F.E.N.I.X: Capítulo II: AOS DOCENTES EM ETERNA RENOVAÇÃO

1
Alex Costa Lopes · Cuiabá, MT
15/7/2007 · 28 · 2
 

Muito bem, caros docentes, terminamos mais um semestre de estudos, vitórias, decepções, stress, e muitos outros substantivos tão comuns no ensino e na profissão docente.

Agora é hora de descansar um pouco, mas somente um pouco, por que ainda temos muito trabalho pela frente, temos um novo semestre que já desponta vigoroso e cheio de novos desafios dentro de pouco dias. Temos que pensar o semestre 2007/2.

Agora vem os vossos trabalhos, o planejamento individual e para cada disciplina. O rever do que foi feito neste semestre e deu certo, e do que não deu tão certo, e daquilo que foi uma verdadeira tragédia em sala de aula. É hora de pensar como as novas turmas serão ensinadas e acompanhadas, aquilo que poderá continuar e o que terá de ser mudado, o tempo é curto, todos sabemos, mas devemos pensar nas futuras ações, pois temos muitas vidas em nossas mãos.

Devemos lembrar sempre que nossos acadêmicos são aprendizes e até os mais relapsos querem aprender, anseiam por novos conhecimentos. Temos de lembrar que são alunos, são críticos (até mesmo aqueles que agem como crianças) e “sacam” bem depressa quando o professor não sabe o assunto ou não preparou a aula, talvez o único aprendizado que realmente foi internalizado do ensino básico, e o retorno desta “sacada” é terrível para o docente... desde as “piadinhas de corredor” ao descontrole total da sala de aula. Idéia terrorista e paranóica? Não. Apenas uma idéia realista, basta relembrar vossos tempos de acadêmicos (as).

É hora de pesquisar as novidades.

É hora de reler os livros.

É hora de planejar as aulas.

A hora é agora, e não na hora do famoso “copia-cola” do plano de ensino tão solicitado pelo Departamento no início do semestre...

Decidir. Escolher. Agir. Refletir. Planejar. E até mesmo, Suar. Quantos verbos são necessários para ensinar uma turma? Muitos, uma quantidade que somente os heróis semi-deuses das lendas antigas poderiam suportar tranqüilamente, mas nós somos simples mortais e suportamos, como isso pode acontecer? Isso somente cada um de nós pode dizer para si mesmo, naquela língua antiga que não possui palavras que somente nosso mais íntimo interior ainda lembra.

O ciclo recomeça. Mas não necessita ser igual ao anterior. As mudanças ocorrem no hoje, no agora, e não no amanhã ou no depois. Não adianta tentar aquilo que já não deu certo no ciclo anterior. Somos vitoriosos com nossos acertos, mas nosso maior tesouro é o aprendizado que extraímos de nossos erros ou equívocos.

Vamos sentar confortavelmente na cadeira predileta, vamos fazer aquela caminhada já tão adiada, vamos àquele banho revigorante de cachoeira, rio ou mar, vamos visitar aquela praia que a muito não visitava, vamos aos abraços calorosos daqueles que amamos mas moram distantes, vamos àquelas boates que só estão nas cidades de nossas origens. E depois de aproveitar isso como se fosse a última vez, voltemos novamente nossos pensamentos àqueles que tanto necessitam de nós, nossos acadêmicos, e pensemos no semestre 2007/2.

Aproveitem o Recesso. Que tenham dias maravilhosos...
Até a volta!!!

compartilhe



informaes

Autoria
Autoria própria
Ficha tcnica
quase acadêmico de Administração
Downloads
277 downloads

comentrios feed

+ comentar
Edna Queiroz
 

Alex, gostei.
A missao do professor, independente do nível, é nobre. Representa o vetor do conhecimento, por vezes nem sempre valorizada. A sociedade costuma privilegiar o fruto, esquecendo-se daquele que a período se empenha para renascer das cinzas, elaborando métodos, táticas e muita psicologia na transmissao do conhecimento.
abracos


Edna Queiroz · Rio de Janeiro, RJ 17/7/2007 02:16
1 pessoa achou til · sua opinio: subir
BETHA
 

Alex,
A docência é encantadora e, ao mesmo tempo, espinhosa (sei na prática). Mas o melhor dela são as sementes que espalhamos pelos caminhos do mundo com as melhores da intenções.
Parabéns e abraços de Betha.
Visita o meu perfil, tenho um texto na fila de edição.

BETHA · Carnaíba, PE 17/7/2007 13:47
1 pessoa achou til · sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 55 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados