Livro 'Do Marketing ao Desenvolvimento Cultural' (167 páginas)

1
Marcos Barreto · Belo Horizonte, MG
5/7/2006 · 141 · 20
 

O livro, de 167 páginas, reúne uma série de reflexões sobre as questões que envolvem a relação entre empresa e cultura, vistas por um profissional que atua nessa área há 15 anos - 10 dos quais como responsável pela atuação cultural da empresa que é a maior investidora de cultura em MG.

***

Embora os meios de comunicação, cada vez mais, tratem cultura como sinônimo de entretenimento, e se perceba nas ações culturais e artísticas principalmente seu valor como fonte de distração e lazer, é preciso entender a cultura em seu sentido amplo, em seu real papel. A cultura é o elemento que garante a todos – criadores, artistas e platéias – o direito à celebração de sua identidade, à manifestação de sua sensibilidade e emoção, desenvolvendo, a um só tempo, o espírito crítico, a imaginação e o sentido de coletividade, num processo de conscientização, sociabilização e transformação social. Até porque, toda transformação social tem mesmo seu começo no interior de cada indivíduo..

Experiências culturais são viagens no tempo e no espaço, são mergulhos no fundo da alma, que recuperam memórias e sensações, evocam as próprias vivências e abrem espaços para novos aprendizados. Viver as potencialidades da cultura equivale a participar de uma época, de uma história, de um povo, de um país, de um momento específico do mundo. É celebrar, individual ou coletivamente, a experiência humana sobre a terra.

Vista por esse prisma, a cultura passa a merecer recursos da empresa mais do que pelos falados atributos da arte e dos eventos artísticos em prol das corporações, tais como permitir a utilização de incentivos fiscais, viabilizar a execução de estratégias alternativas e qualificadoras da comunicação empresarial ou mesmo ser um instrumento para a demonstração de sua Responsabilidade Social. Elementos preciosos e valorizados, especialmente num momento em que a competitividade entre as empresas aumenta; os diferenciais dos produtos concorrentes e a comunicação utilizada por eles se igualam; as estratégias empresariais exigem mais resultados com menos recursos; e os acionistas não só cobram maior retorno por seu capital investido, mas também o fazem exigindo como condição para seu investimento empresas mais bem administradas e bem vistas nas comunidades em que atuam.

Analisando o real papel e potencialidade da cultura, o que justifica o investimento empresarial é seu aspecto social, sua capacidade de transformar o mundo à sua volta. E é exatamente isso que deve perceber a empresa que investe ou que tem interesse em investir em cultura.
Já vai longe o tempo em que o retorno buscado ao se patrocinar eventos restringia-se à veiculação da marca da empresa em cartazes, anúncios e demais materiais gráficos voltados para divulgá-los e a criar uma empatia junto aos chamados “formadores de opinião”. Vai longe também o tempo em que acertar numa ação de Marketing Cultural era investir recursos, antes do concorrente, na nova peça teatral do ator da telenovela de maior audiência do momento. Do mesmo modo, está com os dias contados a lógica que avalia o sucesso das ações culturais empresariais apenas pelo número de pessoas que ocupam as platéias dos eventos.

Em breve, não será mais aceita a possibilidade de uma empresa manter todos os parâmetros de qualidade, eficácia e foco em resultados quando o assunto é a produção e comercialização de seus produtos, e deixar que seus esforços institucionais e culturais sigam critérios abstratos e totalmente descomprometidos com a modificação dos cenários com os quais interage.

compartilhe



informações

Autoria
Marcos Barreto Corrêa tem atuado nos diversos campos do mercado cultural ao longo dos últimos 15 anos. É formado em Publicidade (UFMG), com especializações em Marketing (UFMG), MBA em Telecomunicações (IBMEC) e Master of Science in Arts Administration (Boston Universtity / EUA). Como bolsista da Fulbright (EUA), Capes e Vitae (Brasil) vivenciou experiências profissionais em instituições norte-americanas.
O livro "Do Marketing ao Desenvolvimento Cultural - Relacionamento entre Empresa e Cultura - Reflexões e Experiências", distribuído para mais de 15.000 pessoas, tem sido apresentado em palestras, cursos e encontros, em cidades de todo o Brasil (2004, 2005 e 2006), em Portugal (Lisboa, 2004) e EUA (Fort Lauderdale, Flórida, 2005).
Ficha técnica
Autor: Marcos Barreto Corrêa
Copyright: Marcos Barreto Corrêa
Fotografias: Rodrigo Dai
projeto gráfico: Guilherme Seara e Hugo Werner
revisão: Marília Salgado e Marlene Hostalácio
assessoria jurídica: Alessandra Drummond
foto still, capa: Miguel Aun
pesquisa iconográfica: Luís Augusto de Lima
impressão e acabamento: Rona Editora
Downloads
4743 downloads

comentários feed

+ comentar
claudiomanoel
 

Ótima colaboração. Parabéns pelo texto. Certamente terá bastante utilidade para pesquisadores e produtores culturais.
c.

claudiomanoel · São Félix, BA 6/7/2006 13:45
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos Barreto
 

Cláudio,
Obrigado por suas palavras. Escrevi esse livro com o objetivo de trazer algumas reflexões sobre o relacionamento entre empresa e cultura visto por quem está, como eu, do lado de dentro da empresa (depois de atuar como músico, produtor cultural e como gestor cultural do setor público, sou o responsável, há quase dez anos, pelos investimentos em cultura de uma empresa que é uma das maiores incentivadoras dessa área em MG).
O objetivo do livro Do Marketing ao Desenvolvimento Cultural é justamente esse: compartilhar com pesquisadores, produtores culturais e interessados nas relações estabelecidas no cenário cultural a partir das leis de incentivo, algumas reflexões.
E o pdf do livro está aqui no Overmundo, para download gratuito para isso. Por favor, ajude a divulgá-lo aí em Salvador!
Mais uma vez, obrigado pelas palavras.
Marcos Barreto Corrêa

Marcos Barreto · Belo Horizonte, MG 7/7/2006 01:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Carolina Maranhão
 

Muito interessante e engajado este projeto do Marcos Barreto. Realmente, nos faz refletir sobre a responsabilidade corporativa ao investir em cultura.

Carolina Maranhão · Belo Horizonte, MG 7/7/2006 09:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Makely Ka
 

Legal a iniciativa Marcos! Você já ouviu falar do Coletivo Sabotagem? http://sabotagem.revolt.org/
Lá eles disponibilizam livros em PDF e defendem a idéia anarquista de que conhecimento não se compra, se compartilha!
Abraços

Makely Ka · Belo Horizonte, MG 12/7/2006 01:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos Barreto
 

Valeram as palavras, Carolina e Makely! Me ajudem a divulgar o fato de que o livro está aqui, disponível em pdf para todos!
Um grande abraço,

Marcos Barreto · Belo Horizonte, MG 12/7/2006 23:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos Barreto
 

Makely, eu não conhecia o Coletivo Sabotagem, não. Dei uma navegada rápida por lá, quero conhecer com mais calma a proposta. Toda possibilidade de difundir conteúdos são super bem-vinda, especialmente para casos como o do livro "Do Marketing ao Desenvolvimento Cultural", que foi concebido já com essa intenção do compartilhamento de seu conteúdo de forma gratuita e ao maior número possível de pessoas. Dicas como essa do Coletivo Sabotagem são muito bem-vindas!!
Obrigado, um grande abraço,

Marcos Barreto · Belo Horizonte, MG 12/7/2006 23:57
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
dedalu
 

Olá Marcos,

cheguei aqui pelo anúncio do livro em inglês. Foi muita sorte -- tinha perdido a postagem dessa versão -- pois abordarei tema semelhante em minha pesquisa de mestrado sobre catálogos de exposição... Minha hipótese é que o catálogo vale mais que a exposição em si justamente porque é ele o arquivo duradouro do investimento da instituição. O escopo da pesquisa será justamente BH e por isso seu livro caiu do céu. :)

Se tiver curiosidade, leia o projeto em http://www.dedalu.art.br/cgi-bin/wiki.pl/PinturasCat%c3%a1logoProjeto;. Gostaria muito de poder entrevistá-lo no decorrer da pesquisa.

Abraços.

dedalu · Belo Horizonte, MG 6/8/2006 23:55
sua opinião: subir
dedalu
 

O link certo, sem ';':

http://www.dedalu.art.br/cgi-bin/wiki.pl/PinturasCat%c3%a1logoProjeto

dedalu · Belo Horizonte, MG 6/8/2006 23:58
sua opinião: subir
Marcos Barreto
 

Que bom que o livro poderá ser útil para você Dedalu. Salvei seu projeto, vou lê-lo. Um abraço,

Marcos Barreto · Belo Horizonte, MG 7/8/2006 10:41
sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Parabens!
A idéia do livro é muito boa. Muito importante a sistematização de experiências que estão dando certo como as descritas no livro.
É legal perceber que o Brasil é muito mais do que mensalão, sanguessugam, PCC etc..
Zezito

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 15/8/2006 12:42
sua opinião: subir
aline parra
 

Olá, Marcos!
Primeiramente obrigada por dispor seu trabalho aqui. Foi um achado pra mim.
Estou me formando em Direito, mas faz 10 anos que toco e trabalho com música erudita aqui em São Paulo. Porém, neste último mês tive uma experiência de trabalhar na produção do Festival de Inverno de Campos do Jordão, e estou pesquisando uma especialização na área de Produção Cultural ou Gestão Cultural. É uma maneira que encontrei de unir minhas duas áreas de atuação e também minhas paixões.
Gostaria de uma ajuda nessa parte. Não tenho idéia de cursos disponíveis nessa área de especialização. Encontrei muitos cursos em Portugal, porém não sei bem se as grades curriculares se adequam à necessidade do mercado nacional.
Agradeço desde já!
Caso queira responder por email: alineparra@hotmail.com
Abraço,

aline parra · Guarulhos, SP 29/8/2006 23:35
sua opinião: subir
Marcos Barreto
 

Aline,
Que bom que o livro pode ser útil para você! Com relação a cursos na área de gestão cultural, dou aula em um curso de Educação à Distância promovido pela empresa DUO Informação e Cultura. O curso reúne alguns profissionais atuantes nessa área no Brasil e pode ser bem interessante para você se especializar sem ter de se deslocar para outra cidade... Para obter mais informações sobre o curso, visite o site da DUO (www.duo.inf.br). Lá, escolha, na opção EAD (Educação à Distância), o Curso Gestão Contemporânea da Cultura. Qualquer coisa, entre em contato através do e-mail desenvolvimentocultural@hotmail.com. Um abraço,
Marcos Barreto

Marcos Barreto · Belo Horizonte, MG 30/8/2006 09:50
sua opinião: subir
Marcelo Chagas
 

Caro Marcos,
Lindo livro! vou ler com atenção.
Grato por ter disponibilizado.
Abraço

Marcelo Chagas · Santos, SP 22/2/2007 13:09
sua opinião: subir
Andreia Costa
 

Ei Marcos,
obrigado pelo livro! Muito bom.
Abraço.

Andreia Costa · Belo Horizonte, MG 13/10/2008 17:57
sua opinião: subir
Naty Brandão Santana
 

Marcos ,

Trabalho com assessoria de imprensa no Vale do Paraíba e acabo de conhecer uma empresa de Marketing Cultural que desenvolve um belo trabalho na região. Fiquei tão encantada com a área que me interessei a aprender mais sobre a consultoria em marketing, o que muitos chamam de profissional que capta recursos. Com este livro, Marcos, pretendo dar início a minha aprendizagem e talvez futura dedicação que é a cultura, aquela que impulsiona e transforma o mundo. Parabéns por disponibilizar os seus conhecimentos para os internautas. Grande abraço. Sucesso.

Naty Brandão Santana · Taubaté, SP 18/2/2009 21:50
sua opinião: subir
Andréa Vieira de Almeida
 

Marcos,
Fiz Marketing e agora estou fazendo pós-graduação, meu TCC vai ser Porque as empresas não investem em cultura.
Gostei muito de saber que tem um livro o qual sei que vai contribui no meu TCC. Como posso adquirir seu livro.

Andréa Vieira de Almeida · Maceió, AL 19/4/2009 20:03
sua opinião: subir
Camila_Leal
 

Ola Marcos,
encontrei seu link agora. sei que ja tem uns anos que disponibilizou o livro para download.
estou começando a estuda produção cultural depois de perceber que minha carreira de atriz poderia ser complementada por esse conhecimento que viabiliza meus projetos.
Gostaria de ter acesso ao livro, porem somente consigo baixar um arquivo de 3 paginas.
Como faço opara conseguir o livro na integra?
Agradeço sua generosidade.
Abçs
Camila

Camila_Leal · Rio de Janeiro, RJ 19/11/2010 17:26
sua opinião: subir
Marcos Barreto
 

Posso lhe enviar o arquivo pdf do livro, Camila. Envie seu e-mail para mim (marcos.barreto@vivo.com.br), que lhe respondo com o arquivo, anexo.

Um abraço,
Marcos Barreto

Marcos Barreto · Belo Horizonte, MG 19/11/2010 18:23
sua opinião: subir
Nara Pessoa
 

Oi, não estou conseguindo baixar o livro... Como faço?
Abraços,
Nara Pessoa

Nara Pessoa · Natal, RN 15/12/2010 09:57
sua opinião: subir
Marcos Barreto
 

Pessoal,

Quem se interessar em receber uma versão em pdf do livro, por favor me envie um e-mail solicitando. Meu e-mail é marcos.barreto@vivo.com.br / marcosbarreto98@gmail.com.

Obrigado, um abraço,

Marcos Barreto Corrêa

Marcos Barreto · Belo Horizonte, MG 17/12/2010 15:59
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados