Eu não sou comunista.Eu não sou socialista.Eu não sou capitalista
Eu sou contra a ganância, contra a falta de humanidade, contra os assassinos que pisam na cabeça de outrem para subir na vida.
Eu sou contra hidrelétricas estourando em cima de população ribeirinha sem aviso prévio e sem prévia evacuação.
Que termo usar para denominar quem provoca esse tipo de “imperícia”?
Eu só conheço um: assassino! Maldito assassino! Porque mata inocentes, pessoas que estão em casa, vivendo suas humildes vidas sem nada querer a não ser paz e uma vida simples e digna, dedicada à natureza e ao amor.
Que absurdo! Onde o homem chegou?
E o homem chega a isso por ganância; por desejo de poder e de dinheiro.
Eu não tenho amigos na mídia. Eu não sou uma poderosa jornalista. Ainda bem! Porque senão faliria as empresas onde trabalhasse; diria a verdade sempre. Não pintaria a realidade de acordo com os interesses dos patrocinadores. Poria logo “fogo na fundanga”!
Por isso não exerço mais a profissão. Ela não existe mais ( salvo raras exceções). A ser cabo mandado, marionete, prefiro ser professora e formar novas cabeças em sala de aula: mais humanas, mais bondosas, menos consumistas e gananciosas.
Prefiro ensinar os limites; tentar mostrar até aonde podemos ir e aonde não devemos ir, em nome do “bem-estar”.
Tomara que eu tenha sucesso!Algumas das sementes que plantei germinarão, com certeza, porque jamais fiz isso por dinheiro ou por poder.Fiz, porque sentia que era necessário; porque era a parte que me cabia fazer para tentar resgatar o ser humano decaído e expulso do paraíso.
Prefiro ajudar a salvar esse paraíso que nos foi dado em substituição e que também é tão perfeito a nossos olhos, que nos parece o verdadeiro paraíso.
Quando olhamos para um rio como o Corrente, no planalto Central Brasileiro, para sua mata ciliar, para suas cachoeiras, quando convivemos com toda essa realidade indescritível, sentimos Deus e nos apaixonamos para sempre, irremediavelmente! Somos parte de Deus! Somos quase que perfeitos se conseguimos sentir aquela beleza em nossas entranhas. Foi o que aconteceu com nossa família, por três gerações.
Até 30 de Janeiro de 2008 quando destruíram a Cachoeira das Andorinhas.
Essa cachoeira, no Rio Corrente, em Goiás, tinha mais de 100 metros de largura por 12 de altura: um espetáculo paradisíaco!
Lá, aos seus pés, ficava a sede da fazenda Curral de Pedras.
Dia 30 de Janeiro o homem fez papel de Deus usando seu livre arbítrio e destruiu tudo: quebrou toda a cachoeira, soterrou-a com pedras imensas, varreu do mapa a sede da fazenda e destruiu duas RPPNs existentes no local. Acabou com a mata ciliar do Rio Corrente por quilômetros e assoreou o rio todo. Matou fauna e flora sem piedade. Pôs em risco centenas de vidas humanas. Desabrigou famílias que não tem agora para onde ir.
E essa, é só mais uma história comum.
Todos os dias estamos vendo histórias parecidas nos jornais e nas TVs.
É a banalização do genocídio, da tragédia, da destruição da natureza.
Tudo em nome da ganância! Mas quem liga?
Gaia liga!
E fará justiça cedo ou tarde; podem crer!
CRONICA BASEADA EM FATO REAL - 2008
Não é só a mãe-Gaia quem liga, Rita. Esse seu clamor encontra eco aqui no Overmundo, um espaço democrático aberto a todos nós.
Conheça mais o poder desta nova mídia.
Logo você julgará que os tradicionais meios de comunicação têm menos poder do que imagina.
Você tem mais poder.
Minha solidariedade nesse seu grito de alerta.
Muito bom seu alerta Rita
Abrindo sua votaçao e desejando sucesso!
Beijos
bela imagem e ótimo texto.votado.
O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 8/10/2008 09:27
Oi, Rita! Li e gostei muito. Parabéns pelo texto belo e elucidativo.
Te convido a visitar, se inscrever e divulgar meu blog "Poesia para o mundo":
http://remissonaniceto.bligoo.com/
Um abraço deste teu admirador.
Dá um vazio no peito, uma coisa ruim, ver a realidade que estamos vivendo. Veja as abelhas, estão desaparecendo.
Fatima Paraguassu/Santa Cruz de Goiás · Santa Cruz de Goiás, GO 8/10/2008 16:32
Gaia tem em você uma representante digna e capaz de chamar a atenção de autoridades competentes que certamenmte podem ajudá-la a denunciar essa escabrosidade !
Um beijo !
Minha Cara RITA,
Concordo com você plenamente.
Estamos vivendo dias em que o homem sem sentimento e sem nobreza de caráter, faz coisas de estarrecer!
O escritor tem essa poderosa arma de escrever e esclarecer.
Seu texto recebeu meu voto com louvor.
B e i j o s.
Aprendemos nas aulas de Física que toda ação tem uma reação, uma força igual e contrária. Mas essa não é a reação da Natureza, que se refaz de forma surpreendente, sem a lógica da Filosofia, sem os cálculos da Matemática, sem qualquer dado da História, sem precedente na Geografia, a Biologia não dá conta e a Ecologia não tem eco. Aguardemos, pois, não calados. Há algo maior que todos e que exalta em público aqueles que não se calam ante as injustiças. Pode ser que não haja mais tempo de salvar essa maravilha. Pena! Mas o seu grito, minha amiga, esse não morrerá.
Augusto Sperchi · Araraquara, SP 12/10/2008 20:28
Minha solidariedade a seu alerta contra a destruição do domicílio do homem. Um dia seremos sufocados pela nossa própria ganância.
Abraços.
Voce é profunda e totalmente Humanista !
Espetáculo...Alerta da tenebrosa sina dos homens...
abraço, votado...
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!