Internet, Memória e recente História do Brasil.

montagem de Joe_Brazuca
1
joe_brazuca · São Paulo, SP
30/4/2009 · 14 · 22
 

Sobre (ou sob) heróis, bandidos, mocinhos, vilões, inocentes, culpados, dominados, dominantes e que tais...

A internet, como regra, é um poço sem fundo de informações e/ou desinformações.
O que temos notado é que, ganha com muitas cabeças à frente, a segunda opção.
Não há dúvida que, é um “instrumento” de comunicação alvissareira e assume como em nenhum momento da “estória” do humano ( veja no documentário de
Carl Sagan, na linha do tempo, nossa pequenez perante o infinito...por isso ouso a “estória”), o papel mais significante e acachapante de comunicação de massa, até que algem puxe a tomada...
Por aqui, qualquer ser pensante ou mesmo desprovido de massa encefálica, que já tenha “
acesso digital” ( o que vem a ser isso mesmo ?...rs) tem seu espaço para demonstrar suas virtudes ou incompetências, sua clareza ou obscuridade de saber e (des)conhecimento, tudo junto e misturado.
Sinais dos tempos : apocalipse ou nova era, já não importa. É a era do “Hic et Nunc”. O passado, nas sendas interNETgaláticas, parece que perdeu para o “ex tunc” ( “daqui pra frente”, numa versão livre e palmar do termo latino...)

Não que qualquer outra forma de se espargir informações seja menos desmemoriada. Pelo contrário, já é dito popular e caiu nas (des)graças populares o jargão que afirma “o povo brasileiro não tem memória...” e/ou “no Brasil não há história”, coisas desse tipo...
Até os nossos periódicos, sem exceção (para que não se diga que “não falamos de flores...”), na ânsia por “ibope” e faturamento, esquece ou claudica do que publicou ontem, em contradita do que se publica hoje. Lastimável, no mínimo. À toda hora, vemos invariavelmente, uma reportagem alerta contra os malefícios do
colesterol para a saúde humana, por exemplo, ser entremeada por um anuncio de salsicha !

Bom...Filosofias e digressões à parte, está-se tentando falar aqui, mesmo em contrário à pequenez de nossa existência no Universo, de fatos históricos inquestionáveis, por suposto terem acontecido e devidamente registrados em seus anais, enquanto perdura nossa “
tênue leveza do ser”.

Tem-se recebido ( coloco neste tempo impessoal, pois não tenho nenhuma dúvida de que todos nós, os “www-navegantes” passaram, passam e a passarão por isso...) toneladas de e-mails com “ppesses”, filminhos, textos, charges, fotos, gifs, blogs, sites, enfim, tudo o que a era “multimídia” nos banqueteia, e sua nova nomenclatura e “anglicismos”, coisa e tal, sobre um assunto que se mostra assaz importante, não só intrinsecamente, mas também pela questão histórica dos fatos, inexorável.
O tema desse assunto é : Ditadura no Brasil e os atuais desmandos do desastroso governo atual e correlatos.

Estão confundindo tudo !...alhos e bugalhos....joio e trigo...palha e café...esgoto e água limpa...etc e tal, já redundo na elucidação pictórica...
Em
História não existe a conjunção condicional “SE”. Não apregoa-se condicional em algo realmente ocorrido no passado, a não ser por simples hipótese, e absolutamente nada mais !
E pelo teor das comunicações que recebemos, parece-nos que há um equívoco muito mal intencionado, um erro crasso, um descaso absurdo, uma “claudicação” proposital de fatos históricos importantes.
“Se” Hitler, Getúlio, Arquimedes, Pelé, Elis Regina, , o
período Pré-Cambriano, Leonardo da Vinci, George Bush, Clementina de Jesus, Jesus Cristo, e a invenção e descoberta da pipoca, não tivessem existido e/ou acontecido e/ou interferido à seu tempo, historicamente no caminhar da humanidade, não cabe como argumento histórico, a não ser por hipótese, chute ou algo que o valha, pois a inexorabilidade dos fatos é no mínimo óbvia.
Os resultados que hoje se seguem, dependeram sim desse passado. Se tivessem ocorrido de outra maneira, seriam outros, diferentes, obviamente. Então não há congecturar-se nem divulgar-se livremente e ao léu, como uma colcha de retálhos sem nexo, fatos isolados como verdades absolutas que não são, por serem pura e insofismável hipotese !
Já redundamos nessa “explicação” em demasiado.

Bem, como já foi dito, nossa memória é curta.Tão curta que gera “espertinhos” de plantão, que pinçam aqui e acolá, trechos completamente desaparelhados de seqüência lógica e histórica, e sem qualquer escrúpulo vomitam e/ou metralham implacavelmente, pela internet, suas “perolas” de um saber e conhecer duvidosos, sem embasamento nenhum à sinergia dos fatos, tentando ou denegrir a imagem de alguém ou de algum período, ocasionando estragos em mentes mais desavisadas ( a acachapante maioria, infelizmente...) que os recebem, criando “opiniões” desastrosas e “achismos” involuntários, porque não lhes foram dadas a oportunidade de realmente conhecer na sua íntegra, o que aconteceu.

O que nos incitou a “malescrever” ( desculpe o neologismo...) , foi o fato que temos recebido invariavelmente e diuturnamente , algo que vemos como um perigoso caminho a um retrocesso nefasto e , ao nosso ver, completamente descabido e inconcebível, no Brasil.Especificamente recebemos mais recentemente um trecho ( já começa por ai, o ledo engano...tudo são apenas trechos, pedaços, fatias, de um possível inteiro, de fatos isolados...) de um vídeo de um discurso de um certo
vereador da cidade de São Paulo ( omito o nome, por motivos óbvios...), que “dispara” arroubos sobre a esquerda no país, sobre abertura de arquivos da ditadura, e entrelaça fatos históricos com total displicência, misturando e resumindo perigosamente, discrepâncias sobre a UNE ( União Nacional dos Estudantes) governos militares, Forças Armadas, Dilma, Lula, PT, PSDB, PMDB, tudo “junto e misturado”, sem qualquer lógica didática que fosse, tentando claramente “defender o indefensável”, as Forças Armadas dos idos “anos escuros”.
Mas já de antemão, não o culpo (ao vereador) em sua totalidade. Está havendo sim, uma corrente bem clara, quanto a isso, através de vários segmentos da sociedade.

Por um lado,com a pecha de que, em tempos atuais, onde despencam-se as máscaras de
Stalinistas, Trotskistas e que tais, no chamado “mundo capitalista”, tem-se ouvido, por outro lado, um possível retorno à governos mandatários, por golpes e/ou expedientes semelhantes, o que já por si só é um insulto à nossa inteligência e contra-senso absurdo !...E , o pior, já dmite-se que seria uma ferramenta de solução !...Seria cômico se não fosse trágico, como diz o ditado. Ou seja, o ridículo da insensatez está instaurado no circo, no picadeiro e na bilheteria !...
Recebemos coisas como “abaixo
Hugo Chavez ", e “tomara que os militares fechem o Congresso”...Ou ainda voltam frases tais como “...éramos felizes e não sabíamos”.
São dois pesos e duas medidas, ou melhor, muitos pesos e muitas medidas !...

Isso está ensejando “expediente de falastrões”.Está-se aproveitando da situação, por conta e causa de um governo desastroso, de um partido (PT) e seus asseclas e afiliados que se "camuflou" de esquerda por todo tempo, vindo à baila outras verdades, quando sobe ao poder, daí então tira o pelego e se mostra lobo. E que, queiramos ou não, ajudou a seu tempo, na luta contra os ditames dos governos de exceção que assolaram o País, por mais estranho que agora nos soe.
Particularmente também não me simpatizo com a idéia de continuidade de Dilma, à seqüência desse desastre que se instaurou, à evidência dos fatos, do desgoverno do
PT.Nem tão pouco, sequer nos passa pela mente uma possível “ditadura do proletariado”, como talvez conviesse com as pretensões “petistas”.Também não nos sentimos a vontade participando do “status quó” em que nos encontramos.Só se fossemos completos imbecis ou cegos, ou surdos, pra não se sensibilizar ( no mínimo isso...) com a truculência de um partido, sobre o destino de um país inteiro.

Agora : há de se respeitar os fatos. Há de se analisar a fundo todo uma questão histórico-social, antes de se "pichar" qualquer instância que tenha lutado nos tenebrosos “
anos de chumbo”, façam-nos o favor, para que não incorra em desastres inconcebíveis.
Vivia-se outro contexto, completamente diferente. Totalmente relevante à época dos fatos, ações e objetivos pretendidos.
Foram criados currais aberrantes com os
Atos Institucionais.
Tantos expedientes de
tortura, esvaziamento, aniquilamento, flagelação, à tantos professores, escritores, autores, poetas, artistas, estudantes, profissionais liberais, trabalhadores braçais, enfim, qualquer “cidadão” em que apenas e tão somente “cismassem” em encurralar com suas sanhas vorazes, não lhes teriam escapatória, mais sedo ou mais tare.
Quantas mortes, aleijamentos físicos e mentais, nos porões dos “
Dói-codis”, dos Araguaias, de quaisquer confins do País.
Inocentes (assim como nossos filhos, hoje, por exemplo, imaginemos...) foram arrebatados, vilipendiados, na calada da noite, ou mesmo no meio de qualquer tarde de sol, em qualquer lugar do País, e eram tragados pela sanha de uma odiosa, ignorante, astuta, mandatária e cruel “Força Armada” e extrema-direita, sendo mortos em chacinas, currais, becos, ou até mesmo em praça pública , sem qualquer direito a defender-se, no máximo, a esconder-se, se conseguiam ser avisados antecipadamente desses ataques vorazes, do carrascos da ditadura militar, à fuga nas madrugadas anteriores.
Tudo em nome do “
pra frente , Brasil”...Das “Alianças para o progresso”...Do “milagre brasileiro” e do “páis do futuro, celeiro do mundo”...
A história é inequivoca. Não há falar-se em “já passou, está enterrado”. Episódios tais como esses, Ditaduras,
Holocaustos, Tiranias, Lesa-Humanidade, jamais poderão ser esquecidos, e MUITO MENOS MINIMIZADOS À SUA IMPORTÃNCIA, que é justamente o que se percebe às claras, e fito maior do que se pretende discutir aqui.
Agora, é fácil qualquer q “idiota moderninho”, que à ver-se nunca sequer se ateve à simples leitura da verdade dos acorridos, arrotar discrepâncias históricas em qualquer microfone, em qualquer meio de comunicação.Porque , mal ou bem (não estamos apologizando aqui nem a gregos, nem a troianos, nem dando créditos maiores o menores a quem quer que seja, pois esta "liberdade" foi uma conquista de todos, e a trancos e barrancos...)
OS MICROFONES ESTÃO ABERTOS, coisa que no "tempo do “maravilhosos” e incorruptíveis militares ( todos sabemos que a corrupção “rolava solta” nos governos de exceção, só que era totalmente camuflado, arrastado pra “debaixo dos tapetes” das camarilhas dos Generais...) nem se sonhava em ter, e foram anos muitos, de total surdez, mudez e cegueira impostas de cima para baixo, e como convinha às regras da tirania imposta.

Enfim, qualquer leitor que ora se atreve e perde seu tempo à leitura destas, ou quem tem “um pouquinho de memória” e lucidez histórica, e a usa, sabe do que falamos...
Se não souber sugerimos que se instrua rapidamente, com farto material encontrado aqui mesmo , na Internet (mas cuidado...é disso que se fala aqui !), para que se dirimam à bem do conhecimento e analise, todos os pormenores do que aconteceu, por seu turno.
Aliás, diga-se à bem da verdade e ao complemento, existem"n" processos GANHOS em todas as instâncias, INCLUSIVE com "cumpra-se" de varias sentenças contra o Exército do Brasil, para abrirem arquivos, devolverem corpos de desaparecidos, ressarcir famílias de vítimas do holocausto que foi a ditadura brasileira, tanto também em todo “cone sul” ( como “sina” e “´praga”, nos parece...), em termos de direitos civis e humanos, QUE AINDA NÃO FORAM CUMPRIDOS por esse governo que está aí, que "se diz" de esquerda, coisa e tal, o que é uma mentira deslavada, pois todos sabemos que corrompem, são corrompidos e "pagam pau" para o capitalismo selvagem, a ele atrelado cumprindo seus “deveres” de “associados” ao descalabro, pouca vergonha e submissão.
Isso é, a nossa parca analise ( por mais superado que possa parecer essa dicotomia entre "esquerda e direita"...), coisa de uma
extrema direita judaico-cristã-evangélica-fascista-hiper-capitalista medíocre que não mais sabe como defender os seus interesses QUE TAMBEM SÃO PRA LÁ DE PODRES, vis, exclusivistas, maniqueístas. Portanto misturam os fatos, tergiversam, omitem, desviam, extraviam, porque também, INFELIZMENTE a grande maioria de nossa população é extremamente carente de direitos, ignorante, desmemoriada, alienada, inculta, que NÃO LÊ JORNAIS, que não se informa, e que fica 18 horas por dia na frente das telinhas todas ( este écran que ora usamos, o mais novo da lista...), e são, infelizmente, dizemos isso com real pesar, completamente dominados por quem os pretenda dominar...
Basta só relembramos que 75 POR CENTO da população "alfabetizada" brasileira, não consegue entender o que um texto contem, os chamados "analfabetos funcionais". Outro problema sério, outros “500”, oportuno a futuras divagações.

Portanto, se tivermos que "dar nomes aos bois", que se dê
A TODOS OS BOIS, E DE AMBOS OS LADOS DA CERCA !
Senão, incorre-se no erro de um facciosismo covarde, incompetente, incompleto e burro !

Insistimos : Dois pesos, Duas medidas...pra lá de...

A desinformação e "algazarra pseudo-cultural" entra a cabo, sem cerimônia !

Sobre a obra

Sobre (ou sob) heróis, bandidos, mocinhos, vilões, inocentes,
culpados, dominados, dominantes e que tais...

compartilhe



informações

Autoria
©Joe_BrazucaMMIX
Downloads
346 downloads

comentários feed

+ comentar
Doroni Hilgenberg
 

Joe,
Grande texto
Uma mentira repetida varias vezes se torna verdade ( Lenim)

E nesse poço de informações e desinformações que é a internet, a midia, ou a propria sociedade que tem memória fraca, metade da história é esquecida, outro tanto é deformada e outro se encontra
nas mãos de quem detem o poder e nem sempre usa esse poder em beneficio da Patria. E nós com as mãos atadas também nos acomodamos, e vemos a história se repetir em cada esquina.
O caso é que enquanto houver essa turma de analfabetos funcionais,
tão cedo nada muda, pois é deles que a politicagem se aproveita, enquanto de nós, se alimenta através de todo o tipo de impostos.
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 29/4/2009 14:30
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

e o pior é que ja estamos velhos pra aguentar todo esse rojão...rsrs
bj

joe_brazuca · São Paulo, SP 29/4/2009 14:55
sua opinião: subir
menina_flor
 

Olá Joe!
Nossa amiga Doroni me avisou do seu texto e cá estou.
Um grande texto. Rico em informações.
Realmente a internet é o maior poço de informações e desinformações. Tem o poder de construir mas também o de destruir em segundos.
É Joe e os jovens estão descrentes. Isso precisa mudar.
Volto para reler o texto com mais cuidado e atenção.
Beijos
Patty

menina_flor · Rio de Janeiro, RJ 29/4/2009 15:36
sua opinião: subir
Naggai Monteiro
 

Oi Joe,
Assim como a cara colega flor, fui convidada pela Doroni a ler o seu texto, achei magnifico, pois a internet é a causa maior de alienação hoje em dia, essa geração de jovens que estão surgindo estão à margem dessa alienação e com esse Brasil então desmemoriado que não consegue produzir bons frutos e se produz, são esquecidos agrava ainda mais as coisas.
Adorei e aproveito para convidá-lo a ler os meus textos
Abraços!!

Naggai Monteiro · Salvador, BA 29/4/2009 18:39
sua opinião: subir
Roberto Costa Carvalho
 

Olá, Joe!
Muito bom seu trabalho, parabéns!
A desmemória, desastrada e propositadamente motivada pela confusão de fatos e pelo esquecimento, que se acrescente à baixa auto-estima cultuada e estimulada por grupelhos que se pretendem elites intelectuais. Medalhões que se dizem marxistas, mas poucos conhecem a obra Marx e Engels, dizem-se pesquisadores, mas não vão além da reteiração de refrões e lugares comuns questionáveis etc. etc... O que afirmam é, tão-somente, porque lhes convém à vaidade e à ostentação, não porque convém ao conhecimento e, já que negam a verdadeira brasilidade, é porque negam a si mesmos, extamente como os mal-amados.
Seu texto deveria ser aprofundado. Sua temática é muito importante, pelo menos para nós, os "Zé-manés da vida, a quem recusam tudo, inclusive a memória, o significado, a verdadeira cidadania, a condição de nação e a dignidade que lhe é própria.
Novamente, parabéns!

Roberto Costa Carvalho · Aracaju, SE 30/4/2009 11:42
sua opinião: subir
Roberto Costa Carvalho
 

Aceite meu voto, Joe!

Roberto Costa Carvalho · Aracaju, SE 30/4/2009 23:40
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Grato a todos pela vinda !

Doroni, valeu a força !...( minha "teoria" está completa...rsrsr)

joe_brazuca · São Paulo, SP 1/5/2009 00:26
sua opinião: subir
Greta Marcon
 

Votado, com toda a minha admiração. O povo realmente não tem memória; se tivesse, não votariam em certos políticos, que deveriam sim, estar trancafiados... Para o governo e sua corja? Tudo!!! Para o nosso povo sofrido nada... O povo é conduzido, como se fosse uma inocente boiada.
Beijos, grande Joe!

Greta Marcon · Ponte Nova, MG 1/5/2009 03:12
sua opinião: subir
ayruman
 

Passando por aqui num lampejo e já indo levando saudades.
Luz e Paz. Sempre. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 1/5/2009 12:05
sua opinião: subir
patriciaborato
 

Joe, essa quantidade e qualidade de informação textual que voce nos oferece é para ser degustada com jeito e prazer intenso. Uma maravilha a sua visão! Bjs.

patriciaborato · Rio de Janeiro, RJ 2/5/2009 01:05
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Gratos, amigos e amigas, pela participação !

abraços !

joe_brazuca · São Paulo, SP 2/5/2009 01:13
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

voltando
quase esqueço...
devia ter mandado o link, viu Joe?
já não estamos tão ligados no Over
bjs

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 2/5/2009 02:15
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

rsrsrsr..obrigado Doroni, pela força !

joe_brazuca · São Paulo, SP 2/5/2009 13:57
sua opinião: subir
graça grauna
 

meu querido Brazuca, grata pela oportunidade de nos trazer a História como deve ser mostrada. Bjos.

graça grauna · Recife, PE 3/5/2009 09:17
sua opinião: subir
nina poeta
 

O melhor é poder ter a sua presença mais do que prazerosa, com inteligência aguçada,entre nós, joe! Veja este texto, o que se pode aprender...refletir, discutir,ah, que bom!!Obrigada!! Bjs.

nina poeta · Rio de Janeiro, RJ 3/5/2009 13:22
sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

seu texto ficou magnífico amigo, parabéns.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 4/5/2009 12:16
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Muitos textos, muita informação erada, sem discussões, sem dialogo, monologo , sokitário vira um disvirtuado, doido, nem cá , nem lá


Joe, só posso dizer
"Primor"...
Quando eu crescer vou escrever como você (na outra encarnação Brother, lógico...vou querermesmo!)

.

Cintia Thome · São Paulo, SP 4/5/2009 22:47
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Errei muito, mas entendeu né? bjus.

Cintia Thome · São Paulo, SP 4/5/2009 22:47
sua opinião: subir
camuccelli
 

Foi bom tê-lo postado aqui.Não é o texto que li lá?

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 5/5/2009 16:08
sua opinião: subir
Vanessa Spagnol
 

Maravilhoso trabalho! muito bem escrito! Até me inspirou para continuar um trabalho que desenvolvo sobre ESCRITA E HIPERMÍDIA.
Bjos,

Vanessa Spagnol · Zacarias, SP 21/5/2009 10:12
sua opinião: subir
menina_flor
 

Olá Joe,
Volto e deixo meu voto.
Parabéns pelo texto.
Bjos
Patty

menina_flor · Rio de Janeiro, RJ 21/5/2009 11:46
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

Cintia !...eu tb vou querer escrever como voce, quando eu crescer !...rsrs...empatamos !
um beijo

joe_brazuca · São Paulo, SP 22/6/2009 14:26
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados