Língua de Fogo

Foto de Anna Lisboa Bonadio
1
Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ
15/5/2007 · 118 · 3
 

Peça Teatral

Ação

Homem e prostituta são surpreendidos por um incêndio num prédio abandonado. Bombeiro que consegue penetrar no imóvel, tenta em vão salvar o casal e um velho moribundo, Informações que circulam na rua, no entanto, são utilizadas por uma repórter de TV para montar sua própria versão sobre o incidente.

Espaço Cênico

O espaço cênico proposto para o espetáculo, é um pequeno prédio em ruínas, com marcas de ter sido atingido por um incêndio. O autor sugere a utilização de um imóvel real, com as condições especificadas.

O texto do espetáculo descreve também situações que estariam ocorrendo no exterior do prédio em chamas, durante o trabalho dos bombeiros. Estas situações devem ser previamente gravadas em vídeo para serem projetadas num aparelho de TV ou telão, em ponto visível à platéia, de forma que pareçam estar ocorrendo em frente ao prédio, em tempo real.

Público será convidado a entrar no espaço, com a cena inteiramente montada e a ação já em processo. A área principal desta cena deverá ser composta de um piso ao rés do chão, ocupado pelas cadeiras ou bancos da platéia, com um pequeno trecho livre para a circulação dos atores.

Neste mesmo piso, no limite da cena com o seu exterior simbólico (a rua), existirá uma porta cenográfica obstruída por escombros. Atrás desta porta ou em local mais apropriado, deve existir um espaço que possa servir de coxia, inclusive para falas para as falas em off.

A cena deve conter também uma escada de acesso para um jirau ou laje que, por sua vez, deve conter uma janela que pareça dar para o exterior. No último degrau, o acesso para a laje estará, da mesma forma, obstruído por móveis velhos e queimados.

Durante o espetáculo, diversos recursos cenotécnicos tais como fumaça, reflexos de labaredas, etc. podem ser utilizados, de forma que a platéia possa se sentir envolvida por um incêndio mais ou menos realista.

Personagens

1- EDUARDO
Negro, perto dos quarenta anos, artista plástico.

2- OLGA
Negra, cerca de 25 anos, prostituta.

3- JACOB
Branco, cerca de 60 anos. Imigrante.

4- DONATO
Nordestino, cerca de 30 anos. Cabo do Corpo de Bombeiros.

5- MARIANNA TOLENTINO (em imagens gravadas em vídeo)
Branca, jovem, repórter de TV.

6- FIGURANTES. (ao vivo, em off, ou nas imagens gravadas em vídeo)
Bombeiros, Capitão bombeiro, Capitão PM, Testemunhas 1 e 2.

---------------------------

CENA 1
O Motel

(Platéia entrando. Sobre a laje da cena, ainda no escuro, casal seminu, dorme numa cama coberta de trapos. Ação explode quando a platéia estiver totalmente acomodada.

Luz na cena plena, vermelha. Ruídos de incêndio. Mulher acordando num salto, assustada, sacode o homem que está ao seu lado e os dois correm, apavorados, para pegar as roupas que estão dependuradas perto da cama.)

OLGA: (Se vestindo, calçando sandálias de solas bem grossas.)
_Ai, minha virgem Maria! O que é isso? Mas ...É fogo?.. É fogo sim, ai meu Cristo!

(Luz trêmula simula labaredas na parede. Lufadas de fumaça vazam pelo acesso da escada que está obstruído por destroços.)

EDUARDO :(Descalço, em pânico, procurando algo no chão)
_A vela! Foi a desgraçada da vela!...(pulando no chão:)...Ai! Meu Deus! Vambora! Isso aqui tá um braseiro!

OLGA:(Também procurando a vela no chão)
_ Ai, meu Cristo! Cadê? A vela sumiu!?... (Fazendo menção de correr até a janela, olhando para o acesso da escada:)... Eu quero sair daqui! Me tira daqui! Socorro! Socorro!

compartilhe



informações

Autoria
Spirito Santo
Ficha técnica
Peça teatral
Rio de Janeiro, Janeiro 1998

Downloads
497 downloads

comentários feed

+ comentar
zepereiranoticias.blogspot.com
 

És também dramaturgo?
Gostei. Uma peça que urge encenação.

zepereiranoticias.blogspot.com · Belo Horizonte, MG 15/5/2007 15:45
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Valeu, Felipe!
Dramaturgo é forte. Gosto de escrever qualquer coisa, até bula de remédio me dá prazer. Maluquice, né?

Obrigado e abraços,

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2007 10:40
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

alisboa,

Para acessar o Viktor abra este link e mande uma mensagem para ele (que, não sei porque, já devia ter visto as nossas últimas mensagens)
Quando tudo estiver resolvido, a gente aciona o botão de alerta, abaixo de nossas mensagens e ele mesmo apagará os tópicos indesejáveis da conversa.

Abs

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 26/4/2008 08:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 275 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados