A Aprovação da lei 10639/2003 que torna obrigatória a inclusão de História e Cultura Afro-brasileira nos currÃculos escolares acabou gerando um grande movimento nas academias e escolas, tanto no sentido da formação de professores quanto na produção do materiais didáticos. O ensaio objetiva analisar como a História do negro é representada em 3 coleções de livros didáticos de Ensino fundamental editados após a promulgação da lei.Observando como a História do Negro é inserida na História do Brasil e de que maneira essa representação no material didático contribui para uma educação voltada para a diversidade e de combate a discriminações.
Baixei o arquivo mas o BrOffice não conseguiu ler o texto. Alegou estar corrompido.
Mais alguém teve o mesmo problema?
Olá
Troquei a extensão o arquivo, agora postei em pdf espero que consiga abrir.
Oi, minha flor.
Seu trabalho é muito interessante.
Espero que renda muitos frutos acadêmicos e sociais
Beijos,
Kelly, importante temática. Vou baixar o arquivo e ler com calma. Mas já vou deixar aqui meu voto, pelo muito que me inclui. Norberto Bobbio falava que se vive agora uma democracia de classes, onde cada uma luta (quase que individualmente) pelos direitos que lhe são prioritários. Então, que nós possamos buscar a igualdade em todos os espaços, começando mesmo pela educação, onde, durante décadas, os livros didáticos omitiram o negro; distorceram a história; sem falar no aspecto visual (que é o que as crianças mais absorvem implicitamente), em que mais se pareciam com livros suÃços. O Brasil é um paÃs de todas as raças e credos. O material didático deve refletir isso. Grande abraço!
Lobodomar · Guarapari, ES 8/9/2007 08:48
Também não consegui baixar, mas te mandei um e-mail
bjs
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