O que são minhas iluminuras? Como iniciei sua criação? Para mim, elas são rabiscos metafóricos, miniaturas em forma de cartões – povoações advindas da poesia de Manoel de Barros e das iluminuras de sua filha Martha Barros. E, sobre a arte de sua filha, Manoel de Barros disse:
tinha que existir uma pintura totalmente livre da dependência da figura-objeto que como a música não ilustra coisa alguma, não conta uma história, não conta um mito. Tal pintura contenta-se em evocar os reinos incomunicáveis do espÃrito, onde o sonho se torna pensamento, onde o traço se torna existência.
Inspirada no poeta, produzi cartões com frases de Manoel e tudo começou quando fiz, em Teresina, a peça de abertura do espetáculo Um homem de Barros, pelo Projeto Palco Giratório, do SESI, em 2004. Deixo agora ao olhar dos leitores e leitoras meus pequenos rabiscos – misturas de giz de cera, pastel, caneta porosa e poesia.
As iluminuras da querida mestre Shara são acima de tudo retratos de sua alma jovem, leve, alegre, sensivel ...
Leveza, alegria e sensibilidade que ultrapassam barreiras, eliminam os distanciamentos ... provoca contato, troca e nos enche de amor e vida.
Eu amo essa criatura cheia de luz, que me orienta e desorienta cotidianamente com leves pinceladas.
Adorei as imagens.deixo aqui meu respeito pela artista.
Miniaturas de beleza e talento.
Shara,
BelÃssimo o seu trabalho. Doce, cativante, fluido.
Gostei de verdade, como gosto do Manoel de Barros.
Parabéns. Votando.
Beijos
QueridaShara>
Bom vè-la poraqui!
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Shara querida, certamente você fará a diferença nesse mundo...over! Falo de gente como você, que não compete, que faz do trabalho uma forma leve de viver...falo de gente que toca, que encanta, que seduz. Falo de você! Da Shara que acredito não colecionar tÃtulos, mas sim aprendizado.
DelÃcia de brincadeira essas iluminuras manoelinas.
Minha querida Andreia, voce e suas palavras doces e sinceras me deixam muito emocionada. Como não amar voce? ImpossÃvel pois você nasceu para amar e ser amada e eu, sua desorientadora, me sinto honrada de tê-la conhecido. Um beijo grande e obrigada.
Shara Jane Costa · Teresina, PI 25/11/2008 08:21Minha cara Walnizia, obrigada pelo seu comentário elegante e sensÃvel. Seus elogios a meus rabiscos mostram o quanto estamos proximas por gostarmos de Manoel de Barros. Voce já viu no overmundo meu artigo que dos ensinamentos de Manoel de Barros aos historiadores da Educação? Se tiveres desejo de ler, depois me diz o que achou. Um beijo terno.
Shara Jane Costa · Teresina, PI 25/11/2008 08:29Clara Arruda, prazer senti seu comentário, pois me tornei artista de risco há muito tempo e sabe que meus rabiscos tocam me deixa muito feliz. Obrigada pela presença.
Shara Jane Costa · Teresina, PI 25/11/2008 08:31Joca, estou por aqui porque voce me mostrou o caminho e os atalhos. E eu te adoro também por isto! Um beijo.
Shara Jane Costa · Teresina, PI 25/11/2008 08:32
Rosa querida, faço minhas suas palavras pois certamente você fará a diferença nesse mundo... pois gente como você, que não compete, que faz do trabalho uma forma leve de viver toca, encanta e seduz. Falo de você! Da Rosa Melo que acredito coleciona sons, imagens, jeitos e cores do mundo que a rodeia. Um prazer enorme tê-la como leitora de minhas iluminuras. Um beijo.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!