Nesse mês de agosto é pertinente ressaltar a contribuição de Monteiro Lobato (1882-1948) ao folclore brasileiro. Muitos perfis do insigne intelectual foram desvelados pelos estudiosos de sua obra: escritor, editor, missivista, pedagogo, diplomata, economista, financista, humorista, crÃtico de arte, poeta, patriota, panfletista. Apenas o raro trabalho “Monteiro Lobato, o Folklore e o Çaa Cy Pererégâ€, assinado por Alceu Maynard Araújo, em 1948, destaca o pioneirismo de Lobato na pesquisa etnográfico e na promoção do folclore brasileiro, focando o caso do fantástico Saci Pererê.
Boa matéria, Thiago! Salve o nosso Saci!!! Salve 31 de Outubro!!!
Talvez voce ache interessante esses textos aqui no Overmundo, no Blog Famaliá....
"Halloween" e "Inquérito sobre o Saci-Pererê ganha página na internet", os dois de Marcelo Manzatti....Vale a pena!!
Valeu mesmo, Rangel! Tenho ainda dois trabalhos sobre o Lobato, mas falta finalizar. Um trata da influência de Nietzsche na concepção de mundo de Lobato, outro sobre as lições que Lobato daria hoje aos novos escritores.
Abraços!
Espero que voce disponibilize no Overmundo.
Trabalhos assim, sobre grandes brasileiros, enaltecem nossa cultura!
Salve, Thiago!!!!!
Nosso folclore é muito rico, e curioso é que quase não é aproveitado em termos de ficcionais... Nossas crianças, por exemplo, devem saber mais do folclore estadunidense do que do nosso, graças à nossa programação infantil toda baseada em produtos de lá...
Rafael Monteiro · Niterói, RJ 1/12/2006 01:41Rafael Monteiro, infelizmente a infância do nosso tempo não tem um outro Lobato, o mesmo Lobato não satisfaz a concepção de mundo globalizado embora ele tenha arrebatado até os personagens da mitologia grega para o SÃtio do Picapau. Agora sobre o Hallowen e demais manifestações "alienÃgenas" temos que abalizar, não radicalizar como pregam alguns, é certo considerar a questão ideológica, no entanto, sem isso nunca teremos uma visão panorâmica do mundo.
Thiago Fragata · São Cristóvão, SE 5/12/2006 19:06
Oi, Thiago!
Realmente, não sou contra outras culturas, na verdade desde que o mundo é mundo que há o intercâmbio de culturas. Ainda mais em nosso paÃs, onde há uma forte miscigenação de povos.
O que lamento é que a nossa própria cultura é muito pouco valorizada. Como você disse, falta um Monteiro Lobato, ou melhor, falta o espaço para que novos Monteiros Lobatos surjam.
Um abraço!
Rafael Monteiro, queria compartilhar contigo e demais irmãos do overmundo, um exercÃcio: a) tentar associar em termos de saga mitológia a obra de J. R. R. Tolkien (Senhor dos Anéis) ao SÃtio do Picapau Amarelo, de M. Lobato; b) Responder: ele em termos de literatura infantil, Tolkien é o Lobato do nosso tempo?
Acho difÃcil responder, porque o Tolkien na verdade, se não me engano, chegou a ser contemporâneo do Lobato. Mas acho sua comparação válida, pois embora de estilos muito diferentes, ambos se aproveitaram da mitologia e do folclore de seus paÃses para criar sua literatura.
Rafael Monteiro · Niterói, RJ 9/12/2006 01:23Espero viver tanto quanto Matusalém para concretizar um trabalho de literatura comparada sobre o tema. Isso porque já tenho outros trabalhos sobre Lobato (em andamento), tamanho a importância que dedico ao intelectual.
Thiago Fragata · São Cristóvão, SE 11/12/2006 14:06
Bem, Thiago, quando tiver novidades, nos avise!
Um abraço!
Salve Lobato!
Salve Fragata!
Parabéns!
Parabéns pelo trabalho sobre Lobato, Thiago.
Carlos Magno.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!