FRUTO DO CERRADO

1
jjLeandro · Araguaína, TO
22/12/2007 · 106 · 3
 

O Cerrado é pródigo em frutos deliciosos que são para os animais verdadeiros acepipes. Para nós, são sedutores tanto quanto aos animais.

Quem pode dizer algo contra o pequi? E a mangaba? E o cajá? Sabiam que até do fruto do jatobá é feito um delicioso refresco? A cagaita, que tem um nome quase homôfono a outro que se constitui em palavrão quando foge a seu sentido fisiológico e é dito com veemência, tem no fruto um gosto delicioso.

E o bacupari, até bem pouco tempo de paladar que eu desconhecia, seduziu-me: tem o gosto vivo do doce de leite, mas daqueles que ficam bem queimadinhos! Divino!

A foto que exponho acima é de uma entre tantas excentricidades que traz o Cerrado, muitas delas, creio, senão ainda não catalogadas pela Ciência, ao menos raras. Lembrem-se que na Indonésia, nas matas tropicais de lá, os cientistas estão descobrindo novas espécies de plantas e animais.

Quando se voltarem para nossas florestas, a surpresa será maior ainda. Mas, voltando ao assunto da foto acima, perdoem-me pela ignorância científico-popular (rsrsrsrsr) mas não sei o nome da planta em questão. Se alguém souber, não se acanhe, pode me ajudar enumerando qual é.

Sei apenas que o fruto, ou a flor?, abrindo-se, tem uma bela simetria. E por isso achei que valia a foto.

compartilhe



informações

Autoria
jjLeandro
Downloads
7070 downloads

comentários feed

+ comentar
apple
 

Muito legal, Leandro! Nem faço idéia do que se trata. Nunca vi nada assim.

Sorte que você viu, fotografou e resolveu compartilhar a foto para que pudéssemos apreciar.

Com nome científico, com nome popular ou sem identificação...tanto faz. A imagem já fala e vale por ela mesma.

Super abraço

apple · Juiz de Fora, MG 22/12/2007 12:59
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Leandro, vim votar e lhe desejar um feliz Natal,
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 23/12/2007 15:47
sua opinião: subir
Priscila Nunes Ribeiro
 

Olha que eu nasci e me criei embranhada pelo cerradão bravo. Mas essa eu nunca que vi!!! E quanto ao olhos dos estrangeiros em nossas natividades e riquezas, equivoca se em pensar que estes cientistas não estam agora mesmo por todo lado onde menos pensa...pesquisando e levando coisas daqui...raramente pelas vias formais...isso é oq mais me preocupa. E tambem creo que nossos biologos e cientistas nacionais tem uita competencia para faze lo a quaquer tempo!!!!!Leva tempo mas isso quanto mais melhor!!!
feliz tudo

Priscila Nunes Ribeiro · Cuiabá, MT 24/12/2007 16:15
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
jpg, 85 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados