Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

LITERATURA E RESISTÊNCIA EM CLARICE LISPECTOR

1
Ge Dias · Várzea Paulista, SP
13/7/2009 · 12 · 11
 

Amostra do texto

Alfredo Bosi afirma que
Resistência é um conceito ético, e não estético. O seu sentido mais profundo apela para a força da vontade que resiste a outra força, exterior ao sujeito. Resistir é opor força própria à força alheia. O cognato próprio é insistir; o antônimo familiar é desistir. (BOSI, 2002:118-Itálicos do autor)

Nesse sentido, a arte em si já teria um papel de resistência, uma vez que ela nasce da vontade do artista e costuma denunciar os problemas sociais, a opressão dos seres humanos por outros seres, a exploração, a pobreza, a guerra, os problemas existenciais humanos. Vemos em todos os tipos de arte: música, pintura, escultura, teatro, literatura, que o artista é um ser que não se resigna diante do mundo: ainda que ele não se filie a nenhuma ideologia política própria, ele critica, ele sonha com um novo mundo, é sempre um inconformado com a situação, com o momento histórico em que vive.

Sobre a obra

Este trabalho foi apresentado na conslusão do curso de pós gradução de Práticas e vertentes do ensino de língua portuguesa e literatura lusófonas, obtendo a nota máxima. Resolvi publicá-lo aqui porque pode ajudar outras pessoas. A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa e é importante a divulgação dos trabalhos. Só espero que não copiem porque me deu muito trabalho para pesquisar e escrever. Usem e dêem os créditos!

compartilhe



informações

Autoria
Geralda Aparecida Dias
Ficha técnica
DIAS, Geralda A. Literatura e Resistência no conto “uma galinha” de Clarice Lispector. Monografia de Pós-Graduação em Práticas e Vertentes do Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa e da Literatura. Uninove. São Paulo. 2009, 71 fls.
Orientador: Professor Doutor Ricardo Iannace
Downloads
1756 downloads

comentários feed

+ comentar
Higor Assis
 

Olá, Geralda!

Adoro a literatura de clarice, tenho uma matéria publicada aqui sobre a exposição sobre ela no museu da língua portuguesa. Vou fazer o seguinte vou baixar teu trabalho, le-lo e logo voltarei para compartilhar minhas opiniões.

Higor Assis · São Paulo, SP 13/7/2009 10:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

Olhe aqui.

Higor Assis · São Paulo, SP 13/7/2009 10:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ge Dias
 

Olá, Alzira. Respeito sua opinião. Clarice é assim mesmo: há os que a amam e os que a odeiam, não há meio-termo. Sei que ela é uma autora difícil de entender: você tem que ler o texto tentando sentir as sensações que ela relata, porque ela não conta uma história simplesmente. Ela fala de sensações, sentimentos, desejos, coisas que não estão claras, apenas sugeridas. Se te provocou gastura é bom sinal: Clarice veio pra provocar mesmo. E se você se incomodou a ponto de postar um comentário, é porque ela mexe com você. Espero que não desista de lê-la. Abraços

Ge Dias · Várzea Paulista, SP 13/7/2009 11:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Alzira
 

Obrigada Dona Ge pela compreensão. Não incomodou nadica porque eu já estou tão acostumada a não poder ver o nome dessa jornalista que cometeu os livros chatíssimos que nem sinto mais a menor emoção. É o hábito a fidelidade e também o fato de que sou fiel aos meus hábitos adiquiuridos com sinceridade e com a máxima senssibilidade de coração e de alma mesmo, estando até distraidíssima.
Eu li seu trabalho inteirinho e com toda atenção. Desculpe a fraquesa está muito escolar e uma conhecida da rua que eu moro bem na Vila Madalena e que fez só primário mas feiz todinho até o sexto ano isto nos anos 60, fazia uns vinte desses por semana e mais difíceis e mais cobrados mais denços e muito melhores e não morreu neim nada. Caiu muito a senhora não tem culpa nenhuma.

Alzira · São Paulo, SP 13/7/2009 12:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ge Dias
 

Alzira, claro que é escolar. Foi escrito para a faculdade e as suas críticas não me ofendem nem um pouco. Acho que você deveria guardar suas opiniões pra você mesma.

Ge Dias · Várzea Paulista, SP 13/7/2009 17:06
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

Ge, tenha em vista o número de downloads, tendo isso você saberá do sucesso deste teu postado. Já são oito.

Parabéns!

Higor Assis · São Paulo, SP 13/7/2009 17:53
sua opinião: subir
Ge Dias
 

Obrigada, Higor. Espero que ajude as pessoas que gostam da Clarice.

Ge Dias · Várzea Paulista, SP 13/7/2009 19:02
sua opinião: subir
Cláudia Campello
 

Mto bom seu trabalho.
Vc escreve Clarice Lispector com imparcialidade
mas ao mesmo tempo demonstra toda sua paixao pela escritora.
eu nao havia lido ainda Drummond sobre Clarice, que linnnnnndo.
Bom, de Clarice nao só aprendemos mto.....como sentimos demais.
Intensa, profunda, sabia, corajosa... mto a frente do seu tempo.
Valeu te ler Ge Dias!!!

bjsssssss♥;;

Cláudia Campello · Várzea Grande, MT 14/7/2009 19:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ge Dias
 

Oi, Cláudia. Obrigada pelo comentário e pelos elogios. beijos

Ge Dias · Várzea Paulista, SP 14/7/2009 20:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
azuirfilho
 

Ge Dias · Várzea Paulista (SP)

LITERATURA E RESISTÊNCIA EM CLARICE LISPECTOR

Clarice é um Amor sempre, temos de com todo carinho elogiar.

...a arte em si já teria um papel de resistência, uma vez que ela nasce da vontade do artista e costuma denunciar os problemas sociais, a opressão dos seres humanos por outros seres, a exploração, a pobreza, a guerra, os problemas existenciais humanos.

Clarice foi muito ligada ao sentimento Social, Participava com os Artistas, Estudantes e o Povo, das Passeatas no Rio contra a Ditadura Militar.
Clarice sempre foi bela na criaçã e na vida também.
Parabéns pelo Belo Trabalho.
Abração Amigo.

azuirfilho · Campinas, SP 15/7/2009 15:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ge Dias
 

Obrigada, Azuir. Nota-se pela sua obra que Clarice era inconformada com os problemas sociais. Abraços

Ge Dias · Várzea Paulista, SP 16/7/2009 00:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados