FLORA DO CERRADO 3 - Buriti

1
jjLeandro · Araguaína, TO
13/8/2007 · 106 · 5
 

Nesta foto cachos de buriti.
A cor da casca do coco é avermelhada e a polpa amarelo-avermelhada. A casca é facilmente retirada com a imersão do coco por algumas horas em água morna(mesmo processo para a bacaba). A casca do fruto é composta por um grande número de pequenos pedaços uniformes, semelhantes a escama de peixe. Quando retirada do caroço(coco), a polpa deve ser passada em uma peneira com água para sua separação das milhares de pequenas "escamas" que compõem a casca.

A retirada da polpa é efetuada pelo sertanejo com a maceração do fruto, depois de retirado da água morna, com o fundo de uma garrafa vazia de cerveja ou litro de vidro de pinga vazio.
A partir de então a polpa estará apta para se transformar em suco, doce ou sabão. Para o sabão a quantidade necessária é muito maior que para os outros produtos

compartilhe



informações

Autoria
jjLeandro
Ficha técnica
Buritizeiro com frutos
Downloads
4766 downloads

comentários feed

+ comentar
Noelio Mello
 

Leandro.
Sobre os cerrados repetes as belezas dos ambientes rurais.
Abraços
Noélio

Noelio Mello · Belém, PA 12/8/2007 21:22
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Um grande abraço, Noélio. E muito obrigado pelas palavras.

jjLeandro · Araguaína, TO 15/8/2007 21:21
sua opinião: subir
Branca Pires
 

Linda imagem! Me deliciei e estou salivando sentindo, lembrando do sabor. Nossa, quanto tempo faz que não como, roendo a polpa ainda ín natura e ñ tomo o suco... mas não esquecemos o sabor, jamais!
Assim como sinto o cheiro, o gosto da "bacaba" até hoje. Sinto aé o enjôu, pois tomava demais, apostando c/ o meu irmão. Em excesso é enjoativa.
Escuta, c também já postou algo sobre a Bacaba, jussara, babaçú? Se sim me mande os links, ok?
Olha super abraço agradecida.
Ótimo fds pra vc ai em tamnaha maravilha.

Branca Pires · Aracaju, SE 10/11/2007 21:45
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Branca,
Ainda não postei sobre a bacaba, babaçu, buritirana e jussara (ou açai, sabia que são a mesma planta? Só que uma dá em touceira com vários pés e a outra com uma única planta, sabia?)

Estive em outubro em Caseara e lá a Cagaita, conhece? estava às pencas maduras e saborosas nos pés. Não tirei fotos (um crime) pq a máquina tinha descarregado a bateria e eu não levei recarregador (o meu queimara alguns dias antes).

Outro fruto importantíssimo que quando lá for agora no final de novembro estará maduro e talvez dê boas fotos (o fruto é muito pequeno, mas o sabor deliciosíssimo) é o murici.
A bacaba tb aprecio com paixão. É muito saborosa, em especial a que por aqui chamam bacaba de leite (o fruto maior um pouco, polpudo, e mt gostoso). Acho a bacabeira de uma imponência imperial. Ela tem a disposição das folhas em leque e se parece mt com o chapéu de Napoleão Bonaparte ( por isso o porte imperial, para mim) rsrsrs.

Vou aos poucos postando tudo aqui. Acontece que a minha máquina ainda é mt limitada e quero comprar outro equipamento mais preciso com ótimas lentes de zoom e macro.
Vi na fazenda um sapinho com um centímetro de tamanho, menor que a unha do polegar de um adulto, e não era um girino não, era sapo adulto. Fotografei-o com minha máquina, mas o resultado foi decepcionante. Teria que ter sido fotografado com lente macro.

Essas belezas quero depois fotografar. Vejo quando estou em Caseara bandos e bandos de araras, periquitos, emas, antas, capivaras, jacarés e outros bichos, mas a aproximação para foto é impossível por causa da limitação do equipamento.

Fico triste por isso, mas ainda darei um jeito na coisa.
abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 10/11/2007 22:11
sua opinião: subir
Branca Pires
 

Ok, JJ, ou Leandro. Como gosta de ser chamado?
Não conheço a "Cagaita; jussara e çaí eu sabia serem uma só, mas "buritirana" não conhecia, muito menos da difeença em p´´e ou touceira.
Que legal poder ainda viver em tão grande harmonia com a natureza, ao menso poder conviver bem mais próximo de tudo isso. Sinto só saudades e guardo as lembranças...
Conheço o "murici" tb, conheço o mirim vc conhece? Dá nessa épuca é pretinho, pequeno e muito saboroso. Nossa, quantas coisa gostosa.
Sabe, moro aqui em Bauru há quase oito anos, e aqui adimiro muito a passarada que passam em revoada, nossa, me faz lembrar a minha infância no Maranhão. E eles são mais frequente e assíduos em dias de chuva, é uma graça. Me dixam super felizes. Acho que a proximidade com o pantanal, o Centro oeste, talvez o tragam em bandos por aqui. Também moro próximo ao zoológico, área ainda em preservaãçao, pode ser isso. Ouço também os grtos dos saguis, diariamnte, acordo com eles. Adoro tudo isso!
Show de bola esses nossos intrecaâmbios natureza.
Bjs

Branca Pires · Aracaju, SE 10/11/2007 22:29
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
jpg, 180 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados