Quero sair sem destino em busca de algo que realmente possa me fazer feliz. Visitar lugares onde não ouvirei ordens e nem serei obrigado a seguir tendências. Lugares onde questões como “Quem inventou o certo ou o errado?†e outras mais não precisarão ser feitas, lugares onde os ventos sopram liberdade, afinal, apenas quero ser EU.
Nos lugares comuns, como o que nós vivemos, a sociedade exige e te força a seguir um padrão de perfeição, mesmo sabendo que não há nada mais imperfeito que a própria perfeição. Há uma aceitação por parte de todos, pois vivemos nesse “padrão†mesmo não nos agradando nem um pouco, vivemos sob regras feitas para nada, onde certamente a tristeza será tudo. Existe também a eterna ilusão que usamos para fingir que está tudo bem, mesmo quando a guerra, a fome, o preconceito e a miséria acontecem bem próximos de nós... e passivamente não manifestamos nem um músculo se quer, afinal, “está tudo bem!â€. Por último, mas não menos evidente, podemos ver o que a suposta sociedade moderna mais utiliza... a aparência. Muitas pessoas projetam uma imagem daquilo que eles realmente não são, ou seja, tentam ser os outros. Atualmente se você tiver uma boa aparência, ou seja, carro do ano, roupas caras, uma casa localizada em área nobre, etc. você será uma ótima pessoa, afinal, o que realmente conta é ter e não ser.
O caminho em busca da nossa própria liberdade é árduo e desigual. Durante o percurso as verdades são transformadas em obstáculos enquanto as mentiras e a traição facilmente são impostas como objetivo e conseqüentemente reconhecidas como um ato glorioso.
Gostaria de saber se um dia irei encontrar este lugar que tanto procuro, muitas pessoas dizem que não existe um lugar que esteja a salvo da ignorância humana, mesmo assim, continuo a seguir meu caminho.
Sei que viver e conviver é uma tarefa difÃcil , mas agradando ou não vou ser EU.Sou único e especial porque sou EU!!!
Oi, Matheus!
O seu texto é o reflexo do que todos nós já passamos em uma época de nossas vidas. Quem ainda não se perguntou, se questionou e depois se posicionou diante do mundo, das coisas e das pessoas, certamente, um dia irá fazê-lo. Você tá no processo. Tá entendendo que, antes que "as regras" te façam mais um na fila, você precisa buscar a sua individualidade e o seu próprio conceito de mundo.
O tÃtulo do seu texto é a sua própria afirmação diante do que já é -ou já era, conforme queira! - um EU tão exclamativo só pode ser de alguém que não se submete, mas subverte padrões e conceitos num grande caldeirão chamado cérebro.
Seu texto é um desafio:para você mesmo e para os outros.
Parabéns!
Olá Matheus, vim ler por indicação do Cavalheiro e gostei muito.
A sociedade realmente valoriza mais o ter que o ser, infelizmente.
Você falou, com razão, na verdade tranformada em obstáculos. Acredito que isso se dê porque a verdade é sempre muito pesada para ser encarada de frente, pr incipalmente a verdade pessoal, o eu. Por isso, os penduricalhos que os indivÃduos usam e passam a valorizar mais que a própria alma, os bens, a aparência fÃsica, a vaidade vazia.
Quanto ao encontro que imagina, creio que ese lugar deve estar dentro da gente, da nossa mente livre, da coragem de ser, como você disse: EU.
Parabéns!
beijos
Seja benvindo, Matheus.
Um abraço!
Também concordo com Saramar. Não é preciso procurar fora quando o caminho está dentro de nós mesmo. Ah... essa "dangerosÃssima" viagem!, parafraseando o poeta.
É isso aÃ!
Matheus,
Me và em você aos 17 anos de idade, morando em BrasÃlia, anos 70, exilada de tudo, longe do mar que eu tanto amo!
Eram anos de ditadura, mais de 3 adolescentes juntos era "formação de quadrilha", éramos rebeldes com causa, aprontamos bastante naquela época que BSB era uma imensidão de céu e terra vermelha...Ler Jorge Amado ( Subterrâneos da Liberdade), Sartre, Fernando Morais ( A Ilha-CUBA), gostar de Caetano e Raul Seixas era coisa de subversivo...Và muitos amigos serem presos simplesmente por serem contrários ao Sistema Autoritário da UNB. Só não sofreram porque eram filhos de alguém...O que , aliás, nos livrou de poucas e boas porque não deixamos de aprontar, muito! Pobres pais de rebeldes com causa!
Mas quer saber...Eu acho que você tem que ir atrás dos seus sonhos...Hoje em dia é mais fácil sair do Brasil, você ganha uma bolsa-trabalho, vai dar um duro danado, aprender outra lÃngua, passar muito perrengue e no final...Vai estar morrendo de saudades do Brasil! E essa experiência ninguém te tira!
Portanto, peça licença, ou não, e vá à luta!
BJK
CRIS
Esse lugar existe e é uma ilha!
O problema que todas as ilhas estão nas mãos dos ricos, ou seja pra voçe ter uma ilha só sua, e ser voçe, precisas ser rico!
ÉS?
Não desista de si, caro amigo. Afinal, se não podemos mudar o mundo, devemos valorizar o bom e belo que existem dentro de nós. Bom texto!
Abração.
AZnº 666, infelizmente não pertenço a "classe A" da sociedade.Por isso, não tenho como comprar uma ilha!
Eu ja descobri onde se encontra minha liberdade... e não é necessário ter dinheiro para tê-la!
Mesmo assim, agradeço a dica.
Valeu!!!
Obrigado Luiz!
Quando resolvi fazer esse texto a minha preocupação era não se tornar mais um na fila, que já é bem grande...
Quando resolvi publicar no Overmundo, queria compartilhar o meu desejo com pessoas que pudessem "clarear" um pouco mais o caminho.
Acho que estou conseguindo!
Valeu!!!
Olá Saramar!
Obrigado pelo seu comentário...
Realmente, a nossa "liberdade" está dentro de nós!Felizes são aqueles que a encontrou!
Beijos!!!
Egeu Laus, obrigado pela receptividade!
Um abraço!!!
Olá Cris!
Quando escrevi esse texto eu estava na faixa etária entre 17-18 anos... e realmente é uma fase difÃcil!
Agradeço pela dica de "ganhar o mundo", mas eu sou do tipo que gosta de arrumar a casa antes de sair.Tenho vontade de conhecer outros paÃses, mas tenho como sonho consertar o meu própio paÃs.
Um beijão!!!
Obrigado Wander!
Sempre irei valorizar o que há de bom dentro de nós!
Jamais desistirei meu caro amigo...
Valeu!!!
Olá Mateus,
você é um tipo de pessôa difÃcil de se encontrar. Admiro muito a sua personalidade, sabe o que quer, não se preocupa com o que os outros acham de você. O importante é que você acredita naquilo que faz e isso muito bacana, continúe assim. Meus sinceros aplausos e abraços.
Carlos Magno.
Olá Matheus,
Ah, as inquietações da vida! Quem não as tem?
Em qualquer idade, é necessário que elas apareçam e que nos balancem forte fazendo nossas asas abrirem novamente, nos deixando em condições plenas de VOAR!
Parabéns pelo texto.
Abração
Tô com tu, Matheus.
E como não há outro mundo, porque não viver esse mundo, como nos diria Moraes Moreira em coro com Gil a nos dizer que é aqui e agora o melhor lugar;.
Eu acrescento: único, pessoal e instransferÃvel.
E, rápido, que já passou.
Benvindo, guri.
beijin
Obrigado Adilson!
Um abração!!!
Valeu Juliaura...
Um beijão!!!
MATHEUS,
está cada vez mais difÃcil ser totalmente EU nesse mundo, mas vc é especial porque assume o seu eu. Parabéns pela reflexão1
Abçs de Betha.
Grande Matheus, bela reflexão e segue aà um poema do Vicente de Carvalho pra vc refletir como resposta!
Abração!
Velho Tema
Só a leve esperança em toda a vida
Disfarça a pena de viver, mais nada;
Nem é mais a existência, resumida,
Que uma grande esperança malograda.
O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz, sempre adiada
E que não chega nunca em toda a vida.
Essa felicidade que supomos,
Ãrvore milagrosa que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,
Existe, sim: mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.
Texto muito bem feito e realista. Maravilhosa reflexão
Camila Máximo · Praia Grande, SP 20/11/2007 19:46
Voce me disse e aà está você Menino buscando a tua essência, sõfrego pelo amanhã que virá com muita Luz, você é iluminado me apresentando aqui o menino filho, jovem, já maduro mas sonhando... menino inteiro seja sempre, uma parte bonita e a outra
bonita também...
Menino das flores, do jardim de minha casa, de meu vizinho, de minha mãe, de meu avós...Menino que coloca o dedo na terra e sabe o que é plantar, nascer e renascer sonhos...a semente dos amigos...Teu tapete de sonhos seja sempre cheio para voar aonde quer que você vá..olhe sempre com teus olhos...ame e deixe acontecer, entregue sempre ao Universo...
Bacana...Eu...
Continue com asas...
Meu abraço daqui.
Obrigado Cintia!
Suas palavras me emocionam sempre...
Um abração!!!
Passei para um abraço
E seja feliz neste Natal com Paz e que o Papai Noel
venha cheio de doces esperanças e paz.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!