por Pedro Acosta
No dia 1o de abril, o Circuito Fora do Eixo iniciou seu programa ReC. O Fora do Eixo é uma rede de trabalho que associa produtores independentes de várias partes do Brasil. A sigla ReC (Rede de Comunicação) dá nome a um empreendimento que visa a incentivar trocas de tecnologia entre os participantes da rede, além de promover a circulação de seus produtores e produtos.
O primeiro projeto do ReC atende pelo nome de compacto.rec. Sua intenção é lançar compactos virtuais de bandas associadas ao Fora do Eixo. Com a popularização do consumo de música via internet e o declÃnio do CD, vem aumentando o resgate virtual do formato compacto. O single , como também é chamado, era um disquinho com geralmente duas faixas e foi popular no Brasil até os anos 80.
A diferença do compacto.rec é fazer os lançamentos não apenas em um site, como já acontece, mas em todos os veÃculos integrados ao Circuito Fora do Eixo. Cada um deles tornará disponÃveis os fonogramas de cada lançamento e imagens que servirão de "capa" e "encarte" para os compactos. Os visitantes desses sites poderão baixar as músicas e as figuras, mantê-las no computador ou transformá-las num compacto fÃsico.
A iniciativa vem para consolidar a rede de distribuição que o Circuito Fora do Eixo tem formado em seu um ano e meio de existência. O projeto compacto.rec revela muito do funcionamento do Circuito, ao jeito de um software livre : os fonogramas e as imagens serão enviadas para todos os 24 sites associados, mas cada editor publicará o conteúdo da forma mais coerente com seu veÃculo.
Madame Saatan – do Pará, o primeiro lançamento Compacto.rec
O compacto.rec surgiu de uma iniciativa da banda paraense Madame Saatan . A caminho de lançar seu primeiro disco, o grupo pensava em promover o álbum com a divulgação anterior de um compacto virtual. A intenção era falar com públicos diferenciados e, para isso, veicular o compacto em vários sites. A partir do contato da banda com o instituto cultural cuiabano Espaço Cubo, a idéia foi levada para todo o Circuito Fora do Eixo.
Assim, a partir do dia 1o. de abril , o compacto com as músicas "Molotov" e "Gotas em Caos" estará em todos os sites do Circuito Fora do Eixo, além de outros parceiros. A partir desses veÃculos, a divulgação se multiplica, considerando-se a mÃdia espontânea gerada pelo lançamento em cada um desses sites.
São eles:
PA: http://www.myspace.com/madamesaatan
PA: http://www.portalcultura.com.br
PA: http://www.nafigueredo.com.br /madame
PA: http://www.belrock.com.br
PA: http://www.roquenroubabe.com.br/madame
SP: http://www.dynamite.com.br
SP: http://www.urbanaque.com.br
SP: http://www.engenho.art.br
SP: http://www.rockfeminino.org
RO: http://www.fanrock.com.br
RO: http://www.vilhenarockzine.blogspot.com
RR: http://www.roraimarock.com.br
GO: http://www.fosfororecords.com
GO: http://www.radiomidia.com
GO: http://goianiarocknews.blogspot.com
GO: http://ogritodoinimigo.blogspot.com
MT: http://www.espacocubo.blogger.com.br
MT: http://hellcity.blogspot.com
AP: http://coletivopalafita.blogspot.com
AM: http://www.tumtumprod.wordpress.com
RJ: http://www.overmundo.com.br
RJ: http://www.orm.com.br/ruido/
RN: http://www.dosol.com.br
e mais:
http://www.senhof.com.br
http://www.tramavirtual.com.br
pedrinho meu filho, que bom ver vc no overmundo
capileh charbel · São Paulo, SP 6/4/2007 16:18eu quero ver o Madame invadir o (over)mundo!
Bruno Rabelo · Ananindeua, PA 6/4/2007 16:32
Legal! Então o overmundo também está dentro do fora do eixo? E as imagens deste compacto.rec do Madame?
Gosto quando anexam imagens aos arquivos sonoros digitais, talvez porque eu sinto falta das caponas dos LPs.
nem tudo está fora do eixo, ou não?. Convido-os para visitar http://www.overmundo.com.br/banco/sonho-de-menino-e-piraputanga-no-anzol e votar se gostar, claro.
Bosquo
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!