Escrever sobre os meninos e meninas que vivem nos grandes centros, nas ruas de tantas cidades brasileiras, deixa-me inquieta, agoniada...Queria ter "forças" para fazer algo sozinha, já!
Mas, só... pouco posso fazer... É uma realidade triste que diz preocupar às autoridades e nossa sociedade, mas, até quando apenas preocupará? O tempo urge, a fome dói, senhoras e senhores!... são muitos os becos e calçadas inundados de crianças e adolescentes "perdidos", certo mesmo é - alguns poucos chegarão a fase adulta. Meninos e meninas à vista nas madrugadas sombrias, e nas manhãs ensolaradas também, basta parar e olhar, parecendo mendigos solitários, amadurecidos a força, pelas tristes circunstâncias de suas vidas. Esses seres humanos geralmente são frutos de desajustes familiares que a rua recolhe de braços abertos todos os dias...sem piedade.
Precisamos com urgência de programas sociais eficientes, viáveis, acima de tudo, visando a realidade dessas pessoas... A meu ver, os existentes estão falhando, perdendo feio para o "lado negro da força", pois a cada dia mais, vemos esses seres indefesos se transformando em presas fáceis nas mãos de traficantes e corruptores de menores!
No final desse túnel vejo algumas luzes, Associações Filantrópicas nadando contra a maré, usando de escassos recursos financeiros e excesso de criatividade e solidariedade, na tentativa de driblar com iniciativas positivas, esse câncer social.
Por que gastar milhões na construção de presÃdios, senhores governantes? Chega de omissão e promessas de "gogo", principalmente em anos eleitorais! Como pedagoga tenho motivos para acreditar que enquanto investirmos esses milhões em educação, esporte e artes terÃamos nas mãos um mapa da mina...
Sonhe comigo, hoje pequenos aprendizes, amanhã grandes homens de bem, crescendo com seu PaÃs, no aconchego do lar com seus pais... Eu acredito, quem mais acredita que possa virar realidade esse sonho?
"...sonhe comigo, hoje pequenos aprendizes, amanhã grandes homens de bem, crescendo com seu PaÃs, no aconchego do lar com seus pais... Eu acredito, quem mais acredita que possa virar realidade esse sonho?"
Sigrid,
Infelizmente essa é uma dura e cruel realidade.
Alguém disse um dia com grande propriedade:
" Todo homem é pai de todas as crianças.".
Seria tão bom que todos assumissem essa responsabilidade, mas o importante é não perder a fé.
Beijos
Sabe o que eu quero mesmo Falcão... conseguir conjugar verbos mais no presente com relação a esse assunto!
Grazie, pelo comentário, amigo poeta!
Baci
Eu acredito e volto com alegria para votar neste desejo!!Abraços.Nina.
nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 29/7/2008 03:11
Minha amiga,vamos conseguir conjulgar.
partilho suas preocupações e a esperança de melhores dias.
Voltarei.
Nina e Clara pude sentir suas mãos a juntar-se as minhas...
Baci
Sigrid,
Também sou Pedagoga e esta triste realidade me aflige. É como você diz, para que construir presidios quando na realidade é de boas escolas que precisamos. Não estas escolas que estão ai, com professores mediocres, que não exercem a profissão com fé e amor, mas escola em tempo integrais, voltadas a formação do cidadão e com recursos que possam abranger uma vasta área de conhecimentos para apoiar desde o mais simples aprendiz ao mais destacado aluno, pois é sabido que entre as crianças há aqueles que sempre se destacam am algo, e é na escola que esses pequenos seres terão oportunidade de construir e expandir seus sonhos, ainda mais quando são de uma famÃlia pobre e desestruturada.
Belo texto
Parabéns!
bjssss
Concordo com Doroni! Está tudo errado não só nesse paÃs como no mundo, porque essa não é só uma realidade brsileira, que lermos os jornais do mundo vamos descobrir lugares assim mesmo no primeiro mundo!
temos de lutar gritar e exigir ESCOLS, muitas escolas, e não só escolas alimentação poque como essas pobres crianças "pobres" de "pobreza meeeesmo" poderão crescer, estudar se estão sempre mal alimentadas, mal dormidas?
é fato!!!
beijos querida teu texto é para uma grande reflexão de todos nós, o povo!
Donori e Celina que tal montarmos uma ONG???????? rsrsrsrs
Sigrid Spolzino · BrasÃlia, DF 29/7/2008 18:22
O que causa espanto é a negligência por parte das autoridades incluindo o Ministério Público. E o ECA - Estatudo da Criança e Adolescente quando será observado? Me parece que somos um PaÃs com leis que não são observadas.
Airton
Estrela-RS
Tocante a sua preocupação, infelizmente tudo que penso esbarra em dificuldades de percurso, de outras tentativas que não deram muito certo...
temos de consertar muitos cânceres de rua, como as prostitutas, os cheiradores de cola e batedores de carteira, o paÃs precisa se refazer, se reorganizar e a gente agir um pouco, mas eu não sei como !
sem dúvida uma matéria inmquietante essa sua...
Um beijo !
Uma ONG seria o ideal, mas se organizar por aqui é tão difÃcil, logo começam a prevalecer certas vaidades e outras mazelas humanas, mas acho que a idéia de uma Ong é fantástica !
Alcanu
Sigrid,
Um grito de alerta é o que trazes em sua narrativa, muito bem escrita por sinal. Na verdade, o primeiro passo é justamente este, ao meu ver, incomodar-se e buscar alternativas criativas para aventar soluções e possibilidades, como escrever o que escreveste agora. Parece pouco? Não, não é! É de pedrinha em pedrinha que podemos modificar algo. Como pedagoga imagino como incomoda diretamente você. Parcerias são muito importantes.
Parabéns
beijos
real e bem construÃdo, gostei do texto.votei.
O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 29/7/2008 20:35desculpe depois eu voto me enganei.
O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 29/7/2008 20:36
Amiga,como existem infância perdida,em todo nosso planeta
Tem cada coisa que se ouve falar que é de arrepiar
Beijos
Sigrid, a infância perdida é o maior crime social que existe. E, entre quatro paredes de lares, existem crianças também com sua infância perdida, não respeitada....Beijos, linda.
Isso me choca e toca profundamente o coração.
Sigrid: aqui, no meiodo caminho onde estou agora - pelas estradas desse Nordeste também sofrido me deparo com a situação que você tão sabiamete decreve. É um descaso o que fazem com as nossas crianças de rua ou de casa. Quero levar esse texto pra sala de aula pra discutir a relação entre literatura e direitos humanos. Você permite? Bjos.
graça grauna · Recife, PE 30/7/2008 05:44
Poetas não estão inspiram-se apenas pra falar de lua, estrelas, flor, brindar o amor e paixões arrebatadoras... Como poeta quero também, versar realidade e minha indignação com esta a qual escrevi aqui...
Grazie, pelos comentários, alguns por certo marearam meus olhos... A todos que deixaram sua opnião sobre o tema!
Meu fraterno abraço!
retificando: "Poetas não inspiram-se..."
Sigrid Spolzino · BrasÃlia, DF 30/7/2008 11:52
Grandes verdades, Sigrid.
Preocupar-se é tão pouco e soa tão piegas. O que de fato se precisa é atuar. O problema é que a classe polÃtica não se preocupa em projetos a longo prazo, vivem de obras de impacto e varrem o lixo para baixo do tapete.
O problema é grave a a solução não parece tão complicada, como você mesmo sugere. Falta um pouco de vontade polÃtica e vergonha na cara.
Parabéns pelo texto-denúncia.
Abraços.
Sigrid Spolzino · BrasÃlia (DF)
INFÂNCIA PERDIDA!
Um Belo Trabalho Preocupado com o Futuro das Crianças.
Parabéns por tão elevados sentimentos.
Já estivemos numa situação pior.
Com a Graça de Deus vamos superar essa fase de desumanidade.
Muito nobre o seu sentimento.
Abração Amigo.
Um paÃs jovem flagelando seus jovens pelos velhos erros de outros tempos. Para conjulgar esse verbo no presente é necessário uma sabatina para aprendermos a SER humanos...Conseguiremos! Principalmente com seres humanos contribuintes como você, amiga mia e todos que aqui estão com seus comentários. Já somos a luta pela evolução! Parabéns pelo tema.Baci, amica mia.
Valencise · São Paulo, SP 30/7/2008 18:42
Sigrid,
começando a segunda fila...
gostei muito de você ter postado o alerta.
bjs.
vamos conjulgar os verbos amiga dar e amar.
deixo meu imenso carinho.
Relido,
votos, beijos e que seu poema inspire muitos
Sigrid,
Uma ONG???? ai em Brasilia? rsrsrsrs
bjssssss
Não sei da ONG, mas seria bom.
O certo levei seu poema " Infância Perdida" para o Banco.
bjssss
Texto pertinente amiga. Sempre me envolvi nessas questões sociais trabalhando de voluntária tanto na área jurÃdica educacional e artÃstica. Confesso que pouco mas bons resultados tive dessas maratonas. Hoje atuo bem menos mas certamente vale a pena investir na erradicação do cancer social que defenestra o homem. Também tenho esse sonho.
Beijo
Wander - quiserá outros tantos "importantes" achassem também fácil resolver sem enrolar...
Azuir - Caro poeta o que preocupa-me é o presente mesmo... sem ele, como chegamos ao futuro?
Fernanda - comungo da tua impressão, quero tanto conjudar o verbo ser em parceria com o humano...
Marcilio - grazie, por tua sempre presença!
Clara - pacto feito!
Cristiano - grazie, pela tua pedrinha...
Ailuj - Deus queira que em outras partes do mundo, tenham pessoas pensando em agir como nós!
Donori - Não imaginas minha felicidade em ver-te divulgando meu trabalho...
Zilka - Vc. acredito, mais do que eu... sente bem perto!... grazie, pelo voto e comentário Homenino, gratÃssima pela lembrança e comentário.
Homenino - Valeu tua presença e voto!
Oi amiga, aqui estou e não poderia deixar de votar em seu trabalho.
bjus docinhos
Amiga Glórinha
INFÂNCIA PERDIDA!
Sigrid Spolzino · BrasÃlia (DF) ·
Uma volta com carinho trazendo o merecimento.
Tem todo valor.
Parabéns
Abração Amigo.
Está na mão do poeta uma bela fatia de participação na mudança social.
Ecila Yleus · Recife, PE 2/8/2008 15:51
Olá Sigrid!
Muito bem_dito o teu texto denúncia.
Beijos_Meus*
*
VO(L)TADO!!!
tenho 52 anos...
meu pai tem 83 anos...
há pelo menos 40 anos, ouço todas as "ladainhas" possÃveis e imaginaveis ( ou inimaginaveis !!!...) de todos os governos ( ou melhor, desgovernos...) que passaram pela minha existencia, sobre este INSOLÚVEL tormento de tristezas e desafios, que são CRIANÇAS à s ruas...ao relento..ao descaso...ao abandono de TODA sorte...
Meu pai , o mesmo, há outros tantos 70 anos !!!...
Até quando isso ???..o Brasil tem realmente jeito ?
Excelente materia...meus parabens !
baci an'cuore, bellina
Joe
Ler todos esses comentários, faz-me buscar soluções mesmo que pequenas em pequenos espaços, consigo trazer outros a refletir e buscar soluções pequenas que sejam para mais outros pequenos espaços, e assim defragar tal qual aquela pequena pedra jogada num imenso lago... Assim vemos o resultado positivo acontecendo e se multiplicando...
Grazie, a todos que passaram por aqui e deixaram seu comentário...
Baci!
AMIGA, VOLTEI PARA VOTAÇÃO. POEBEIJOS, LINDA.
Vives · Porto Alegre, RS 19/8/2008 05:07
Olha amiga, como vai? Não há como fazer nada sozinha. Mas num livro q acabo de escrever, digo se pudessemos dar trabalho para os pais, aeh sim todas estas crianças teriam lares. Veja q o mal esta nas gerações passadas e nao nesta. As crianças de hoje pagam caro, mas seus pais já pagaram muito tambem e assim vai continuar...
è dificil falar q os governantes, etc e tal... Se vc subisse no governo o que faria? Baixaria uma ditadura pra q todos estes fossem recolhidos da rua? E colocaria onde? E daria emprego e salario p toda esta legiao de pais? E qual seria o seu presente para todos os homens de bem q realmente cuidam de seus filhos? Veja q a questao das invasoes tbm é horrivel. Deixam invadir, doam as terras invadidas em detrimento de quem sempre pagou os impostos em dia. Vc pode dizer: entao nao tem solução? A soluçao seria um socialismo. Tudo dividido em partes iguais: educaçao, cultura, dinheiro, etc, tudo... Isso nao é utópico?
Por isso Jesus disse: Dá a quem tem fome. Para quem tem sede, mas tua mao direita nem saiba q vc deu... e completa: se fizeres isso a um desses pequeninos em meu nome estará feito e acrescenta: Será grande o teu galardao lá nos céus... A
Acredito q ele preveu q aqui nao há solução. Entao, fechemos os olhos e cumpramos esta lei, pq a dos homens é só letra morta.
Um abraço, amei o seu tema, discutir isto é apaixonante. Valeu mesmo. Bom dia e bom trabalho, querida!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!