Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

LIBÉLULA

1
jjLeandro · Araguaína, TO
16/12/2007 · 91 · 5
 

Esse bichinho é muito conhecido de todos os brasileiros e como está presente no país inteiro, com as variações regionais recebe uma infinidade de nomes. Libélula é o mais conhecido deles, mas há outros tantos, alguns deles interessantes. No Maranhão, região de Carolina, é chamada de Cambito; no interior de Goiás, Bate-bunda; há ainda Lavadeira, Pito, Cavalinho do Diabo, Canzil, e por aí afora.

Essa aí flagrei num momento de descontração num córrego em Caseara-To que recobrava suas águas após o prolongado estio.
Elas adoram lagoas e outras águas paradas.

Diz-me aí, essa não parece também um daqueles aeroplanos da Primeira Guerra Mundial?


Sobre a libélula


"Poucos se dão conta de que também existem insetos ameaçados de extinção. A pequena divulgação sobre o assunto e a falta de informação de que os mesmos são tão importantes no equilíbrio ambiental quanto os outros animais, aliados à pouca simpatia que exercem nas pessoas em geral, faz com que poucos saibam da existência desses pequenos seres em perigo, como as borboletas, com 28 espécies ameaçadas, e as libélulas, que serão apresentadas nesta matéria, com cinco espécies ameaçadas e uma provavelmente extinta. Existem no Brasil mais de 1.200 das 5.000 espécies de libélula que povoam o mundo inteiro.

Apesar das várias denominações vulgares, como lavadeira, cavalinho do diabo, pito, e canzil, seu nome mais comum, libélula, pode ter-se originado dos termos latinos, libellulus, o diminutivo de livro (liber), devido à semelhança de suas asas com um livro aberto, ou libella, que significa balança, e aí o movimento de suas asas, que oscilam levemente durante o vôo, daria respaldo a esta interpretação.

Graças ao fantástico aparelhamento biológico que possui, uma libélula consegue planar, o que é impossível para a maioria dos insetos alados. Enquanto uma abelha vibra suas asas 4 vezes por segundo e muitos mosquitos imprimem até 8 batidas, a libélula bate suas asas 50 vezes por segundo. De acordo com a espécies, o tempo de vôo pode variar de dias, como ocorre com as espécies migratórias que possuem asas mais largas e conseguem planar nas correntes aéreas, a alguns minutos por dia."¹


¹Szpilman, Marcelo, Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção - Libélula http://www.institutoaqualung.com.br/info_libelula18.html

Marcelo Szpilman é Biólogo Marinho, Diretor do Instituto Ecológico Aqualung, Editor do Informativo do Instituto e autor dos livros Guia Aqualung de Peixes e Seres Marinhos Perigosos.

compartilhe



informações

Autoria
jjLeandro
Downloads
222 downloads

comentários feed

+ comentar
Me Morte
 

LINDA!!!!
ADORO ELA!!!

vota no meu

Preciso do votos de todos, por favor me ajudem
A Coleção de e'books de Me Morte está no Overmundo e cada livro precisa de 70 votos para permanecer lá definitivamente. Mas olhe, tem que entrar nos dois links e votar, são dois livros, os dois precisam de votos. Não precisa baixar o livro agora, só cadastrar no site e votar.
O overmundo é um site muito vistado e isso vai ajudar a divulgar meu livro. Obrigada. Beijos

Libido
http://www.overmundo.com.br/banco/colecao-me-mortelibido

Histórias à Flor da Pele
http://www.overmundo.com.br/banco/produto.php?produto=14817

Me Morte · Pouso Alegre, MG 15/12/2007 09:14
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

Libélula...JJ Outro que adorei. Foto perfeita. abç

Cintia Thome · São Paulo, SP 15/12/2007 12:54
sua opinião: subir
Branca Pires
 

JJ, que lindo!
bjs

Branca Pires · Aracaju, SE 15/12/2007 13:54
sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

JJ
Adoro libélulas... Quem dera planar nas correntes aéreas, a alguns minutos por dia."¹
Linda foto!
abçs.

Nydia Bonetti · Campinas, SP 15/12/2007 17:05
sua opinião: subir
j.alves
 

Muito legal.

j.alves · São Paulo, SP 15/12/2007 22:09
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
jpg, 65 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados