Microcontos

1
MárioAlmeida · Campo Grande, MS
30/4/2008 · 139 · 32
 

Amostra do texto

Microconto "UM"

Dezessete de outubro, as treze e trinta e cinco mais ou menos. Foi quando Silvinho falou pela última vez. Sem motivos identificáveis, nenhuma razão aparente, nada. Deixou de falar e pronto. De início, pensou-se em birra, ou coisa parecida. Sua irmã mais velha, única testemunha do derradeiro som, passou dessa condição à de suspeita e a ela retornou, após descartada a hipótese. Não houvera briga, desentendimento, nem tão pouco Silvinho dera qualquer sinal que indicasse que seus dias de tagarela incansável haviam terminado. Sete anos, (três menos que Clara) e nenhum aviso da repentina e absoluta mudez. Os pais levaram-no correndo ao Dr. Calçada, amigo da família, que encolheu os ombros como resposta à angústia incontida. Indicaram outros: otorrinos, neurologistas, pediatras, infectologistas, endocrinologistas, foniatras. Nenhuma resposta, nenhuma explicação. Apelaram depois, (com desconfiança), para psiquiatras. Nada. Engoliram psicólogos. Nada. Já no desespero, buscaram parapsicólogos, astrólogos, pais-de-santo, bruxos, cartomantes, videntes e sensitivas. Quando a única saída seria recomeçar com os otorrinos, neurologistas, etc, (já que, após cinco anos, a medicina poderia ter evoluído), haviam se acostumado com a fatalidade. E Silvinho, com a mudez assimilada, mantinha-se na mesma e única atitude, desde aquele longínquo dezessete de outubro: olhando a todos com seus doces olhos azuis.


Sobre a obra

Os Microcontos não têm nomes ainda. Cada qual conta uma história a seu modo e o objetivo do desafio é achar o nome + apropriado para cada um deles. Conto com a participação dos leitores no desenvolvimento deste trabalho - assim poderemos dizer que foi um trabalho literário - de ficção - realizado no hiperespaço - com acolaboração dos aficionados deste novo gênero.

compartilhe



informações

Autoria
O Autor será mantido anônimo - até que cada um dos Microcontos contidos no arquivo fonte (faça dowload deles) tenham os seus nomes (todos) definidos pela comunidade dos leitores/colaboradores.
Ficha técnica
Ficção literária. Tentativa de desenvolvimento de uma nova técnica semiótica de comunicação escrita no hiperespaço.
Downloads
510 downloads

comentários feed

+ comentar
zecadotrombone
 

Só que o mistério do Kausper alemão é nunca ter sido encontrada a razao de ele ter sido mantido acorrentado e torturado durante a infância e adolescencia, enquanto nao existe nem uma pista sobre que teria acontecido com o Silvinho.

zecadotrombone · Fortaleza, CE 28/4/2008 02:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Para mim o nome do microonto poderia ser: Desalegria...

Marcos Paulo Carlito · , MS 28/4/2008 11:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Valeu Marquinho. Você pegou o espírito da coisa. Será que voce poderia dar uma olhada nos outros microcontos que estão no arquivo para dowload (com tempo é claro) e se puder pensar numa arte (tipo uma capa) pra cada um deles, um ícone (simeótico) que tentasse descrever o conto? Se sim, a coisa deverá + interessante, assim como o desafio.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 28/4/2008 13:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Mário,
estou no fechamento de um jornal de ofertas aqui em Coxim, coisa pra mais de 15 dias de serviço porque tem muita foto, logo e arte. Agora tá foda.
Mas se você ir postando um a um os textos (sem ser através do download, só um texto por colaboração), pelo menos quanto aos nomes a galera vai aderir. Quanto as imagens a gente vai descolando na sequência.

Marcos Paulo Carlito · , MS 28/4/2008 16:39
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Pessoal - este Microconto entrou em votação - ajudem me participando da votação - claro que o objetivo é achar um nome para cada conto - leia-os baixando o arquivo Microcontos.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 09:44
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

Mário, voltei para prestigiar mais um pouco.

Marcos Paulo Carlito · , MS 30/4/2008 12:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Brigado Mano velho - saudações Guaicuru.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 13:16
sua opinião: subir
raphaelreys
 

Caro Mário Almeida! Aqui no Norte de Minas, na cidade de Coração de Jesus acontece essa manifestação com alguns moradores. Tomam uma atitude, uma postura final e morrem com aquilo. Um pérsonagem na adolescência foi reclamado de estar comendo com uma colher. Passou o resto da vida com a mesma presa na mão direita. Dá de tudo meu caro overmano, como sugestão ao título sugiro " O ESTIGMA DO CORAÇÃO DE DEUS'. É a maneira que chamam a cidade por aqui! Abraços.

raphaelreys · Montes Claros, MG 30/4/2008 13:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Alice Poltronieri
 

Oi Mário,
Gosto de seu estilo. Ficção... sim, mas já presenciei um caso idêntico a esse com uma menina de doze anos...
Nunca houve explicação.
Ela também indagava a todos com seus lindos olhos negros...
Li gostei e estou votando... por enquanto, apenas neste conto..
Um abraço

Alice Poltronieri · Porto Velho, RO 30/4/2008 13:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

Gostei da história! A idéia é ótima, mas um texto por vez seria melhor!
Minha sugestão para o título: Silvinho.

brigitte · Goiânia, GO 30/4/2008 13:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
victorvapf
 

Muito boa a sua historia, mesmo sendo ficção, gostaria que voltasse falar...parabens votado

victorvapf · Belo Horizonte, MG 30/4/2008 15:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Nydia Bonetti
 

Mário
Muito interessante esta proposta dos microcontos ainda sem nome.
Este primeiro me remete a um mergulho no Silêncio Azul...
abraços.

Nydia Bonetti · Piracaia, SP 30/4/2008 15:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Fiu até o seu overspaço e fiquei deveras surpreso com o que lí - vc é um grande escritor meu caro - recomendo a quem estiver lendo isso que dê uma chegada em http://www.overmundo.com.br/banco/a-viuva-gordinha e aprecie como eu apreciei. Obrigado pelo seu voto e pelo comentário - estou fazendo uma relação com os nomes que estou recebendo e o seu bateu na alma do microconto "O Estígma do Coração de Deus" - Acho que depois terei que fazer um só pra votação dos melhores - para escolher afinal um só. Obrigado pela participação. Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 16:04
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Alice ... Obrigado - "Ela também indagava a todos com seus lindos olhos negros..." Esta sua citação, bem como a sua participação me deixaram comovido (e olhe que não me comovo + à tôa) - obrigado - quanto ao nome vai para a relação dos nomes a serem votados em última instância - quase como um processo que vai pro STJ. Obrigado mesmo e um overabraço deste overmano.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 16:09
sua opinião: subir
alcanu
 

Sugestão de Alcanu:
"O Silêncio do Inocente"

alcanu · São Paulo, SP 30/4/2008 16:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Brigite, acatei a sua sugestão - quando comecei - não sabia por onde nem como - agora que já tenho um pouco de experiência vi que cometí o erro de colocar todos numa sacola só - vou tentar corrigir - mesmo porque já pensou o tanto de trabalho que terei para tabular todos os nomes enviados - somente prá o número UM já tenho um monte - que dirá pros 15 restantes - e além do mais fica + divertido Um por UM - Valeu a sua contribuição e o seu voto é claro. Do overmano Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 16:19
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

victorvapf - Eu também "gostaria que voltasse falar" a personagem + como é uma ficção e o microcontista assim o determinou ficarei como a sua sugestão do nome o seu comentário. Obrigado pelo voto e um overabaço do Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 16:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Nydia Bonetti
A sua proposta para o microconto UM = "Silêncio Azul" ou "Um mergulho no silêncio azul" - ficou registrado e vai pra relação - acho que irei criar uma votação final - espero que a sua sugestão saia vencedora - gostei muito. Over abraço, Mário.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 16:31
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

alcanu
Sua Sugestão de: "O Silêncio do Inocente" também vai pra votação final - obrigado pela participação e pelo voto - graças a vocês já alcançamos até agora 76 votos - isto é um recorde aqui no overmundo - acho. Um overabraço do overmano Mário

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 16:34
sua opinião: subir
Marcos André Carvalho Lins
 

Espetacular!!!!!
Já votei, mas agora que li com atenção!!!
Temos aqui um grande contista de poucas linhas e estilo ímpar!!
grande abraço,

Marcos André Carvalho Lins · Recife, PE 30/4/2008 19:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marcos André Carvalho Lins
 

esqueci: sugiro o nome UM mesmo, está perfeito.
abços,

Marcos André Carvalho Lins · Recife, PE 30/4/2008 19:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Marcos André Carvalho Lins - Espetacular é você participar !!!!!
Obrigado pelo voto. Agora que leu com atenção o UM e gostou - se tiveres tempo recomendo baixar o arquivo que contém os outros 15 ou 16 não me lembro - e ler cada UM é + interessante que o outro - todos não tem nome - sugira-os.
O contista realmente supreende pelas poucas linhas e pelo estilo ímpar!! - Também gosto dele.
Obrigrado a você pelo prestígio. Um grande overabraço _ Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 20:53
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Sem problemas Marcos - fica registrada a sugestão e aqui vai o dois de lambuja:
DOIS
Odete caminhava já para os cinqüenta. Alta e circunspeta, aparentava o meio século que tinha, nem mais, nem menos. Não era bonita. Mas, também não poderia ser considerada feia. Sempre fora – em tudo – absoluto meio termo. Não era mal-humorada, mas, seu riso era contido. Falava o necessário. Vestia-se com comedimento. Comentava-se que tivera, quando mais moça, um namorado, mas que este nunca chegara a pretendente. Porém, o que mais impressionava em Odete era que, segundo os poucos familiares, em toda sua vida, nunca pronunciara a palavra não. Sua existência fora um ininterrupto e onipresente sim. Nunca um não. Nem ao pai, violento e dissoluto. Nem à mãe, amarga e vingativa. Nem ao irmão, oportunista e explorador. Nem aos professores, nem aos raros amigos, nem às crianças, nem a ninguém. Conjeturava-se que ainda seria virgem. Mas, se de fato o era – o que parecia estar fora de discussão – o motivo estava longe de ser alguma pudica negativa, ou algum simulacro de não a uma investida masculina, e sim, por que uma insinuação nesse sentido nunca havia acontecido.

É isso aí Marcos.

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 30/4/2008 20:57
sua opinião: subir
victorvapf
 

Marcos, pode ser tambem... O Homem que pensava demais...

victorvapf · Belo Horizonte, MG 1/5/2008 01:43
sua opinião: subir
analuizadapenha
 

Olá... muito prazer em conhecer o silêncio das palavras , há muito tempo atrás li por aí algo muito parecido , na Inglaterra uma senhora fechou a boca e não mais falou por uma birra com filhos ou marido não lembro. Super legal este "não falar" e provocar tanta polêmica. As vzs tb sinto vontade de emudecer... rs. Abraços e parabéns.

analuizadapenha · Natal, RN 1/5/2008 08:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Zezito de Oliveira
 

Mário,
É verdade que dói e também que é bem escrito. O nome proposto por Marcos Paulo é inteligente "Desalegria" e capta/sintetiza o espirito do texto.
Abraço,

Zezito de Oliveira · Aracaju, SE 1/5/2008 11:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

analuizadapenha
"o silêncio das palavras" foi o melhor na minha opinião. Creio que o escritor também concordará. Quanto a sua vontade de "emudecer" isto passsa - "são chuvas de verão" - como tudo na vida. Obrigado pelo voto, pelo comentário, elogios, e por que não dizer pelo nome dado ao conto. Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 1/5/2008 11:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Zezito de Oliveira
Um ponto a + pro nome "Desalegria" - sugerido pelo Marcos Paulo e reforçado por você. Esta é a idéia inicial - divulgar e gerar a participação na confecção do OverMicroConto. Obrigado pela participação - não esqueça de votar - se já votou agradeço + uma vez. Valeu overmano, um overabração do Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 1/5/2008 11:36
sua opinião: subir
Saavedra Valentim
 

Caro Mázrio,
Muito interessante o seu microconto. Como pudemos verificar em algumas mensagens, acima, há alguns depoimentos de casos verídicos, então não é só na sua ficção que isso acontece. Sugeriria um título para este conto: O misterioso silêncio de um tagarela.
Votei. Abraços

Saavedra Valentim · Vitória, ES 1/5/2008 21:44
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

Valeu Saavedra - fica aqui anotada a sugestão + um bom nome. Vai pra lista dos nomes com certeza. Obrigado pela participação. Um overabraço do overmano. Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 1/5/2008 23:24
sua opinião: subir
azuirfilho
 

MárioAlmeida · Coxim (MS) ·
Microcontos

Um Trabalho desse tão bacana, quam me indicou foi o Mestre Marcos Paulo Carlito e gostei muito.
Um Microconto Incrivel que nunca mais vamos esquecer.
Aguardaremos uma continuidade com a resolução da Questáo de Silvinho e todos nós que ficamos sabendo do caso.
Parabéns
Um Trabalho Marcante Abração

azuirfilho · Campinas, SP 2/5/2008 20:04
sua opinião: subir
MárioAlmeida
 

azuirfilho
O Mestre Marcos Paulo Carlito também me ensiou a entrar aqui no overmundo e postar matérias - este foi para divulgar o escritor impar, que se mantém no anonimato - ele também não sabe que fiz isto (mas acredito que não irá se zangar comigo por isso). Oportunamente irei comunicá-lo do sucesso junto aos overmanos como você. Obrigado pela participaçãop. Mário Almeida

MárioAlmeida · Campo Grande, MS 2/5/2008 20:10
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

baixar
doc, 47 Kb

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados