As decisões de marketing tomadas com apoio da informação no mercado do financiamento da música levantadas através das entrevistas são as seguintes:
a) decisão de elaborar projetos com foco: artistas e produtores buscam formular espetáculos como produtos culturais que também atendam a interesses de organizações financiadoras da música;
b) decisão sobre estratégia de captação de recursos ao longo do tempo: a partir da informação da existência e da forma de utilização de diversas fontes de financiamento, artistas e produtores estabelecem estratégias distintas; em alguns perÃodos, trabalham visando obter recursos através de fundos públicos; em outros perÃodos, buscam utilizar os mecanismos das leis de incentivo; em outras situações buscam o financiamento direto.
c) decisão de melhorar a relação custo/benefÃcio nos investimentos em música: conhecendo mais opções de oferta de projetos e propostas de patrocÃnio de música, financiadores podem comparar suas atuais práticas e maximizarem futuros investimentos.
d) Diferente da percepção de artistas e produtores, nem todos os financiadores privados pautam sua decisão de financiar a música baseados em critérios de visibilidade na mÃdia. Daà a importância de que haja informações que comprovem o conteúdo artÃstico do trabalho.
Trabalho de conclusão do meu curso de graduação em Administração de Empresas na UFRGS, 2006. Neste trabalho estudou-se o nicho de mercado do financiamento da música. Pesquisou-se que informações são úteis para artistas, produtores e financiadores, tipos de decisões que são tomadas baseadas nestas informações e problemas ocasionados pela falta de integração entre as mesmas. Com base nestes conhecimentos, elaborou-se uma proposição de modelo de sistema de informações de marketing que talvez possibilite trocas eficientes e apóio a tomada de decisão. Na época, ainda não estava disponÃvel para pesquisa a publicação do IBGE referente ao Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Vale destacar aqui algumas idéias que julgo importantes para reflexão: ausência de uma cultura de utilização de informações integradas, visão reduzida do mercado de financiamento da música, não percepção das pequenas e microempresas como fontes de financiamento da música.
Muito objetivo, claro e útil o seu trabalho! Estou em busca de assessoria na área de produção cultural, especificamente para música/teatro/educação e achei os blogs e os textos. Mto relevante o seu trabalho.
Elise Haas · Florianópolis, SC 19/3/2009 03:08
Gostei muito deste trabalho, e vai me ajudar muito também.
Muito obrigada por este espaço.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!