Funk Carioca viaja à Alemanha

1
claudiomanoel · São Félix, BA
5/11/2006 · 145 · 2
 

Funk Carioca viaja à Alemanha
Por Cláudio M. (claudio.manoel@terra.com.br)

A música Numbers do alemão Kraftwerk é a primeira forma (ou fórmula?) do que entendemos hoje de electrofunk ou funk eletrônico. Desde esse clássico nos anos 70, esse ritmo sincopado se refaz. O funk carioca, sim, aquele dos famosos bailes funk das favelas do Rio de Janeiro, com suas letras escrachadas e anarquistas, e quer também podem falar de amor e fama, tem uma forte ligação direta com o Miami Bass (EUA) que por sua vez foi originado sob a estética proposta pelo mestre Africa Bambaataa, que por sua vez publicizou a música de Kraftwerk, através da música Planet Rock (que usa um sample de Kraftwerk). Roda, Roda e tudo está conectado. Estamos falando de arte, de música global. Pois não é que o nosso funk carioca agora (finalmente!) chega às pistas do mundo? Recentemente o dj Malboro (principal representante do estilo) chegou a toca no Sonar Festival na Espanha e em outros eventos na Europa. E esse mês o produtor e dj alemão Daniel Haaksman, do selo Essay Recordings/Best Seven, lança em Berlin o cd coletânea “Rio Baile Funk - Favela Booty Beats”, só com nosso funk carioca. Pessoa sensível às novidades da música, Haaksman é dj e também pesquisador na área de musicologia. E foi o responsável por marcantes coletâneas de dub, como a “Dub Infusions 1989-1999” e “More Dub Infusions”, além de tantas produções e remixes. Haaksman, em entrevista exclusiva ao DEZ! fala sobre o funk carioca e os motivos que o levaram a publicar nossa música em Berlin. Confira a entrevista.

compartilhe



informações

Autoria
Claudio Manoel
Downloads
2400 downloads

comentários feed

+ comentar
claudiomanoel
 

Leia tb a matéria de Hermando Vianna
http://www.overmundo.com.br/overblog/funk-carioca-de-berlim

claudiomanoel · São Félix, BA 2/4/2007 18:03
sua opinião: subir
Celim
 

teje lido e rendido, uai...

Celim · Belo Horizonte, MG 4/4/2007 19:21
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados