Todas as nações deviam obediência ao Rei do Congo.Pouco antes da proclamação da república morre o último Rei do Congo da paróquia de Santo Antônio, que era Antônio de Oliveira.Quando ele morre não tem mais sucessor.Nesse momento, quem é que passa a ser o líder daquele grupo?O líder daquele grupo é o líder espiritual, então começa a liderança dos líderes do culto Nagô. Esses mantiveram o cortejo como uma forma de sair no carnaval. Quando o cortejo vinha às ruas com aquela percussão, que os jornais criticavam muito, eles chamavam maracatu,pois aquela percussão era semelhante [a outros batuques dos negros].Foi a imprensa que denominou o cortejo de “maracatu”.
As Calungas:Diziam que a calunga era uma homenagem à família real.Eu desconfiei dessa coisa quando em 75 houve uma grande cheia aqui e Luiz de França me levou as calungas do Leão Coroado.Luiz tinha dormido enrolado com as calungas num abrigo e no dia seguinte ele foi à minha sala e me entregou as calungas pra que eu tomasse conta,fazendo mil recomendações.Aquilo me fez perceber que a calunga tinha ligação c a religião e importância enorme,e me motivou a me aprofundar no tema,o que resultou no artigo “A Calunga de Angola nos Maracatus do Recife."

Lenine s/ Maracatu:"A maior expressão da cultura afro-brasileira é sem dúvida o maracatu.Eu,que tive a felicidade de nascer Recifense,de ser criado em meio a tanta diversidade cultural,adquiri muito cedo gosto pela música de rua,a dança de rua,cultura da rua,e,em matéria de Rua,não creio q exista outro lugar como Pernambuco:Ciranda,Coco,Caboclinho,Bumba-meu-boi,Frevo,Pastoril,NauCatarineta,Repente,Xote,Xaxado,Baião,
Quadrilha,etc.São tantas expressões da cultura popular que é possível se perder diante de tanta exuberância,de tanta pluralidade e beleza.Mas o maracatu,acima de todos,me comove profundamente.Me comove pela realeza de sua dança e a imponência de sua coroação, me comove pela diversidade de seus personagens e a complexidade de seu cortejo,e,além de tudo,me comove pela riqueza de seus ritmos e pelo banzo de suas loas. Maracatu é beleza elevado ao cubo.É o híbrido poderoso conclamando a mistura e é a cara mestiça do Brasil".
Lenine,especial para o site do Leão Coroado
Jorge Martins s/ Maracatu:"Maracatu é herança deixada pelos nossos irmãos africanos.Seu Luís de França é um dos cordões umbilicais dessa cultura.Isso não é contado nas salas de aula,a não ser de forma utópica na semana do folclore.Ainda bem que existem pessoas q se preocupam em dar o devido tratamento ao tema".Jorge Martins,músico do Cascabulho,especial para o site Mar

compartilhe



Embutir



informações

Autoria
Mabuse
Downloads
424 downloads

comentários feed

+ comentar
Marcos André Carvalho Lins
 

texto muito esclarecedor!!
eu sugeriria colocar no Overblog com uma bela foto!!
abração,

Marcos André Carvalho Lins · Recife, PE 2/10/2007 19:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rosa Campello
 

obrigada, Marcos, vc acha que eu deveria transferí-lo para o OVERBLOG, é isso? Qual a diferença entre os dois? achei que, como fala de História dos Maracatus e suas Nações, se adequaria mais ao BANCO DE CULTURA. abraços, rosa

Rosa Campello · Recife, PE 2/10/2007 19:25
sua opinião: subir
Marcos André Carvalho Lins
 

desculpe, depois que fiz o download é que percebi que era música e não texto!! mil desculpas, Rsss...
excelente composição, ritmo quase místico, contagiante!!!( ainda quero conhecer de perto o Maracatu Leão coroado...)
abraços,

Marcos André Carvalho Lins · Recife, PE 2/10/2007 19:34
sua opinião: subir
Rosa Campello
 

ok, Marcos, por conta do tamanho, inserí no Banco de cultura. Trata-se de Mestre Luiz de França, cantando suas Toadas. Estamos aguardando sua visita, Às 5ªas feiras dou aulas de Mamulengo e redação para a comunidade. Aos sábados, Mestre Afonso repassa seu saber aos mais jovens, a partir de 19h00. Abraços

Rosa Campello · Recife, PE 2/10/2007 19:37
sua opinião: subir
Marcos André Carvalho Lins
 

o texto você poderia enriquecer um pouco com outros detalhes e colocar no overblog. a diferença entre os dois é que o overblog atende mais a textos longos, tem mais visibilidade para textos de entrevistas e reportagens, como é o caso. O banco , no entanto, é adequado para o material musical . O conjunto está perfeito!!!( música, texto e foto ) e no lugar certo.

Marcos André Carvalho Lins · Recife, PE 2/10/2007 19:40
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Elizete Vasconcelos Arantes Filha
 

Rosa, amiguinha, eu já tinha lido sobre esse assunto, mas não com um texto tão enriquecedor como este. Amo a cultura do Recife , o maracatú em especial. Acho lindo esse colorido das fantasias.Muitas informações que vc enfatizou com bastante clareza eu não tinha conhecimento, portanto, foi válida demais.
Fui ai no carnaval de 2007 e vi um grupo de maracatú e me encantei.
Parabéns,
Volto, visse!?
Elizete

Elizete Vasconcelos Arantes Filha · Natal, RN 2/10/2007 19:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Josué
 

Oi Rosa,
Tô adorando o acervo do Leão Coroado aqui no Overmundo e feito de uma forma tão carinhosa por você. Votarei sim na próxima sala!!!
Um abração

PS: Tem um post meu na sala de edição do Overblog. Dê um passadinha lá!
PPS: Ah! Concordo com o Marcos, será que não ficaria melhor no Overblog?

Josué · Recife, PE 3/10/2007 06:50
sua opinião: subir
Josué
 

Vixe,
Esqueci de colocar o link: http://www.overmundo.com.br/overblog/recife-e-o-zepelim
Um cheiro

Josué · Recife, PE 3/10/2007 06:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Léo Lago
 

Gostei bastante! Volto pra votar!

Léo Lago · Rio de Janeiro, RJ 4/10/2007 11:09
sua opinião: subir
Rosa Campello
 

valeu, Leo, obrigada, volte mesmo

Rosa Campello · Recife, PE 4/10/2007 13:29
sua opinião: subir
Josué
 

Oi Rosa,
Mais uma vez parabéns pelo Leão!!! Votadíssima!!!
Abraço grande

Josué · Recife, PE 4/10/2007 20:44
sua opinião: subir
Rosa Campello
 

êba, obrigadinha, josué, cheiro

Rosa Campello · Recife, PE 4/10/2007 21:21
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Adorei, deveria ir pra primeira página
Votado.
bj

Cintia Thome · São Paulo, SP 5/10/2007 07:01
sua opinião: subir
Rosa Campello
 

Caraca, Cintia! em nome de todas as Nações, agradeço!!!!!!!!!!!!!!!!!! abraços,rosa

Rosa Campello · Recife, PE 5/10/2007 09:20
sua opinião: subir
silviaraujomotta
 

Belezura pura! Bom texto informativo!

silviaraujomotta · Belo Horizonte, MG 7/2/2008 22:17
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados