Manhã

1
Jairo Oliveira Ramos · Aracaju, SE
28/4/2008 · 55 · 3
 

Era um homem estranho na cidade, contando passos, janelas e pessoas sem rosto.
Habituado a procurar os cheiros e as cores das plantas, atravessava a praça e se prostrava em um banco de madeira, à margem do caminho revestido de pedras. Àquela hora matinal toda a gente migrava em variadas direções, como se algum chamado inaudível guiasse as pessoas a lugares distantes e misteriosos. Estudantes passavam com um frescor incompreensível nos cabelos, ainda molhados, falando línguas estranhas. Ao largo havia ônibus, carros, mais ônibus e gente, numa procissão que se unia e se dispersava em revoluções e revoadas de andorinhas.
O homem ansiava por conhecer os pensamentos e os destinos daquelas pessoas que, dia após dia, ressurgiam com o sol da manhã. Vinham acompanhando os pássaros que povoavam as copas frondosas e os galhos retorcidos das árvores.
Como em sonhos, o mundo daquele homem se encerrava nos limites da praça. Era sua ilha, seu refúgio de Robinson Crusoé no meio da grande cidade.
O costume já lhe capacitara a reconhecer muitas vozes, uniformes e trejeitos, mas nunca os olhares, pois, como já se disse antes, a multidão não tinha rosto. Assim o homem discernia as pessoas dos cães vadios e dos pássaros, já que esses possuíam olhos e feições muito evidentes. No seu raciocínio de poucas forças não procurava explicação para o fenômeno. Apenas imaginava que essas criaturas, ao contrário dos homens, espelhavam sua alma e existência erráticas.

compartilhe



informações

Downloads
307 downloads

comentários feed

+ comentar
Tita Coelho
 

Que texto incrível!
A delicadeza com que tu escreves é algo muito bom!
Parabéns!
beijos meus

Tita Coelho · Porto Alegre, RS 30/4/2008 01:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MAXXIMA
 

DEU VONTADE DE LER MAIS...CONTINUE ENVIANDO SEUS TEXTOS ADOREI...
ABRAÇOS

MAXXIMA · São Paulo, SP 30/4/2008 20:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Jairo Oliveira Ramos
 

Obrigado, Tita e Maxxima. O tempo está acabando, o texto está descendo pelo ralo, mas pelo menos foi lido.

Jairo Oliveira Ramos · Aracaju, SE 30/4/2008 20:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
pdf, 2 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados